Pronunciamento de Styvenson Valentim em 14/04/2023
Presidência durante a 29ª Sessão Especial, no Senado Federal
Sessão especial destinada a comemorar o Dia Mundial de Luta Contra o Câncer.
- Autor
- Styvenson Valentim (PODEMOS - Podemos/RN)
- Nome completo: Eann Styvenson Valentim Mendes
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Presidência
- Resumo por assunto
-
Data Comemorativa,
Saúde:
- Sessão especial destinada a comemorar o Dia Mundial de Luta Contra o Câncer.
- Publicação
- Publicação no DSF de 15/04/2023 - Página 69
- Assuntos
- Honorífico > Data Comemorativa
- Política Social > Saúde
- Matérias referenciadas
- Indexação
-
- SESSÃO ESPECIAL, COMEMORAÇÃO, DIA INTERNACIONAL, LUTA, COMBATE, CANCER.
O SR. PRESIDENTE (Styvenson Valentim. Bloco Parlamentar Democracia/PODEMOS - RN) – Obrigado, Senador Izalci. Fica até agora na sessão. Eu sei que é pauta do senhor, é interesse do senhor, é também a sua luta, a sua causa, o seu combate.
Lembro aqui, como o senhor citou a bancada do integrante do Podemos, por muito tempo, aqui, neste Senado, a pessoa que eu admiro muito, o Senador Reguffe, que lutou aqui pessoalmente, teve um projeto aprovado para fazer entrega gratuita do uso oral de medicamentos. Foi vetado. Era uma dificuldade, é uma dificuldade muitas vezes fazer política pública, quando se trata de olhar para as pessoas, quando a gente só vê números.
O senhor citou aqui 704 mil, o número de 60%, segundo lugar no Nordeste com câncer de mama o meu estado... A gente está falando de números. A gente parece que não enxerga as pessoas. Quando o Izalci fala que o irmão dele foi acometido com 30 anos, que tomava morfina e não parava, aí ele está falando do irmão dele, pessoas. E eu disse antes de eu começar: cada um vai ter uma história aqui para contar. E parece que, exceto ela, que não foi acometida, assim eu prestei atenção, cada um tem uma história para contar: eu tenho a minha, o Dr. Ivo tem a dele com a luta com as crianças. Cada um tem uma história.
Senador Rodrigo, antes de eu chamar o senhor para a tribuna, o vídeo não estava pronto, a gente vai ouvir agora o Dr. Henrique Prata, que é Presidente do Hospital do Amor de Barretos. É um comunicado rápido de um minuto, e eu acho que alguém já falou isso aqui hoje. Acho que o senhor já falou, Dr. Gustavo, a senhora também já comentou o que ele vai comentar agora.
Então, com a palavra, o Dr. Henrique Prata.
(Procede-se à exibição de vídeo.) (Palmas.)
O SR. PRESIDENTE (Styvenson Valentim. Bloco Parlamentar Democracia/PODEMOS - RN) – Enquanto o senhor encaminha-se à tribuna, Senador Rodrigo Cunha, em menos de um minuto, uma das referências do país em combate ao câncer mandou o recado. Eu acho que não é nada afrontoso a governo nenhum; pelo contrário, eu acho que é uma forma de a gente abrir um diálogo para melhorar esse atendimento. Assim eu entendo e assim a gente espera que ocorra.
Agora o meu amigo, meu vizinho, o meu irmão Rodrigo Cunha com a palavra.