Pronunciamento de Magno Malta em 30/03/2023
Pela ordem durante a 23ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal
Comentário sobre o retorno ao Brasil do ex-Presidente da República Jair Bolsonaro. Preocupação com a retirada de carros blindados a que têm direito os ex-Presidentes da República.
- Autor
- Magno Malta (PL - Partido Liberal/ES)
- Nome completo: Magno Pereira Malta
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Pela ordem
- Resumo por assunto
-
Direitos Políticos:
- Comentário sobre o retorno ao Brasil do ex-Presidente da República Jair Bolsonaro. Preocupação com a retirada de carros blindados a que têm direito os ex-Presidentes da República.
- Publicação
- Publicação no DSF de 31/03/2023 - Página 30
- Assunto
- Jurídico > Direitos e Garantias > Direitos Políticos
- Indexação
-
- SAUDAÇÃO, RETORNO, JAIR MESSIAS BOLSONARO, EX-PRESIDENTE DA REPUBLICA, BRASIL, PROCEDENCIA, PAIS ESTRANGEIRO, ESTADOS UNIDOS DA AMERICA (EUA).
- DEFESA, CUMPRIMENTO, LEGISLAÇÃO, DIREITOS POLITICOS, GARANTIA, AUTOMOVEL, CABINA BLINDADA, DESTINAÇÃO, UTILIZAÇÃO, JAIR MESSIAS BOLSONARO, EX-PRESIDENTE DA REPUBLICA.
O SR. MAGNO MALTA (Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - ES. Pela ordem.) – Sr. Presidente, gostaria de fazer um registro com muita satisfação: a chegada hoje ao Brasil do Presidente Jair Messias Bolsonaro.
Eu estava com ele, muito feliz, graças a Deus, gozando de plena saúde, feliz. Não desceu no Brasil para criar tensões. Ele é um brasileiro que ama esta terra. Enquanto na sua Presidência nós tivemos avanços absolutamente importantes, o mais importante para nós, que neste momento estamos no lugar em que a história nos colocou... Receber esse que nós consideramos o grande Presidente, dos grandes avanços na nação brasileira, desde a transposição do Rio São Francisco à criação de auxílio emergencial e a tantas outras coisas boas que houve em períodos tão difíceis... Então, eu lá estive, conjuntamente com Senadores e Deputados Federais, com apoiadores, conversando de forma descontraída. Um Presidente que veio para somar, não veio para fazer enfrentamentos e tensionamentos. Muito pelo contrário, ama este país, não queremos o mal do país. O Presidente quer o bem deste país. Então, por isso, é uma alegria verde-amarela, uma pulsação emocionante para todos nós.
Sou amigo pessoal do Presidente da República, comungamos das mesmas pautas, e me alegro por ter estado lá e aqui, dentro do Senado da República, por fazer este registro da chegada do Presidente Jair Messias Bolsonaro.
Lamento, Sr. Presidente, e mandei um ofício agora à Casa Civil, porque, há dois dias, o Presidente foi comunicado de que estavam sendo retirados os carros blindados a que têm direito os ex-Presidentes da República. A lei fala em carros, mas ele tinha carro blindado, dados os riscos que corre, os riscos que correu. Ele já sofreu um esfaqueamento. E todos nós políticos no Brasil hoje, com o mando do crime organizado, estamos correndo riscos, assim como nossas famílias. E o meu ofício é o seguinte: pergunto se todos os ex-Presidentes têm carro blindado que lhes foi tirado em 48 horas ou se nenhum deles tinha, tendo carros comuns. O Presidente Jair Bolsonaro, há 48 horas, foi comunicado da troca desses carros e é uma pessoa, um cidadão brasileiro, ex-Presidente da República. Gostem ou não gostem, é preciso respeitar. Existem ex-Presidentes da República com cujas ideias não comungo, mas a que devo respeito. E têm direito os ex-Presidentes da República, seja quem for, que, neste momento em que vive o Brasil, a andar com carro blindado e com segurança, porque a insegurança no Brasil é tremenda.
Muito obrigado pela oportunidade.
Muito feliz da minha parte.