Pela ordem durante a 28ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Considerações sobre denúncia feita pelo Deputado Federal Maurício Marcon, na qual revelou suposta estratégia do Governo Federal para retirar assinaturas do requerimento de criação da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito destinada a investigar os atos de depredação do dia 8 de janeiro de 2023.

Autor
Eduardo Girão (NOVO - Partido Novo/CE)
Nome completo: Luis Eduardo Grangeiro Girão
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
Atuação do Congresso Nacional, Governo Federal:
  • Considerações sobre denúncia feita pelo Deputado Federal Maurício Marcon, na qual revelou suposta estratégia do Governo Federal para retirar assinaturas do requerimento de criação da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito destinada a investigar os atos de depredação do dia 8 de janeiro de 2023.
Publicação
Publicação no DSF de 15/04/2023 - Página 15
Assuntos
Outros > Atuação do Estado > Atuação do Congresso Nacional
Outros > Atuação do Estado > Governo Federal
Indexação
  • COMENTARIO, DENUNCIA, DEPUTADO FEDERAL, GOVERNO FEDERAL, RETIRADA, ASSINATURA, COMISSÃO PARLAMENTAR MISTA DE INQUERITO, INVESTIGAÇÃO, ATENTADO, PATRIMONIO PUBLICO, EDIFICIO SEDE, PODERES CONSTITUCIONAIS.

    O SR. EDUARDO GIRÃO (Bloco Parlamentar Vanguarda/NOVO - CE. Pela ordem.) – Sr. Presidente, enquanto o Izalci se posiciona na tribuna, eu queria só, pela ordem, aqui, fazer um alerta à população, que neste momento nos assiste, com relação à denúncia que foi feita pelo Deputado Marcon, ontem, na Câmara dos Deputados, Senador Izalci, revelando uma suposta estratégia do Governo Federal em tirar assinaturas da CPMI do dia 8 de janeiro às vésperas da instalação no dia 18 de abril.

    Isso é muito preocupante. O brasileiro que está nos assistindo deve acompanhar – de forma pacífica, ordeira, respeitosa como tem que ser, mas acompanhar – esses movimentos durante o final de semana e, sobretudo, no dia 17 de abril, porque é aquela velha história: onde tem fumaça, tem fogo. Então, a gente precisa saber.

    Já tivemos denúncias de Parlamentares falando que estariam recebendo propostas de milhões, de dezenas de milhões de reais, para retirar as assinaturas da CPMI, e a gente precisa buscar a verdade. Todo mundo quer saber a verdade – pelo menos a maior parte dos brasileiros quer saber o que aconteceu no dia 8 de janeiro. Não pode demorar isso, porque tem gente presa. São os verdadeiros responsáveis os que estão presos? Ou tem outros financiadores? Tem outros que, por omissão, deixaram eventualmente quebrar, retiraram a Guarda Presidencial, desmobilizaram a Força Nacional de Segurança? Segundo a grande mídia falou, a Abin informou ao Governo Federal – 48 órgãos – isso dois dias antes do ataque. Então, por que antes queriam a CPMI e agora não querem mais? É esse o fato novo?

    Que a população não receba um golpe da velha política, da barganha, de uma prática de cooptação, com a retirada de assinatura de Parlamentar de uma CPMI que está todo mundo esperando. O brasileiro está ansioso pela instalação dessa CPMI, que é mista: é Senado e Câmara.

    Eu espero que o brasileiro continue acompanhando, cobrando, mobilizado, para que a gente possa buscar a verdade, a justiça, sobre o que aconteceu no dia 8 de janeiro.

    Muito obrigado, Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 15/04/2023 - Página 15