Presidência durante a 20ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Comentário sobre o caso de violência em uma escola em São Paulo, praticado por um estudante adolescente, que resultou na morte de uma professora.

Autor
Styvenson Valentim (PODEMOS - Podemos/RN)
Nome completo: Eann Styvenson Valentim Mendes
Casa
Senado Federal
Tipo
Presidência
Resumo por assunto
Educação, Segurança Pública:
  • Comentário sobre o caso de violência em uma escola em São Paulo, praticado por um estudante adolescente, que resultou na morte de uma professora.
Publicação
Publicação no DSF de 28/03/2023 - Página 9
Assuntos
Política Social > Educação
Soberania, Defesa Nacional e Ordem Pública > Defesa do Estado e das Instituições Democráticas > Segurança Pública
Indexação
  • COMENTARIO, HOMICIDIO, ESTABELECIMENTO DE ENSINO, CIDADE, SÃO PAULO (SP), REALIZAÇÃO, ESTUDANTE, ADOLESCENTE, VITIMA, PROFESSOR, MULHER.

    O SR. PRESIDENTE (Styvenson Valentim. Bloco Parlamentar Democracia/PODEMOS - RN) – Senador Kajuru, antes de passar a palavra para o Senador Izalci, que ocupará a tribuna, registro que, quanto ao fato que aconteceu em São Paulo, que parece que todo ano se repete, dado o nível de violência dentro das escolas estaduais e municipais, os motivos não se justificam. Uma criança ou um adolescente de 13 ou 14 anos estar cometendo esses atos – atos infracionais pelo ECA, mas criminosos na visão da sociedade – não se justifica.

    Eu tenho uma teoria de que essa cultura da violência que está impregnada em toda a sociedade, Senador Kajuru, precisa ter uma modificação, e não há projeto de lei, não há esforço nosso que mude esse cultivo da violência na nossa sociedade. Infelizmente, é no campo de futebol, é dentro das casas, é nas paradas de ônibus, é completo. É um cultivo de uma violência banalizada, que se tornou natural.

    Eu disse que todo ano a gente enxerga a mesma coisa dentro das escolas, e por incrível que pareça são problemas com os quais a gente não sabe lidar, de resolução, que é tratar com polícia, que é tratar colocando policiamento. A gente não sabe mais o que fazer com o nível que chegou a violência na nossa adolescência, que logo vai virar um adulto, que vai para um estádio de futebol, que vai casar e vai ter uma esposa, que vai sofrer violência doméstica. E esse ciclo da violência, como não vai ser corrigido, só se agrava.

    Eu não quero nem comentar, Senador Kajuru, já que o senhor tocou neste assunto, que essa cultura, esse cultivo da violência na nossa sociedade já é bem antigo. Está nos filmes, está nas ações, está nos jogos, está na passagem de pai para filho, está naquela instrução que alguns irresponsáveis pais dão aos filhos: "se chegar apanhado em casa, apanha duas vezes". Está na cultura do bullying, que é uma violência dentro de sala de aula.

    Então, essa fala do senhor é pertinente, mas, por incrível que pareça, parece que, ano que vem, a gente vai falar a mesma coisa, sobre o mesmo assunto e, por incrível que pareça, no mesmo estado. É impressionante isso.

    Senador Izalci, é o senhor, pela ordem de inscritos.

    O senhor quer passar para o Senador Paulo Paim?

    O SR. IZALCI LUCAS (Bloco Parlamentar Juntos pelo Brasil/PSDB - DF. Pela ordem.) – Pode passar para o Senador Paulo Paim.

    O SR. PRESIDENTE (Styvenson Valentim. Bloco Parlamentar Democracia/PODEMOS - RN) – Senador Paulo Paim.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 28/03/2023 - Página 9