Pela ordem durante a 22ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Homengem ao Senador Astronauta Marcos Pontes por ocasião do aniversário da Missão Centenário.

Autor
Izalci Lucas (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/DF)
Nome completo: Izalci Lucas Ferreira
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
Homenagem:
  • Homengem ao Senador Astronauta Marcos Pontes por ocasião do aniversário da Missão Centenário.
Publicação
Publicação no DSF de 30/03/2023 - Página 26
Assunto
Honorífico > Homenagem
Indexação
  • HOMENAGEM, SENADOR, ASTRONAUTA, MISSÃO, ATIVIDADE ESPACIAL.

    O SR. IZALCI LUCAS (Bloco Parlamentar Juntos pelo Brasil/PSDB - DF. Pela ordem.) – Obrigado, Presidente.

    Não poderia deixar de falar também do nosso querido Astronauta, que conheci, inclusive, na transição ainda, antes de iniciar o Governo, todos os projetos, todas as propostas, e fiquei muito entusiasmado naquele momento, porque ciência e tecnologia, no Congresso Nacional e no país, têm certa resistência, dificuldade de se entender – a questão da pesquisa, da tecnologia, da inovação. E a gente pôde fazer uma parceria boa.

    Então, quero também aproveitar para agradecer ao Ministro, agora nosso colega Senador, e parabenizá-lo, porque vai somar muito, já está somando muito na Comissão de Educação, na Comissão de Ciência e Tecnologia, exatamente trazendo... Porque muita gente não conhece o mundo real. As pessoas conhecem muito as leis, já ouviram falar, discutem, mas o mundo real nem todos conhecem, nem todos conhecem a capacidade que nós temos, aqui no Brasil, de pesquisadores de excelência, de uma infraestrutura que foi construída durante muito tempo, mas com muita dificuldade. A gente teve oportunidade de visitar alguns centros, institutos de tecnologia... E conseguimos, com o apoio, inclusive, do Ministro, a aprovação, por unanimidade, aqui, do projeto da proibição do contingenciamento, que virou uma novela aí de algum tempo, mas que agora está sacramentado no orçamento. Mas, mesmo assim, com algumas dificuldades. Estive com a Ministra, estou entusiasmado, mas não apareceu nada ainda. Espero que venha rápido a recomposição do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

    Nós aprovamos, agora, recentemente, a mudança do valor da taxa reembolsável, porque era totalmente desinteressante pegar dinheiro na Finep, pois a taxa de juros é maior do que a do mercado, em que, às vezes, você consegue valor menor. Nós mudamos isso, estamos mudando agora também no BNDES, para que a gente possa realmente colocar a ciência e tecnologia com o mínimo de recurso, porque, mesmo aprovando essa lei, ainda é, vamos falar na linguagem popular, uma mixaria. Se você comparar às grandes empresas, na pandemia, teve empresa americana que investiu mais em ciência e tecnologia do que o Brasil. Quanto a China não investe hoje em ciência e tecnologia? E a Coreia? E o Japão? E o Canadá? E o Brasil fica com essa dificuldade de liberar um fundo cuja metade ainda é reembolsável, e com taxas que eram inviáveis.

    Eu quero aqui também dizer da minha alegria. É uma honra muito grande estar junto aqui com o Ministro. Eu sei que com ele agora... A gente está com um time muito bom na educação, na ciência e tecnologia. Espero que a gente reconheça o óbvio, porque sabedoria é reconhecer o óbvio, e o óbvio passa pela educação e pela ciência e tecnologia.

    Parabéns pela fala, Presidente Kajuru!


Este texto não substitui o publicado no DSF de 30/03/2023 - Página 26