Presidência durante a 22ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Homengem ao Senador Astronauta Marcos Pontes por ocasião do aniversário da Missão Centenário.

Autor
Jorge Kajuru (PSB - Partido Socialista Brasileiro/GO)
Nome completo: Jorge Kajuru Reis da Costa Nasser
Casa
Senado Federal
Tipo
Presidência
Resumo por assunto
Homenagem:
  • Homengem ao Senador Astronauta Marcos Pontes por ocasião do aniversário da Missão Centenário.
Publicação
Publicação no DSF de 30/03/2023 - Página 24
Assunto
Honorífico > Homenagem
Indexação
  • HOMENAGEM, SENADOR, ASTRONAUTA, MISSÃO, ATIVIDADE ESPACIAL.

    O SR. PRESIDENTE (Jorge Kajuru. Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSB - GO) – Obrigado, Senador do Pará Zequinha Marinho. O nosso respeito pela sua advertência aqui apresentada.

    Eu peço a compreensão de todos – já obtive a costumeira do Senador do Amapá, Lucas Barreto – para um momento aqui histórico. Eu tenho o privilégio, o orgulho, de fazer um pronunciamento ad hoc para uma homenagem à Missão Centenário, que completa 17 anos, e deste brasileiro único e raro, hoje Senador da República, Astronauta Marcos Pontes. A missão espacial tripulada pelo primeiro astronauta brasileiro, Marcos Pontes, representa um marco na história do programa espacial brasileiro.

    Centro de lançamento de Baikonur, Cazaquistão, 29 de março de 2006. Na plataforma de lançamento nº1, o foguete russo Soyuz TMA-8, iluminado por holofotes, abro aspas, "respira vapores", fecho aspas. Preparando-se para decolar, é o mesmo local do histórico lançamento de Yuri Gagarin, ocorrido em 12 de abril de 1961, quando eu nascia. A bordo da espaçonave, sentados no topo de 200 toneladas de combustível, temos Marcos Pontes, o primeiro astronauta brasileiro, acompanhado do russo Pavel Vinogradov e do americano Jeffrey Williams.

    Marcos Pontes, nosso astronauta, foi selecionado por concurso público pela Nasa, em 1998. Agora, após anos de rigoroso treinamento como parte da Turma 17 de Astronautas da Nasa, ele está prestes a realizar a primeira missão tripulada da história do Brasil, tornando-se o primeiro astronauta brasileiro e o primeiro astronauta profissional a representar oficialmente um país do Hemisfério Sul no espaço.

    O destino: Estação Espacial Internacional (ISS).

    A imagem da decolagem daquele foguete, com a Bandeira do Brasil estampada na ogiva, registrou um marco na história do Programa Espacial Brasileiro.

    Hoje, 17 anos depois, comemoramos com orgulho aquela decolagem, que representa não apenas um momento especial para o patriotismo e a ciência nacional, mas, sim, a realização simbólica do sonho de milhões de pessoas, brasileiros que acreditam que a educação, a determinação e o esforço pessoal podem transformar as suas vidas, assim como transformaram o filho de um humilde servente de serviços gerais em um astronauta.

    A Missão Centenário, batizada em homenagem aos 100 anos do voo de Santos Dumont, no 14-Bis, transcorreu conforme planejado, durante dez dias no espaço.

    O Astronauta Especialista de Missão Marcos Pontes executou, a bordo da ISS, suas funções principais na manutenção dos sistemas da espaçonave, assim como suas funções secundárias, na realização de experimentos científicos brasileiros selecionados pela Academia Brasileira de Ciência e experimentos científicos de outros países do programa internacional.

    Como resultado da missão, vários produtos foram desenvolvidos, como sistemas de controle de temperatura em fornos industriais e novas enzimas para conservação de alimentos. Contudo, talvez a contribuição mais significativa e duradoura daquela missão tenha sido construída além dos limites da espaçonave, na história de vida e nos exemplos do nosso astronauta brasileiro.

    Neste aniversário de 17 anos daquela decolagem, comemoramos também o sucesso de milhares de jovens e pessoas, brasileiros que, inspirados pela atitude sempre positiva e pelas realizações de Marcos Pontes, também, abrem-se aspas, "estudaram, trabalharam, persistiram e sempre fizeram mais do que esperavam deles", fecham-se aspas, na busca pelos seus sonhos.

    A frase acima foi dita pela mãe do nosso astronauta, a D. Zuleica, para motivá-lo, quando adolescente, a lutar pelos seus sonhos, quando ninguém acreditava que ele seria capaz de se tornar um piloto militar.

    Que essa frase de sua mãe, Senador Astronauta, possa continuar a ajudar pessoas, especialmente jovens, a realizarem seus objetivos e conquistarem seus espaços na vida.

    E a vida seguiu, trazendo novos desafios e vitórias para o Astronauta Marcos Pontes. Como Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, conseguiu aumentar, substancialmente, os recursos disponíveis para a ciência do Brasil, trazendo investimentos privados (invest.mict.gov.br) e conseguindo, na sua gestão, a liberação de mais de R$9 bilhões do Fundo Nacional para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

    Promoveu políticas públicas para fortalecimento do setor, cooperações tecnológicas, parcerias internacionais, desenvolvimento das primeiras vacinas nacionais da história do país, criação do Instituto Nacional do Mar, da Autoridade Nacional de Segurança Nuclear, assim como destinou investimentos para novos produtos, foguetes lançadores, satélites e muitas tecnologias nacionais.

    Melhorou, sim, o ambiente para a inovação e o empreendedorismo, e também fomentou a polarização e a difusão da cultura científica para a formação de jovens e crianças como futuros profissionais de ciência e tecnologia. Aspas: "Que o Brasil continue investindo e apoiando essas áreas, para que possamos conquistar novos horizontes e promover descobertas científicas na Terra e no espaço, motivando as próximas gerações para estudarem e serem protagonistas na solução dos grandes problemas que enfrentamos no nosso planeta. Que a compaixão e a coragem acompanhem nossos jovens nessa jornada", fecho aspas. Assim declarou o presente Senador Astronauta Marcos Pontes.

    Para concluir, eleito Senador da República por São Paulo, com quase 11 milhões de votos, foi a maior votação do Brasil a um Parlamentar nas eleições de 2022. O Astronauta Marcos Pontes reforçou o seu compromisso público com o tema e atuará na legislatura, neste Legislativo, para promover educação, ciência e tecnologia para o desenvolvimento econômico e social de São Paulo e do país, trazendo mais qualidade de vida para os brasileiros e posicionando o Brasil como um dos países mais desenvolvidos do planeta.

    Senador Astronauta Marcos Pontes, grato por esse privilégio. Eu, ocupando aqui a Presidência da sessão, vou guardar, para a minha história na vida pública, o direito de falar essas palavras, de sua letra, com toda a propriedade. E o senhor hoje é merecedor de todos os aplausos desta Casa, do Congresso Nacional, do Estado de São Paulo, de todos os milhões de paulistas e de toda a nossa pátria amada.

    Parabéns.

    O SR. EDUARDO GIRÃO (Bloco Parlamentar Vanguarda/NOVO - CE) – Presidente...

    O SR. PRESIDENTE (Jorge Kajuru. Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSB - GO) – Pede um aparte o meu amigo pessoal Senador, pelo Ceará, Eduardo Girão.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 30/03/2023 - Página 24