Presidência durante a 24ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Resposta à indagação do Senador Flávio Bolsonaro acerca da ida de S. Exa. à China e sobre a data da realização de sessão do Congresso Nacional em que se procederá à leitura do requerimento da CPMI destinada a investigar os atos de 8 de janeiro de 2023.

Autor
Rodrigo Pacheco (PSD - Partido Social Democrático/MG)
Nome completo: Rodrigo Otavio Soares Pacheco
Casa
Senado Federal
Tipo
Presidência
Resumo por assunto
Atuação do Congresso Nacional:
  • Resposta à indagação do Senador Flávio Bolsonaro acerca da ida de S. Exa. à China e sobre a data da realização de sessão do Congresso Nacional em que se procederá à leitura do requerimento da CPMI destinada a investigar os atos de 8 de janeiro de 2023.
Publicação
Publicação no DSF de 05/04/2023 - Página 40
Assunto
Outros > Atuação do Estado > Atuação do Congresso Nacional
Matérias referenciadas
Indexação
  • RESPOSTA, QUESTIONAMENTO, FLAVIO BOLSONARO, SENADOR, REFERENCIA, VIAGEM, PRESIDENTE, RODRIGO PACHECO, PAIS ESTRANGEIRO, CHINA, DATA, SESSÃO CONJUNTA, CONGRESSO NACIONAL, LEITURA, REQUERIMENTO, COMISSÃO PARLAMENTAR MISTA DE INQUERITO, ATO, DEPREDAÇÃO, PATRIMONIO PUBLICO, SEDE, PODERES CONSTITUCIONAIS, MES, JANEIRO.

    O SR. PRESIDENTE (Rodrigo Pacheco. Bloco Parlamentar PSD/Republicanos/PSD - MG) – Senador Flávio Bolsonaro, de fato, há um compromisso da Presidência do Congresso Nacional, que assumi dias atrás, de realização da sessão do Congresso Nacional na semana dos dias 11 a 14, que seria de terça a sexta-feira da semana que vem. De fato, sobreveio, isso é superveniente mesmo, a designação dessa missão oficial à China, para a qual esta Presidência foi convidada a participar e, em se confirmando a minha participação na missão oficial, pedirei a compreensão de V. Exa., dos Senadores que desejam a realização da sessão do Congresso Nacional e também dos Deputados Federais, alguns que inclusive recebi na semana passada, Deputado André, Deputado Nikolas, Deputado Filipe Barros, Deputado Mauricio do Vôlei, e faremos, portanto, no primeiro dia útil subsequente, a sessão do Congresso Nacional.

    Então, a se confirmar essa missão oficial na próxima semana, faremos a sessão do Congresso Nacional, ao meio dia, do dia 18, terça-feira. Inclusive permitirá melhor quórum do que numa sexta-feira ou numa quinta-feira à tarde, de modo que acho até que pode ser mais producente para garantir o quórum da sessão do Congresso Nacional.

    Lembrando que há uma relação de vetos que devem ser apreciados nessa sessão do Congresso Nacional. O Líder do Governo no Congresso Nacional já está cuidando, com os Líderes, para que tenhamos uma sessão do Congresso proveitosa; além da leitura do requerimento da Comissão Parlamentar de Inquérito, há a apreciação também dos vetos e de um PLN que deve ser encaminhado, que será encaminhado esta semana, para o reajuste dos servidores públicos. Também seria muito importante aproveitarmos o ensejo da sessão do dia 18 para esta apreciação. Então, conto com a presença e o quórum de todos.

    Eventualmente, se houver algum tipo de dificuldade na missão oficial, poderíamos fazer, na próxima semana, a mesma sessão do Congresso.

    Agradeço a compreensão de V. Exa. e de todos os Parlamentares.

    A matéria... Nós fugimos um pouco aqui do que era o momento da sessão. Nós estávamos em discussão do Projeto de Lei de Conversão. O Senador Eduardo Girão havia feito o pedido pela ordem.

    Agora a matéria continua em discussão. (Pausa.)

    Não havendo quem queira discutir, declaro encerrada a discussão.

    Passamos à apreciação da matéria.

    A Presidência submeterá a matéria à votação simbólica.

    Em votação conjunta os pressupostos de relevância e urgência, adequação financeira e orçamentária e pertinência temática da matéria; e o mérito do projeto de lei de conversão, que tem preferência regimental, nos termos do parecer.

    As Senadoras e os Senadores que o aprovam permaneçam como se encontram. (Pausa.)

    Aprovado o projeto de lei de conversão, fica prejudicada a medida provisória.

    A matéria vai à sanção.

    Será feita a devida comunicação à Câmara dos Deputados.

    Meus cumprimentos ao Senador Esperidião Amin, que relatou a matéria, teve o seu parecer aprovado unanimemente no Senado, e que pede a palavra pela ordem.

    Com a palavra o Senador Esperidião Amin.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 05/04/2023 - Página 40