Comunicação inadiável durante a 32ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal

Elogios à política externa do Governo Lula, destacando a relevância do protagonismo do País nas relações internacionais como forma de obtenção de investimentos e o aprofundamento das relações comerciais com países parceiros.

Autor
Humberto Costa (PT - Partido dos Trabalhadores/PE)
Nome completo: Humberto Sérgio Costa Lima
Casa
Senado Federal
Tipo
Comunicação inadiável
Resumo por assunto
Assuntos Internacionais, Governo Federal, Relações Internacionais:
  • Elogios à política externa do Governo Lula, destacando a relevância do protagonismo do País nas relações internacionais como forma de obtenção de investimentos e o aprofundamento das relações comerciais com países parceiros.
Publicação
Publicação no DSF de 19/04/2023 - Página 42
Assuntos
Outros > Assuntos Internacionais
Outros > Atuação do Estado > Governo Federal
Soberania, Defesa Nacional e Ordem Pública > Relações Internacionais
Indexação
  • ELOGIO, GOVERNO FEDERAL, LUIZ INACIO LULA DA SILVA, POLITICA INTERNACIONAL, VIAGEM, PAIS ESTRANGEIRO, CHINA, EMIRADOS ARABES UNIDOS, OBTENÇÃO, INVESTIMENTO, COMERCIO EXTERIOR, GUERRA, UCRANIA, RUSSIA.

    O SR. HUMBERTO COSTA (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - PE. Para comunicação inadiável.) – Sr. Presidente, Sras. Senadoras, Srs. Senadores, telespectadores da TV Senado, ouvintes da Rádio Senado e as pessoas que nos acompanham pelas redes sociais, eu queria aqui registrar, como alguns companheiros nossos, da base do Governo já o fizeram, a viagem do Presidente Lula à China e aos Emirados Árabes, uma agenda que recolocou o Brasil na condição de protagonista nas relações internacionais. Aliás, uma das características mais importantes dos dois Governos do Presidente Lula, também dos Governos, embora em menor escala, da Presidente Dilma, foi a prioridade à nossa política de relações internacionais, à nossa política externa.

    Infelizmente, ao longo dos últimos quatro anos, à exceção das viagens reiteradas à Arábia Saudita, nós não tivemos um protagonismo do Brasil na cena internacional. E agora, com o Presidente Lula, particularmente com essa ida à China, o Brasil vai, paulatinamente, ocupando o espaço que lhe cabe, o que é muito importante. As relações internacionais são relevantes, primeiro, porque, desse intercâmbio, nós temos o aprofundamento das relações comerciais, nós temos a busca, a troca de investimentos que geram desenvolvimento para os países e, nessa viagem, o Presidente Lula trouxe a notícia alvissareira de que, entre recursos dos dois países, o Brasil irá receber R$63 bilhões em investimento.

    E isso é só o início de um Governo, nós estamos aos quatro meses incompletos do Governo do Presidente Lula e a sua ação internacional já começa a se fazer sentir, inclusive na esfera dos investimentos, ou seja, o Brasil voltou com força, com uma política externa ativa, e isso vai continuar.

    Ao longo dos Governos do PT, nós tivemos a intensificação, principalmente, da pauta comercial do país com a Europa, com a Ásia, com a África, com a América Latina e, portanto, isso fez com que o Brasil, naquele período, tivesse um crescimento significativo dos investimentos aqui no nosso país.

    Também foi o momento de o Presidente colocar, de maneira muito clara, embora alguns aqui tenham feito críticas, como é que o Brasil encara esse conflito na Ucrânia. Desde o primeiro momento, nós nos manifestamos contra a invasão territorial da Ucrânia e nos colocamos contra a ideia de que se resolvem conflitos mediante a força das armas, e fizemos, sim, uma censura ao processo de invasão territorial da Ucrânia, mas, ao mesmo tempo, como fizemos e continuamos a fazer agora, também demonstramos que havia uma motivação, por parte da Organização do Atlântico Norte, de tentar expandir a sua influência para cima da própria Rússia. Lembro que falaram da visita de Lula, mas esqueceram que o Presidente da República, no último Governo, foi à Rússia, com o Presidente Putin.

    Muita gente vai esquecendo, só que, no nosso caso, nós não estamos tomando partido de nenhum lado, estamos tomando o partido da paz e, para que haja paz, primeiro é importante, como disse o Presidente Lula, que se redesenhe uma nova governança internacional. A Organização das Nações Unidas já não consegue responder a isso. O Conselho de Segurança da ONU, pelo fato de que vários países possuem o direito de veto, também não toma decisões...

(Soa a campainha.)

    O SR. HUMBERTO COSTA (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - PE) – ... que possam ser implementadas, que sejam mandatórias para os diversos países e que sejam, acima de tudo, em torno da busca de consenso.

    Então, essa visita do Presidente reafirma isso, mostra que o Brasil tem muito a exercer como protagonista nas relações internacionais, e eu tenho absoluta convicção de que nós teremos muito a ganhar com a retomada do Brasil no cenário internacional.

    Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 19/04/2023 - Página 42