Pronunciamento de Carlos Portinho em 29/03/2023
Pela ordem durante a 22ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Apoio ao pronunciamento do Senador Espiridião Amin, sobre a realização de uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito para investigação das manifestações de 8 de janeiro no Congresso Nacional.
- Autor
- Carlos Portinho (PL - Partido Liberal/RJ)
- Nome completo: Carlos Francisco Portinho
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Pela ordem
- Resumo por assunto
-
Atuação do Senado Federal,
Defesa do Estado e das Instituições Democráticas:
- Apoio ao pronunciamento do Senador Espiridião Amin, sobre a realização de uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito para investigação das manifestações de 8 de janeiro no Congresso Nacional.
- Publicação
- Publicação no DSF de 30/03/2023 - Página 50
- Assuntos
- Outros > Atuação do Estado > Atuação do Senado Federal
- Soberania, Defesa Nacional e Ordem Pública > Defesa do Estado e das Instituições Democráticas
- Indexação
-
- APOIO, ORADOR, PRONUNCIAMENTO, ESPERIDIÃO AMIN, SENADOR, INSTALAÇÃO, COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), INCLUSÃO, CAMARA DOS DEPUTADOS, INVESTIGAÇÃO, MANIFESTAÇÃO COLETIVA, CONGRESSO NACIONAL, DEMOCRACIA, ESTADO DEMOCRATICO.
O SR. CARLOS PORTINHO (Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - RJ. Pela ordem.) – Pela ordem. Muito obrigado.
Eu quero também reafirmar as suas palavras, Senador Esperidião, e quero lembrar por que é importante uma CPMI. É por uma razão apenas: porque os atos do dia 8 violaram não só o Senado, violaram também a Câmara dos Deputados. Então, não podemos alijar nossos Parlamentares da Câmara desse processo. Não é uma questão de "eu prefiro que seja a CPI ou eu prefiro...". Não é isso!
A iniciativa da Senadora Soraya é fantástica. Aliás, foi a primeira a ter iniciativa, durante o recesso, mas não a primeira, com todo respeito, a colher as assinaturas na nova legislatura. A primeira foi a CPMI.
E não é uma questão de gosto. A questão é que as duas Casas foram violadas, e os Parlamentares da Câmara e do Senado têm o direito de perseguir...
Sr. Presidente, encerro só reafirmando o pedido para que, na próxima sessão do Congresso, que será breve, eu sei, possamos finalmente inaugurar, para que essas questões, que também me causam espécie, Senador Amin, meu guru... Elas me causam espécie! Como o Ministro da Justiça não leu?! Porque os órgãos souberam, e o Governo já era Governo. Não adianta olhar no retrovisor, não! O Governo era Governo. E o dano foi muito grande às duas Casas.
Muito obrigado, Sr. Presidente.