Discurso durante a 33ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Comemoração dos 80 anos da Escola Agrotécnica Federal de São Vicente.

Homenagem póstuma ao ex-Senador Jonas Pinheiro.

Elogio à Deputada Janaina Riva, primeira mulher na Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso/MT.

Autor
Wellington Fagundes (PL - Partido Liberal/MT)
Nome completo: Wellington Antonio Fagundes
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
Agropecuária e Abastecimento { Agricultura , Pecuária , Aquicultura , Pesca }, Educação, Homenagem:
  • Comemoração dos 80 anos da Escola Agrotécnica Federal de São Vicente.
Homenagem:
  • Homenagem póstuma ao ex-Senador Jonas Pinheiro.
Homenagem:
  • Elogio à Deputada Janaina Riva, primeira mulher na Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso/MT.
Publicação
Publicação no DSF de 20/04/2023 - Página 76
Assuntos
Economia e Desenvolvimento > Agropecuária e Abastecimento { Agricultura , Pecuária , Aquicultura , Pesca }
Política Social > Educação
Honorífico > Homenagem
Indexação
  • COMEMORAÇÃO, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, ESCOLA AGROTECNICA FEDERAL, CAMPUS AVANÇADO, JACIARA (MT), CAMPO VERDE (MT), CUIABA (MT), SANTO ANTONIO DO LEVERGER (MT).
  • HOMENAGEM POSTUMA, EX-SENADOR, JONAS PINHEIRO.
  • ELOGIO, DEPUTADO ESTADUAL, MULHER, ASSEMBLEIA LEGISLATIVA, ESTADO DE MATO GROSSO (MT).

    O SR. WELLINGTON FAGUNDES (Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - MT. Para discursar.) – Presidente, eu gostaria, Sr. Presidente, de registrar aqui, com muita felicidade, o aniversário da maior escola agrícola do Brasil nas cidades vizinhas a Cuiabá, Santo Antônio do Leverger e Campo Verde.

    Essa escola faz, agora, 80 anos da sua existência, uma escola agrotécnica e que começou com a profissionalização básica e, depois, com a evolução que tivemos, transformou-se em escola técnica federal de nível médio e, hoje, é o Instituto Federal de Educação Tecnológica.

    Essa escola recebeu o nome inicial de Marechal Dutra. Depois, ela foi evoluindo e hoje é a nossa Escola Agrotécnica Federal de São Vicente, que tem 1,4 mil e alunos em três campi, na cidade de Jaciara, Campo Verde e também Cuiabá... Santo Antônio de Leverger.

    E eu faço questão de estar registrando aqui principalmente pela evolução que essa escola teve com Estado de Mato Grosso. Há 80 anos, claro, tínhamos uma agricultura extremamente empírica. E foi daí, do ensinamento dessa escola, com o lema "aprender fazendo" ou "fazendo para aprender", mas na verdade o lema é "aprender fazendo", ou seja, estimular que os nossos jovens pudessem conhecer a agricultura primária e daí começaram as primeiras pesquisas e, hoje, o Estado de Mato Grosso é o maior produtor de commodities agrícolas, de grão, soja, milho, algodão, proteína animal e grande parte disso se deve exatamente à escola Agrotécnica Federal de São Vicente.

    E aí eu quero parabenizar toda a comunidade escolar na pessoa do Diretor, o Lívio, que é um extremamente competente, com toda a sua diretoria e também, claro, a Reitoria, na pessoa do Julio César, que tem feito uma revolução em termos do Instituto Federal de Educação Tecnológica.

    O Instituto Federal de Educação Tecnológica hoje está presente em 19 cidades no Estado de Mato Grosso, com 21 campi. Em todas as regiões do estado está lá presente o Instituto Federal, com 27 mil alunos, Senador Chico – 27 mil alunos!

    Então, esse instituto tem inovado muito, por isso eu quero parabenizar além do Reitor Julio, toda a Pró-Reitoria, bem como todos os professores da rede e, hoje, quero aqui garantir: o Instituto Federal de Educação de Mato Grosso é o instituto que teve a maior aplicação dos recursos, tanto recursos do MEC – e eu tive a oportunidade de ser o Relator do Orçamento, e conseguimos triplicar o orçamento do instituto –, mas não só pelos orçamentos do MEC, também pelas parcerias que a Reitoria foi buscar.

    E exatamente o campus... A Escola Agrotécnica Federal de São Vicente também está avançando no seu trabalho, e hoje lançamos na cidade de Jaciara a implantação de uma nova escola, com a Prefeita Andréia, com o Deputado Max Russi, que é o líder da região, com os Vereadores daquela cidade. Eu quero aqui registrar também o ex-Vereador Tonico, que é hoje o Secretário Municipal de Agricultura e, com isso, consolida-se também o Instituto Federal, através da escola agrotécnica, que vai ser desmembrado na cidade de Jaciara e, consequentemente, em todo o Vale do São Lourenço.

    Da mesma forma, a cidade e Campo Verde, agora, terá lá a estruturação do novo campus, e é importante dizer da importância dessa escola. Hoje, nós temos... O ex-Prefeito de Campo Verde era da Escola Agrotécnica de São Vicente; o atual Prefeito Alexandre e o anterior, Dimorvan Brescancim, e agora o Alexandre também um ex-estudante da escola é o Prefeito de uma das cidades mais importantes em termos de produção agropecuária do Brasil. É a campeã na produção de algodão, na indústria, enfim. Então, tudo isso é a importância da Escola Agrotécnica Federal de São Vicente.

