Pela ordem durante a 21ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Requerimento de inserção em ata de voto de aplauso ao Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária (Bpec), do Paraná, pelos seus 15 anos de existência, celebrados na última semana.

Autor
Flávio Arns (PSB - Partido Socialista Brasileiro/PR)
Nome completo: Flávio José Arns
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
Homenagem:
  • Requerimento de inserção em ata de voto de aplauso ao Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária (Bpec), do Paraná, pelos seus 15 anos de existência, celebrados na última semana.
Publicação
Publicação no DSF de 29/03/2023 - Página 40
Assunto
Honorífico > Homenagem
Indexação
  • SOLICITAÇÃO, INSERÇÃO, VOTO DE APLAUSO, COMEMORAÇÃO, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, BATALHÃO, INSTITUIÇÃO EDUCACIONAL, ESTADO DO PARANA (PR).

    O SR. FLÁVIO ARNS (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSB - PR. Pela ordem.) – Obrigado, Sr. Presidente.

    Eu quero requerer inserção em ata de voto de aplauso ao Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária (Bpec), do Paraná, pelos seus 15 anos de existência, celebrados na última semana. O Bpec, que é o Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária, conta com efetivo de policiais militares que atuam em todas as regiões do Paraná, com o objetivo de ampliar a segurança no ambiente escolar por meio dos programas Patrulha Escolar Comunitária e Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd).

    O patrulhamento do entorno dos colégios é mais do que uma ronda. A Patrulha Escolar Comunitária trabalha em parceria com a comunidade escolar, mantendo contato direto com a direção das escolas e promovendo palestras junto aos alunos e profissionais. O Proerd, por sua vez, é uma ação muito importante de prevenção e combate à violência e ao uso de drogas entre as crianças, adolescentes e jovens. Com cursos ministrados pelos policiais militares junto aos estudantes, o Proerd trabalha também com a valorização da autoestima, mostrando como fazer escolhas saudáveis, resistir às pressões e saber lidar com as consequências de suas ações. No Paraná, o programa já formou mais de 1,7 milhão de alunos ao longo dos anos, um trabalho que merece ser divulgado e valorizado por todos nós.

    Aproveito a ocasião, Sr. Presidente, para destacar ainda outra ação desenvolvida nas escolas paranaenses e que conta com a participação da Polícia Militar. Trata-se do programa Brigadas Escolares - Defesa Civil na Escola. O programa nasceu da parceria entre a coordenadoria estadual da Defesa Civil do Paraná, a Secretaria de Estado da Educação, na época em que estive como secretário, e a Secretaria de Estado de Segurança Pública, por meio do Corpo de Bombeiros. A iniciativa foi pioneira no Brasil, no sentido de capacitar estudantes, professores e funcionários das escolas públicas para enfrentar eventos danosos, naturais ou antropogênicos, bem como situações emergenciais. No decorrer dos últimos dez anos, formou quase 70 mil brigadistas nas escolas paranaenses.

    Todas essas iniciativas envolvendo policiais militares e comunidade escolar são exemplos de como essa parceria pode ser benéfica para os estudantes. Parabéns a todos os que fazem parte dessa história e que estão contribuindo para uma cultura de prevenção à violência e de aumento da segurança nas nossas escolas.

    É o voto, Sr. Presidente, voto de aplauso pelo Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária, também pelo Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência) e também pela Brigada Escolar. Quando há um incêndio numa escola, que a escola esteja preparada, com rota de fuga, ponto de concentração, uso também dos extintores, primeiros socorros, programa de ressuscitação também, para que toda a escola esteja preparada para eventos adversos.

    Parabéns para a Polícia Militar.

    Obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 29/03/2023 - Página 40