Pela ordem durante a 32ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal

Manifestação de repúdio à fala do Desembargador do Estado do Paraná, Mário Helton Jorge, que ofendeu os estados do Norte e Nordeste do Brasil.

Autor
Fabiano Contarato (PT - Partido dos Trabalhadores/ES)
Nome completo: Fabiano Contarato
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
Atuação do Judiciário:
  • Manifestação de repúdio à fala do Desembargador do Estado do Paraná, Mário Helton Jorge, que ofendeu os estados do Norte e Nordeste do Brasil.
Publicação
Publicação no DSF de 19/04/2023 - Página 41
Assunto
Outros > Atuação do Estado > Atuação do Judiciário
Indexação
  • REPUDIO, DESEMBARGADOR, ESTADO DO PARANA (PR), MANIFESTAÇÃO, OFENSA, ESTADOS, REGIÃO NORTE, REGIÃO NORDESTE.

    O SR. FABIANO CONTARATO (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - ES. Pela ordem.) – Pela ordem, Sr. Presidente.

    Superado esse momento, pediria apenas a atenção. Eu queria aqui fazer um registro. Nessa semana que passou, o Desembargador Mário Helton Jorge, do Tribunal de Justiça do Paraná, em fala proferida durante apreciação de recurso na 2ª Câmara Criminal, disse – aspas: "Porque é uma roubalheira generalizada. E isso no paraná, que é um estado que tem um nível cultural superior ao Norte do país, ao Nordeste, etc. É um país que não tem esse jogo político dos outros estados. Aqui no Paraná, é uma vergonha" – fecho aspas –, falou o Desembargador.

    Sr. Presidente, eu não poderia me furtar a deixar o meu repúdio a essa fala desse Desembargador, de um comportamento mais uma vez xenofóbico, e vindo do setor jurídico, meu querido Senador Styvenson. Se eu quisesse traçar um paralelo, com todo o respeito ao Estado do Paraná, porque eu sei que esse não é um comportamento da população do Paraná, mas no âmbito jurídico, eu queria falar para esse Desembargador que nós tivemos Paulo Bonavides, da Paraíba; nós tivemos o Ministro Ayres Britto, de Sergipe; nós tivemos o nosso Ruy Barbosa. Então, se fosse fazer um paralelo entre o Nordeste, o Norte, nós temos grandes referências no Nordeste. E eu me orgulho, e muito, do Nordeste. Falar que o estado tem um nível cultural superior? Ora, meus amigos, nós não podemos perder a capacidade de indignação. É inadmissível você ouvir isso de um desembargador, seja de qual estado for.

    Se não quiser ir lá para o âmbito jurídico, eu quero aqui citar o exemplo dos grandes nomes da literatura: Graciliano Ramos, Alagoas; Manuel Bandeira, Pernambuco; Ariano Suassuna, Rachel de Queiroz. Grandes nomes da música: Caetano Veloso, Bahia; Gilberto Gil; Gal Costa; Elba Ramalho; Zé Ramalho. Nós temos outros nomes: Paulo Freire, educador, pernambucano. Nós temos aí Milton Santos, geógrafo, da Bahia.

    Fica aqui o meu repúdio a essa fala e eu, assim como várias pessoas fizeram, também representei por essa fala no Conselho Nacional de Justiça para que esse tipo de comportamento não se repita, porque nós temos que entender que, no Brasil, nós vivemos sob o amparo de que todos somos iguais perante a lei, independentemente da raça, cor, etnia, religião, origem, orientação sexual.

    Obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 19/04/2023 - Página 41