Pela ordem durante a 22ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Defesa de realização de uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito para investigação das manifestações de 8 de janeiro no Congresso Nacional.

Autor
Eduardo Girão (NOVO - Partido Novo/CE)
Nome completo: Luis Eduardo Grangeiro Girão
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
Atuação do Senado Federal, Defesa do Estado e das Instituições Democráticas:
  • Defesa de realização de uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito para investigação das manifestações de 8 de janeiro no Congresso Nacional.
Publicação
Publicação no DSF de 30/03/2023 - Página 53
Assuntos
Outros > Atuação do Estado > Atuação do Senado Federal
Soberania, Defesa Nacional e Ordem Pública > Defesa do Estado e das Instituições Democráticas

    O SR. EDUARDO GIRÃO (Bloco Parlamentar Vanguarda/NOVO - CE. Pela ordem.) – Está ótimo. Obrigado, Presidente.

    Este é um assunto que mexe realmente com o país, e é muito boa a colocação de todos os colegas com relação à CPMI.

    Eu acho que já está consolidado, já está consolidado no imaginário dos brasileiros que esse não é um assunto apenas de uma Casa. Se tirar a Câmara dos Deputados... A gente pode até discordar de algum Parlamentar, de um ou outro, mas eles foram eleitos diretamente pelo povo e têm o direito de participar de algo que foi um atentado contra eles também. Se tivessem entrado apenas aqui, no Senado Federal, e quebrado, como entraram e fizeram, aí seria algo focado de uma CPI no Senado, mas é uma CPMI, porque foram as duas Casas. É como no Capitólio, nos Estados Unidos, e lá Senadores e Deputados fizeram a investigação para que se possa ter legitimidade no aspecto de buscar todos os agentes públicos envolvidos, no caso, Parlamentares.

    Eu queria, Sr. Presidente, fazer um apelo. O senhor já balizou entre o dia 11 e o dia 14 de abril essa leitura, e isso é fundamental! A sociedade espera isso. E que a gente possa não dar nenhum tipo de susto, porque poderia passar uma imagem negativa para a sociedade de golpe do Senado Federal.

    Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 30/03/2023 - Página 53