Pela ordem durante a 26ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro de queda da inflação no país, que poderá resultar na redução da taxa Selic no curto prazo. Decisão da Caixa Econômica Federal de reduzir até 33% dos juros para micro e pequenas empresas.

Autor
Jorge Kajuru (PSB - Partido Socialista Brasileiro/GO)
Nome completo: Jorge Kajuru Reis da Costa Nasser
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
Economia e Desenvolvimento:
  • Registro de queda da inflação no país, que poderá resultar na redução da taxa Selic no curto prazo. Decisão da Caixa Econômica Federal de reduzir até 33% dos juros para micro e pequenas empresas.
Publicação
Publicação no DSF de 13/04/2023 - Página 35
Assunto
Economia e Desenvolvimento
Indexação
  • REGISTRO, REDUÇÃO, INDICE DE PREÇOS AO CONSUMIDOR, INFLAÇÃO, RESULTADO, POSSIBILIDADE, ALTERAÇÃO, TAXA SELIC.
  • SAUDAÇÃO, DECISÃO, CAIXA ECONOMICA FEDERAL (CEF), REDUÇÃO, JUROS, MICROEMPRESA, PEQUENA EMPRESA.

    O SR. JORGE KAJURU (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSB - GO. Pela ordem.) – Obrigado, Presidente Rodrigo Cunha.

    Acho que precisa ser destacado neste Plenário um dado relevante sobre a economia do país: a queda da inflação. Em março o IPCA divulgado pelo IBGE, nesta terça-feira, foi de 0,71%, inferior ao 0,84% de fevereiro. Mais importante ainda: a inflação acumulada em 12 meses ficou em 4,65%, patamar que não se via desde janeiro de 2021, ou seja, há mais de dois anos. Começa a ser aberto o caminho para a redução da taxa básica de juros, hoje em 13,75%, uma pena de morte ao país. Vamos ver o que nos reserva a próxima reunião do Banco Central no início de maio.

    Aproveito para destacar aqui também a decisão da Caixa Econômica Federal de reduzir até 33% dos juros para micro e pequenas empresas. Serão beneficiadas mais de 2 milhões de micro e pequenas empresas associadas à Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil. Linhas de capital de giro já estão disponíveis para contratação com taxas de 1,21% ao mês; para compras de máquinas e equipamentos, taxas a partir de 1,34% ao mês.

    É, sem dúvida, um estímulo ao crescimento das pequenas e médias empresas que não pode ser desprezado.

    Agradecidíssimo.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 13/04/2023 - Página 35