    E aí eu quero então também aqui dar como lido todo o meu pronunciamento, até porque faço questão de que isso fique nos Anais desta Casa para valorizar exatamente o trabalho que a Escola Agrotécnica Federal representa.

    Eu quero aqui então também fazer uma homenagem póstuma a um grande Senador da República, que foi meu colega, ex-estudante também da Escola Agrotécnica Federal de São Vicente, o Senador Jonas Pinheiro, uma referência na agricultura brasileira. Foi um homem que ajudou muito, principalmente a criar programas como o Pesa, a securitização, e isso fez com que a nossa agricultura tivesse então esse novo momento de desenvolvimento.

    Também o Senador Cidinho, que foi companheiro aqui na nossa Casa, é ex-aluno. Estivemos agora, na segunda-feira, em um grande evento na Assembleia Legislativa. Lá estava também a neta do Júlio Müller, ex-Governador, que doou uma área de mais de 5 mil hectares para que lá fosse edificada. Então, à família do ex-Governador Júlio Müller também fazemos aqui a nossa homenagem, bem como a Celcita Pinheiro, que lá esteve conosco. A Deputada Janaina Riva, que hoje assumiu como Presidente da Assembleia Legislativa, é uma pessoa que tem também estimulado e apoiado a Escola Agrotécnica Federal de São Vicente.

    Mais uma vez, então, eu parabenizo o Diretor do campus de São Vicente, Lívio Wogel.

    O SR. MAGNO MALTA (Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - ES. Fora do microfone.) – De quebra, era sua nora.

    O SR. WELLINGTON FAGUNDES (Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - MT) – Como?

    O SR. MAGNO MALTA (Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - ES. Fora do microfone.) – De quebra, era sua nora.

    O SR. WELLINGTON FAGUNDES (Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - MT) – Olha, eu não queria aqui fazer a questão pessoal familiar.

    Mas, hoje eu quero dizer, então, com felicidade, que a Deputada Janaina Riva, a primeira mulher na Assembleia Legislativa, no terceiro mandato, foi eleita agora – é a única que fez quociente eleitoral –, com dez mil a mais do quociente eleitoral. Mas é uma homenagem, sim, às mulheres mato-grossenses – e assume hoje a Presidência da Assembleia.

    É claro, falando aqui para o lado familiar, ela é a mãe do meu netinho.

    Então, Senador, tenho que aqui também registrar, já que fui provocado. (Risos.)

    Então, eu agradeço aqui imensamente e, mais uma vez, registro aqui e parabenizo o nosso Diretor, com todos os professores, da Escola Agrotécnica de São Vicente.

    Sr. Presidente, essa escola teve algo também de que participei e foi bastante surpreendente.

    Essa escola era só para homens. E algum tempo atrás, então, ela passou a ter também o internato para as meninas, para as mulheres. E hoje, metade dos alunos é formada de homens e mulheres, jovens. No início, a gente tinha uma certa preocupação: "Isso vai causar algum problema?". Muito pelo contrário. Com a presença das meninas, das mulheres junto ali, a escola teve um desenvolvimento de aprendizado, inclusive, muito melhor, porque vive uma harmonia. É uma escola fazenda. Então, as pessoas que moram na cidade do interior vão lá. Inclusive, os pequenos sitiantes que têm lá os seus filhos ajudam em doações de alimentos. Enfim, há uma verdadeira sintonia nesse trabalho. É um grande exemplo a ser seguido, porque o ensino profissionalizante, sem dúvida nenhuma, é a grande revolução que nós precisamos implantar cada vez mais no nosso país.

    E aí eu quero agradecer, inclusive, ao Presidente Bolsonaro, porque os recursos que lá tivemos, essa multiplicação de recursos se deu exatamente porque o Governo do Presidente Bolsonaro nos ajudou muito, para que fizéssemos não só essa questão das escolas agrotécnicas e das escolas técnicas também, como a implantação definitiva da nova universidade federal de Mato Grosso, que é a Universidade Federal de Rondonópolis, a minha cidade natal. Então, hoje, em Mato Grosso, nós temos duas universidades federais – a Universidade Federal de Mato Grosso e a Universidade Federal de Rondonópolis – e também o Instituto Federal, como eu já disse aqui, ampliado em todo o Estado de Mato Grosso.

    Então, eu quero aqui, Presidente, a sua autorização para dar como lido esse pronunciamento, e, depois de amanhã, na sexta-feira, nós estaremos lá, com a festa, com todos os ex-alunos, com membros do Ministério da Educação, com provavelmente até a presença do Governo do Estado, já que estaremos lá todos nessa grande festa. E lá será o grande costelão, viu, Sr. Presidente? Comer um costelão assado, que faz parte da tradição também da escola. Claro, estão aqui convidados todos, os mato-grossenses, enfim, que quiserem passar lá na Escola Agrotécnica Federal de São Vicente, são nossos convidados. Não vai faltar boi, viu, Presidente? Não vai faltar carne. Todos podem ter certeza de que lá tem muita fartura.

    Muito obrigado.

DISCURSO NA ÍNTEGRA ENCAMINHADO PELO SR. SENADOR WELLINGTON FAGUNDES.

(Inserido nos termos do art. 203 do Regimento Interno.)

(Durante o discurso do Sr. Wellington Fagundes, o Sr. Efraim Filho deixa a cadeira da Presidência, que é ocupada pelo Sr. Eduardo Girão.)


Este texto não substitui o publicado no DSF de 20/04/2023 - Página 76