Pela ordem durante a 24ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Preocupação com a estrutura física do Hospital Infantil Albert Sabin, em Fortaleza (CE), e críticas à gestão orçamentária do Estado, especialmente no tocante ao suposto abandono da unidade exclusiva para tratamento de crianças.

Autor
Eduardo Girão (NOVO - Partido Novo/CE)
Nome completo: Luis Eduardo Grangeiro Girão
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
Saúde:
  • Preocupação com a estrutura física do Hospital Infantil Albert Sabin, em Fortaleza (CE), e críticas à gestão orçamentária do Estado, especialmente no tocante ao suposto abandono da unidade exclusiva para tratamento de crianças.
Publicação
Publicação no DSF de 05/04/2023 - Página 38
Assunto
Política Social > Saúde
Indexação
  • PREOCUPAÇÃO, ESTRUTURA, HOSPITAL, INFANCIA, ALBERT SABIN, FORTALEZA (CE), CRITICA, GESTÃO, ORÇAMENTO, ESTADO DO CEARA (CE), ENFASE, POSSIBILIDADE, ABANDONO, UNIDADE, TRATAMENTO DE SAUDE, CRIANÇA.

    O SR. EDUARDO GIRÃO (Bloco Parlamentar Vanguarda/NOVO - CE. Pela ordem. Por videoconferência.) – Muito obrigado.

    Muito obrigado, Sr. Presidente, cumprimentando o nosso Relator, o nosso decano, Senador Esperidião Amin.

    Eu queria, Sr. Presidente, alertar para uma situação que tem me preocupado muito. Eu queria reiterar, porque a situação da saúde do meu estado está ruim, e todo mundo já sabe, com o fechamento de unidades de atendimento, com a sobrecarga das UPAs, mas o que está me preocupando muito neste momento, como também as mães e os pais, e isso é algo que eu não posso deixar passar, são as informações que têm chegado aos montes de que o Hospital Infantil Albert Sabin, unidade exclusiva para tratamento de criança, está abandonado. Há crianças internadas no chão, apresenta falta de medicamentos, entre outras situações graves que estão pondo em risco a saúde desses pacientes e de suas famílias.

    Alguns Deputados estaduais, como o Deputado Carmelo Neto e o Deputado Reginauro Sousa também, já fizeram uma visita e comprovaram o descaso.

    Fica aqui um apelo, um alerta às autoridades, especialmente do Estado do Ceará, para que possam dar essa atenção necessária e urgente e reverter essa situação absurda.

    Nós estamos de olho, acompanhando.

    Eu queria, Sr. Presidente, também pedir, se o senhor puder, assim como nós tivemos nas últimas sessões várias deliberações de sessões especiais e sessões solenes no Plenário, eu queria solicitar, até para que a gente não perdesse a data, um que está sobre a mesa, que é o da adoção, uma sessão sobre adoção, outra sobre estoicismo também, e mais duas, que eu entreguei pessoalmente para o senhor na semana passada.

    Se puder votar hoje extrapauta, assim como os dos colegas, eu agradeço, como foi feito na semana passada.

    Muito obrigado, Sr. Presidente, pela atenção.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 05/04/2023 - Página 38