Pela ordem durante a 33ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Defesa da obstrução de votação em razão da suspensão da sessão do Congresso Nacional, com vistas à instalação da CPMI do dia 8 de janeiro.

Autor
Eduardo Girão (NOVO - Partido Novo/CE)
Nome completo: Luis Eduardo Grangeiro Girão
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
Atividade Política:
  • Defesa da obstrução de votação em razão da suspensão da sessão do Congresso Nacional, com vistas à instalação da CPMI do dia 8 de janeiro.
Publicação
Publicação no DSF de 20/04/2023 - Página 42
Assunto
Outros > Atividade Política
Indexação
  • DEFESA, OBSTRUÇÃO PARLAMENTAR, VOTAÇÃO, MOTIVO, SUSPENSÃO, SESSÃO CONJUNTA, CONGRESSO NACIONAL, OBJETIVO, INSTALAÇÃO, COMISSÃO PARLAMENTAR MISTA DE INQUERITO, MES, JANEIRO.

    O SR. EDUARDO GIRÃO (Bloco Parlamentar Vanguarda/NOVO - CE. Pela ordem.) – Rapidamente. Eu estou inscrito para falar, eu lhe agradeço.

     Eu só queria fazer aqui uma ponderação. Com todo o respeito que merece esse Senador que chegou chegando aqui, o Fernando Dueire, o Senador Humberto Costa, a Senadora Teresa Leitão, o povo de Pernambuco, sou do Nordeste, mas a regra da boa convivência – e a gente aprende aqui – é o respeito. Absolutamente nada contra aquele Estado maravilhoso da nossa Federação, com a história, com a cultura, é legítimo. Agora, o que não é legítimo é o que está acontecendo aqui dentro do Senado Federal. E não é de hoje, Sr. Presidente. O senhor não estava na reunião de Líderes, como o senhor falou, e talvez o senhor não saiba que a desculpa dada pelo Governo Lula – uma desculpa esfarrapada, diga-se de passagem – para não instalar, para mobilizar, ontem, na reunião, o adiamento – o terceiro adiamento da CPMI – é algo que a gente não pode aceitar.

    Foi falado há pouco aqui que, no ano retrasado, a CPI da Covid, da pandemia, de que eu participei, como titular... Aliás, eu fui um dos que originou aquela CPI para que se investigassem estados e municípios também, uma CPI que se demonstrou politiqueira, um palanque, que não investigou corrupção, que não deixou investigar os governadores, inclusive do Nordeste; prefeitos do Nordeste, onde nós tivemos uma série de escândalos como, por exemplo, o calote da maconha, com 300 respiradores que nunca chegaram ao seu destino final. Nordestinos morreram por causa disso, Sr. Presidente!

    Então, para concluir, eu quero dizer que a regra da boa convivência é o respeito, e nós não estamos sendo respeitados no direito da minoria, direito legítimo da minoria, de poder instalar essa CPMI.

    Então, não resta outro argumento, para que se faça justiça no país, hoje, que é o que a população quer, que a gente possa fazer essa obstrução.

    E eu quero fazer um adendo novo. O partido que eu represento aqui na Casa, o Partido Novo, neste momento, também entra em obstrução. Estamos em obstrução também, para que seja instalada a CPMI, para que a gente busque a verdade neste país.

    Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 20/04/2023 - Página 42