Pela ordem durante a 32ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal

Comentários sobre o julgamento do pastor Georgeval Alves Gonçalves, acusado de estupro, tortura e homicídio de duas crianças em Linhares (ES).

Autor
Magno Malta (PL - Partido Liberal/ES)
Nome completo: Magno Pereira Malta
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
Atuação do Judiciário, Crianças e Adolescentes:
  • Comentários sobre o julgamento do pastor Georgeval Alves Gonçalves, acusado de estupro, tortura e homicídio de duas crianças em Linhares (ES).
Publicação
Publicação no DSF de 19/04/2023 - Página 53
Assuntos
Outros > Atuação do Estado > Atuação do Judiciário
Política Social > Proteção Social > Crianças e Adolescentes
Indexação
  • COMENTARIO, JULGAMENTO, PASTOR, ACUSAÇÃO, ESTUPRO, TORTURA, HOMICIDIO, CRIANÇA, LINHARES (ES).

    O SR. MAGNO MALTA (Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - ES. Pela ordem.) – O senhor me concede pela ordem, enquanto o Senador Paulo Paim chega à tribuna, porque ele anda devagar e ele vai mais devagar ainda agora para me esperar.

    Sr. Presidente, está acontecendo no meu estado, neste momento, o julgamento do tal pastor chamado Georgeval Alves Gonçalves, daquele crime bárbaro, nefasto, até nojento para se falar, do suposto pastor que estuprou as crianças e depois botou fogo na casa com as crianças vivas.

    Aquelas duas crianças eram enteadas dele, Kauã e Joaquim, duas crianças, história esdrúxula, mal contada, mal-arrumada. Enquanto Presidente da CPI dos Maus-Tratos, fui ao Espírito Santo e eu o ouvi. E, quando faço assim, pastor, porque durante toda a oitiva nada de Bíblia ele sabia, porque nunca soube. E está em andamento, os advogados de defesa estão trucidando, é a informação que tenho de lá de dentro, as testemunhas. Quem se põe testemunha de um crime bárbaro como aquele não se dá o direito, Senador Paim, nem em sendo o pior mau caráter da face da terra, em contar um milímetro de mentira. Botou fogo numa casa, queimou crianças. A Polícia Civil, polícia técnica do nosso estado, ao fazer o exame das crianças, dá conta, Senador, de que elas foram abusadas, e toda a exposição técnica, de que ele tocou fogo na casa com as crianças vivas.

    Eu espero que a justiça prevaleça. E, para esse tipo de crime, é por isso que eu estou entrando, pedindo um plebiscito no país, dentro do próximo pleito eleitoral para atingir o país, que nós tenhamos prisão perpétua para abusador, para pedófilo, para quem se dispõe, do alto da sua tara, doença, canalhice, vagabundagem, demônio, seja o que for, abusar de uma criança.

    Eu espero que o povo, que está em comoção, em Linhares, porque voltou aquela comoção toda, e todos nós estamos... Esperamos que, ao final disso, o juiz lhe dê uma sentença, Senador Paim, uma sentença que ao menos alcance aquilo que diz o ordenamento jurídico deste país. E é verdade que essa gente que abusa de criança para mim é irrecuperável. Eles são irrecuperáveis! Eles, quando saem da cadeia, saem pelo bom comportamento, porque também lá não tem criança, tem que ter bom comportamento. Eles estão no seguro.

    Eles nem são presos como os outros presos, porque tem muita gente de direitos humanos que tem dó deles. Eles abusam de criança, queimam e matam, mas eles são vítimas da sociedade. Que eles não sejam vistos assim. E que esse julgamento tenha um final em Linhares, em que o povo pelo menos diga: "Foi feita justiça". É o que se tem para fazer, porque a justiça de fato para quem abusa e mutila uma criança é só a justiça de Deus.

    Faço esse registro porque está acontecendo esse júri na cidade de Linhares, no meu estado, nesse momento, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 19/04/2023 - Página 53