Pronunciamento de Rodrigo Cunha em 04/04/2023
Presidência durante a 24ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Comentário acerca da Sessão Especial, a ser realizada no dia 14 de abril de 2023, em comemoração ao Dia Mundial da Luta Contra o Câncer.
- Autor
- Rodrigo Cunha (UNIÃO - União Brasil/AL)
- Nome completo: Rodrigo Santos Cunha
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Presidência
- Resumo por assunto
-
Saúde:
- Comentário acerca da Sessão Especial, a ser realizada no dia 14 de abril de 2023, em comemoração ao Dia Mundial da Luta Contra o Câncer.
- Publicação
- Publicação no DSF de 05/04/2023 - Página 11
- Assunto
- Política Social > Saúde
- Matérias referenciadas
- Indexação
-
- COMENTARIO, SESSÃO ESPECIAL, DIA INTERNACIONAL, LUTA, DOENÇA, CANCER, ELOGIO, GESTÃO, HOSPITAL, BARRETOS (SP), REGISTRO, APOIO, ATIVO FINANCEIRO, ORADOR, BENEFICIO, CASA DE SAUDE, ARAPIRACA (AL).
O SR. PRESIDENTE (Rodrigo Cunha. Bloco Parlamentar União Cristã/UNIÃO - AL) – Senador Girão, quero parabenizá-lo não só pelo seu discurso, mas principalmente pela atitude. Nós estamos a poucos dias de uma data comemorativa, data em que o mundo e o Brasil chamam atenção para as pessoas que têm câncer.
Inclusive, estou ao lado do Senador Styvenson Valentim, que propôs uma sessão especial, que será realizada no dia 14, para tratarmos desse tema, trazer para este Plenário os casos que dão certo, e um com certeza já foi mencionado por V. Exa.: o Dr. Henrique Prata, uma referência não só no Brasil, mas em toda a América Latina, pela sua condução à frente do antigo hospital de Barretos, que hoje leva o nome de Hospital de Amor, e que está espalhando não só o amor, mas esperança por todo o Brasil.
Então, eu tive a felicidade de fazer um aporte financeiro três anos atrás, e, hoje, na cidade de Arapiraca, Alagoas, Nordeste do País, nós temos um padrão de referência naquilo que pode salvar vidas – que "pode", não, que salva com certeza –, que são os diagnósticos precoces, principalmente da maior causa de mortes por doença feminina, que é o câncer de mama.
Então, é um modelo de excelência, diagnósticos precisos, céleres e também do colo de útero. Já avançamos para uma outra linha de trabalho, que é o câncer de boca e o câncer de pele, também muito presentes em nossa região.
V. Exa. está fazendo um trabalho em seu estado e demonstra que, apesar de ser um Senador, um legislador, e não ter o poder de executar, por meio de uma parceria criativa como essa, pelo menos assim foi em nosso estado, aportamos o recurso na fundação de Barretos, e ela mesma construiu de maneira célere e com baixo custo um hospital que hoje é referência em todo a região.
Então, parabéns a V. Exa., eu tenho certeza de que todos os cearenses se sentem representados e atendidos por um pleito como esse.
Dando sequência, passarei para o próximo inscrito, o nosso Senador – que faz muita falta aqui presencialmente, mas que está sempre acompanhando todas as sessões e participando ativamente – Paulo Paim.