Pela ordem durante a 21ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Repúdio às declarações desfavoráveis do ex-Governador e ex-Senador Jorge Viana, presidente da Apex, sobre os produtores rurais e o agronegócio do Brasil, em sua visita à China.

Autor
Tereza Cristina (PP - Progressistas/MS)
Nome completo: Tereza Cristina Correa da Costa Dias
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
Economia e Desenvolvimento:
  • Repúdio às declarações desfavoráveis do ex-Governador e ex-Senador Jorge Viana, presidente da Apex, sobre os produtores rurais e o agronegócio do Brasil, em sua visita à China.
Publicação
Publicação no DSF de 29/03/2023 - Página 32
Assunto
Economia e Desenvolvimento
Indexação
  • REPUDIO, DECLARAÇÃO, LOCALIDADE, PAIS ESTRANGEIRO, CHINA, AUTORIA, JORGE VIANA, PRESIDENTE, AGENCIA DE PROMOÇÃO DE EXPORTAÇÕES DO BRASIL (APEX-BRASIL), CRITICA, AGRONEGOCIO, PRODUTOR RURAL, ECONOMIA, BRASIL.

    A SRA. TEREZA CRISTINA (Bloco Parlamentar Unidos pelo Brasil/PP - MS. Pela ordem.) – Obrigada, Presidente.

    Estou aqui também para fazer... Eu estou pasma com o que a gente ouviu do Presidente da Apex lá na China. A agência de promoção dos nossos produtos ir lá para a China falar mal dos nossos produtores rurais, dizer que o nosso agronegócio só traz desmatamento, fome, que está todo errado? Primeiro não é verdade, mas, se fosse, essa discussão teria que ser feita aqui dentro e não a nossa agência de promoção ir lá fora falar mal de um setor que levou mais de 80 pessoas na comitiva do Presidente, que iria à China – acabou não indo –, para vender os nossos produtos.

    Então aqui está o meu repúdio. Eu acho que o Presidente da Apex precisa conhecer melhor o nosso setor, precisa calçar botina, ir para o interior e conhecer o que o agro faz, esse agro que compra tecnologia, que usa tecnologia, que é sustentável, que tem a melhor agricultura tropical do mundo, que produz na mesma área duas a três vezes.

    Senadora Soraya, a senhora é a Presidente da Comissão de Agricultura agora. A senhora sabe o que o agro faz. O agro vem carregando a economia brasileira por quê? Porque nós precisamos fazer outros setores caminharem, mas não é denegrindo, colocando a imagem do agro lá embaixo, e não sendo verdadeiro o que está sendo falado.

    Eu fico pasma e está aqui o meu repúdio em defesa de todos aqueles que acordam todos os dias e produzem para dar comida, para colocar comida no prato dos brasileiros, para colocar comida no prato de muita gente aí pelo mundo.

    Quando Ministra da Agricultura, eu tive a oportunidade de abrir mais de 200 mercados para o nosso agro. Então, eu quero aqui destacar e dizer do meu repúdio a essa fala sem sentido e não verdadeira que o Presidente da Apex foi lá na China falar para aqueles que são os maiores parceiros comerciais deste país.

    Obrigada, Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 29/03/2023 - Página 32