Pela ordem durante a 33ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Defesa da obstrução de votação em razão da suspensão da sessão do Congresso Nacional, com vistas à instalação da CPMI do dia 8 de janeiro.

Autor
Magno Malta (PL - Partido Liberal/ES)
Nome completo: Magno Pereira Malta
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
Atividade Política:
  • Defesa da obstrução de votação em razão da suspensão da sessão do Congresso Nacional, com vistas à instalação da CPMI do dia 8 de janeiro.
Publicação
Publicação no DSF de 20/04/2023 - Página 36
Assunto
Outros > Atividade Política
Indexação
  • DEFESA, OBSTRUÇÃO PARLAMENTAR, VOTAÇÃO, MOTIVO, SUSPENSÃO, SESSÃO CONJUNTA, CONGRESSO NACIONAL, OBJETIVO, INSTALAÇÃO, COMISSÃO PARLAMENTAR MISTA DE INQUERITO, MES, JANEIRO.

    O SR. MAGNO MALTA (Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - ES. Pela ordem.) – Sr. Presidente, eu já estive, só nesta aqui, 16 anos. Com todo respeito ao Senador Humberto Costa, não tem nada de novo no que está acontecendo aqui. Oposição é oposição, e ele é oposição, já foi muito, e sabe fazer com competência. Já até o ajudei a entrar nesse estado em que estamos agora, de obstrução.

    Eu me lembro da CPI, e aí digo à Senadora que diz que tem setenta e poucos dias que não é cantiga da perua, não. Cantiga da perua, cantiga da perua; CPMI, CPMI... Não! Tem inocentes de Pernambuco que estão presos aqui. Nós já demos um crédito para o dia 11, passou para o dia 14, passou para o dia 18, e agora dia 26. Nós temos todo o direito...

    Nós estamos no lugar onde a história nos colocou, na oposição. Já vi o Senador Humberto Costa, competente, doutor, na oposição, sabe tudo. Aliás, nós é que estamos gaguejando como oposição porque não sabemos. Muitas vezes estive na oposição com ele – com ele –, e sei que esse instrumento é um instrumento do qual a oposição pode se utilizar porque está no Regimento Interno.

    Agora, a mim causa espanto, até asco, essa história de que CPMI... Vai lá visitar a Colmeia, ver mulheres de 70, 80 anos, inocentes, com comorbidade e pagando um preço, segregadas dentro de uma cela! Isso é cantiga de perua? Se fosse um de nós aqui a falar isso, que isso é cantiga de perua, CPMI, CPMI, CPMI... Ah, já era fake news! Alexandre de Moraes já estava sendo notificado para nos chamar mais uma vez.

    Sr. Presidente, não é assim que se tratam as coisas. Eu acho que a situação tem lideranças, tem Líderes. Eu já convivi com Humbertão aqui por 16 anos e com ele já fiz esse momento, já entramos nesse estado. Na Câmara dos Deputados entrei nessa situação diversas vezes. Quando, na CPI feita pelo PT para cima de Fernando Henrique Cardoso, eu assinei a CPI e recebi pressão do PSDB. Pressão não, porque ninguém me pressiona, ninguém é homem para me pressionar, mas foram para o meu gabinete, a cúpula do PSDB, para eu retirar a assinatura. Não tiro! Não tiro! Para investigar corrupção...

    Então é o seguinte: o Senador está no papel dele, é meu amigo pessoal, eu o respeito, mas não é nenhuma novidade – não é, Senador Humberto? – o que nós estamos fazendo aqui, entrar em obstrução, porque é um instrumento, e o Regimento Interno certamente nos dá essa condição.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 20/04/2023 - Página 36