Presidência durante a 29ª Sessão Especial, no Senado Federal

Sessão especial destinada a comemorar o Dia Mundial de Luta Contra o Câncer.

Autor
Styvenson Valentim (PODEMOS - Podemos/RN)
Nome completo: Eann Styvenson Valentim Mendes
Casa
Senado Federal
Tipo
Presidência
Resumo por assunto
Data Comemorativa, Saúde:
  • Sessão especial destinada a comemorar o Dia Mundial de Luta Contra o Câncer.
Publicação
Publicação no DSF de 15/04/2023 - Página 64
Assuntos
Honorífico > Data Comemorativa
Política Social > Saúde
Matérias referenciadas
Indexação
  • SESSÃO ESPECIAL, COMEMORAÇÃO, DIA INTERNACIONAL, LUTA, COMBATE, CANCER.

    O SR. PRESIDENTE (Styvenson Valentim. Bloco Parlamentar Democracia/PODEMOS - RN) – Sra. Maria Gorete, desculpe-me pelos gritos, isso aqui é eletrônico, não sou eu que controlo, mas a senhora teve os minutos.

    E, Senadores aqui presentes – meu amigo e vizinho Rodrigo Cunha, Eduardo Girão, Izalci –, eu percebi uma curiosidade aqui. Eu estava aqui comentando que todas as pessoas que subiram aqui para falar por cinco minutos no Plenário são mulheres. E, ao ouvir a Sra. Maria Gorete, do Grupo Bonitas, lembro-me especificamente do meu estado, onde há um número alarmante, em que pelo menos o número de vítimas de câncer de mama, que são mulheres, só cresce: são quase 60%; é o segundo no Nordeste! Ao ver as mulheres aqui no Plenário – se passar a câmera aqui, dá para se perceber que é a maioria –, eu perguntei a diferença ao doutor, e ele disse que é porque é da natureza feminina cuidar, é da natureza de vocês esse cuidar da gente. Então, eu não vi nenhum grupo masculino voluntário subir e eu acho que a gente tem que pensar nisso também, viu Senador Izalci, para o futuro.

    Parabéns, mais uma vez, a todas vocês mulheres! (Palmas.)

    Agora, por cinco minutos, a Sra. Regina Celma Sousa, que é Presidente do Movimento de Apoio ao Paciente com Câncer, do Hospital de Base aqui de Brasília, que vai poder falar. Eu digo cinco minutos, mas, antes de chegar no grito, doutora, aí eu aperto mais um botão, está bom? Fique à vontade.

    A Sra. Regina Celma Sousa está chegando? Desculpa, D. Regina, não a vi não.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 15/04/2023 - Página 64