Pronunciamento de Eduardo Girão em 04/04/2023
Pela ordem durante a 24ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Preocupação com a estrutura física do Hospital Infantil Albert Sabin, em Fortaleza (CE), e críticas à gestão orçamentária do Estado, especialmente no tocante ao suposto abandono da unidade exclusiva para tratamento de crianças.
- Autor
- Eduardo Girão (NOVO - Partido Novo/CE)
- Nome completo: Luis Eduardo Grangeiro Girão
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Pela ordem
- Resumo por assunto
-
Saúde:
- Preocupação com a estrutura física do Hospital Infantil Albert Sabin, em Fortaleza (CE), e críticas à gestão orçamentária do Estado, especialmente no tocante ao suposto abandono da unidade exclusiva para tratamento de crianças.
- Publicação
- Publicação no DSF de 05/04/2023 - Página 38
- Assunto
- Política Social > Saúde
- Indexação
-
- PREOCUPAÇÃO, ESTRUTURA, HOSPITAL, INFANCIA, ALBERT SABIN, FORTALEZA (CE), CRITICA, GESTÃO, ORÇAMENTO, ESTADO DO CEARA (CE), ENFASE, POSSIBILIDADE, ABANDONO, UNIDADE, TRATAMENTO DE SAUDE, CRIANÇA.
O SR. EDUARDO GIRÃO (Bloco Parlamentar Vanguarda/NOVO - CE. Pela ordem. Por videoconferência.) – Muito obrigado.
Muito obrigado, Sr. Presidente, cumprimentando o nosso Relator, o nosso decano, Senador Esperidião Amin.
Eu queria, Sr. Presidente, alertar para uma situação que tem me preocupado muito. Eu queria reiterar, porque a situação da saúde do meu estado está ruim, e todo mundo já sabe, com o fechamento de unidades de atendimento, com a sobrecarga das UPAs, mas o que está me preocupando muito neste momento, como também as mães e os pais, e isso é algo que eu não posso deixar passar, são as informações que têm chegado aos montes de que o Hospital Infantil Albert Sabin, unidade exclusiva para tratamento de criança, está abandonado. Há crianças internadas no chão, apresenta falta de medicamentos, entre outras situações graves que estão pondo em risco a saúde desses pacientes e de suas famílias.
Alguns Deputados estaduais, como o Deputado Carmelo Neto e o Deputado Reginauro Sousa também, já fizeram uma visita e comprovaram o descaso.
Fica aqui um apelo, um alerta às autoridades, especialmente do Estado do Ceará, para que possam dar essa atenção necessária e urgente e reverter essa situação absurda.
Nós estamos de olho, acompanhando.
Eu queria, Sr. Presidente, também pedir, se o senhor puder, assim como nós tivemos nas últimas sessões várias deliberações de sessões especiais e sessões solenes no Plenário, eu queria solicitar, até para que a gente não perdesse a data, um que está sobre a mesa, que é o da adoção, uma sessão sobre adoção, outra sobre estoicismo também, e mais duas, que eu entreguei pessoalmente para o senhor na semana passada.
Se puder votar hoje extrapauta, assim como os dos colegas, eu agradeço, como foi feito na semana passada.
Muito obrigado, Sr. Presidente, pela atenção.