Pronunciamento de Flávio Arns em 19/04/2023
Pela ordem durante a 33ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Registro da visita da Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado à escola Ensino Especial do Guará para ver o atendimento dado às crianças, adolescentes e adultos com deficiência intelectual, deficiência múltipla, dentro do transtorno do espectro autista.
- Autor
- Flávio Arns (PSB - Partido Socialista Brasileiro/PR)
- Nome completo: Flávio José Arns
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Pela ordem
- Resumo por assunto
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Educação:
- Registro da visita da Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado à escola Ensino Especial do Guará para ver o atendimento dado às crianças, adolescentes e adultos com deficiência intelectual, deficiência múltipla, dentro do transtorno do espectro autista.
- Publicação
- Publicação no DSF de 20/04/2023 - Página 61
- Assunto
- Política Social > Educação
- Indexação
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- REGISTRO, VISITA, COMISSÃO DE EDUCAÇÃO CULTURA E ESPORTE, SENADO, ESTABELECIMENTO DE ENSINO, ENSINO ESPECIAL, LOCAL, BAIRRO, BRASILIA (DF), OBSERVAÇÃO, ATENDIMENTO, CRIANÇA, ADOLESCENTE, ADULTO, PESSOA COM DEFICIENCIA, INTELECTUAL, AUTISMO.
O SR. FLÁVIO ARNS (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSB - PR. Pela ordem.) – Não, não. Só peço a V. Exa. a possibilidade de comunicar ao Plenário algo que considero bastante relevante e importante.
A Comissão de Educação, por solicitação do Senador Izalci Lucas, esteve, hoje à tarde, na escola de educação especial, de Ensino Especial do Guará. Foram sete Senadores e Senadoras para a visita à escola para ver o atendimento que é dado para crianças, adolescentes e adultos com deficiência intelectual, deficiência múltipla, dentro do transtorno do espectro autista.
Eu sou quero destacar, Sr. Presidente, que é importante que a gente saiba que é uma escola bonita, acolhedora, competente, com profissionais altamente dedicados. Tivemos, também, a fala de pais externando a preocupação com a educação dos filhos e das filhas com deficiência, quando eles têm uma necessidade mais acentuada. Tudo isso reforçado pelo papel dos professores e das professoras da instituição. Então, foi um momento, assim, de construção, positivo, adequado, de cidadania.
A Comissão de Educação, Cultura e Esporte está bem direcionada, bem focada para, entre todos os desafios, que são tantos, cuidarmos muito bem do acesso à educação de qualidade da pessoa com deficiência, além do aspecto da educação inclusiva dentro das escolas comuns, o que merece pesquisa para ver também como a inclusão está acontecendo, como essa educação é ofertada – como aconteceu no Guará, com a presença de Ceilândia, de outros diretores e do Brasil inteiro – nas escolas de educação especial, nas quais as famílias participam, há a opção das famílias também, e com o atendimento adequado.
A gente lamenta unicamente que nesses episódios todos haja, por parte de pessoas do Ministério da Educação, um fundamentalismo extremado, uma negação daquilo que a sociedade faz no sentido de dizer que é uma coisa que segrega, que não deve existir, que deve acabar. A gente imagina um Ministério da Educação... Não o Sr. Ministro, mas até alertar o Sr. Ministro para essas pessoas que fazem um verdadeiro escarcéu, que deve terminar, na verdade, no sentido de se garantir educação para a pessoa com deficiência de qualidade; ouvir as famílias, ouvir os pais; e parar, interromper essa atitude xiita, fundamentalista, que pensávamos tivesse acabado no Brasil, mas, infelizmente, retornou para o Ministério da Educação.
É o alerta que a gente faz do que não deve acontecer; e que o Ministro realmente observe o que está acontecendo lá dentro dos quadros e, com a sua competência, como Governador e como Senador eleito, possa direcionar o ministério nesta área para os rumos que consideramos justos e adequados de cidadania, de ouvir os pais...
(Soa a campainha.)
O SR. FLÁVIO ARNS (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSB - PR) – ... ouvir as pessoas, de as famílias terem opções e de reconhecer o trabalho extraordinário que Apaes, Pestalozzis, escolas que atendem crianças autistas, paralisadas cerebrais, surdos, cegos fazem pelo Brasil inteiro há décadas.
Então, é o apelo que a gente faz, Sr. Presidente.
E quero dizer que realmente foi muito bonito ver sete Senadores e Senadoras e alguns que justificaram também visitando escolas e dizendo: "Olha, vamos dialogar e vamos trabalhar nesse sentido".
Obrigado, Sr. Presidente.