Pela ordem durante a 36ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Pela ordem sobre o Requerimento (RQS) n° 368, de 2023, que "Requer a inserção em ata de voto de pesar pelo falecimento de Oswaldo Augusto de Barros."

Autor
Paulo Paim (PT - Partido dos Trabalhadores/RS)
Nome completo: Paulo Renato Paim
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
Homenagem:
  • Pela ordem sobre o Requerimento (RQS) n° 368, de 2023, que "Requer a inserção em ata de voto de pesar pelo falecimento de Oswaldo Augusto de Barros."
Publicação
Publicação no DSF de 26/04/2023 - Página 42
Assunto
Honorífico > Homenagem
Matérias referenciadas
Indexação
  • REQUERIMENTO, VOTO DE PESAR, MORTE, OSWALDO AUGUSTO DE BARROS, PROFESSOR, ADVOGADO, SINDICALISTA, ESTADO DE SÃO PAULO (SP).

    O SR. PAULO PAIM (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - RS. Pela ordem.) – Presidente, permite-me, pela ordem? E tenho certeza de que o Senador Girão vai me atender também.

    É que faleceu um grande amigo meu e, se V. Exa. permitir, de forma resumida, eu encaminho o seguinte requerimento.

    Requeiro, nos termos do art. 222, §1º, do Regimento Interno do Senado Federal, inserção em ata de voto de pesar pelo falecimento de Oswaldo Augusto de Barros, bem como a apresentação de condolência a sua esposa, Edelweis Justolim de Barros, e seus filhos, Daniel e César, e netos.

    Recebi, Sr. Presidente, com extremo pesar a notícia do falecimento do Prof. Oswaldo Augusto de Barros, ocorrido em 24 de abril de 2023. Paulista, nascido em 21 de janeiro de 1950, o Prof. Oswaldo era advogado e Presidente da Nova Central Sindical de Trabalhadores. Presidiu a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Educação e Cultura, também coordenou o Fórum Sindical dos Trabalhadores e presidiu a Federação Paulista dos Auxiliares em Administração Escolar.

    O Prof. Oswaldo emprestou seu idealismo, sua expertise, para que avançasse o meio sindical. Era para ele fundamental construir uma sociedade democrática, igualitária, fraterna, justa e solidária. Ele esteve presente nas mais variadas discussões aqui no Senado, em defesa dos trabalhadores, trabalhadoras, servidores públicos do campo e da cidade. Viajou todo o Brasil dando apoio aos movimentos sociais. No Congresso Nacional nos subsidiou nos debates da reforma trabalhista e previdenciária, entre outros temas.

    Por fim, termino, Presidente Pacheco, dizendo que o Prof. Oswaldo deixa a esposa, Edelweis Justolim de Barros, seus filhos, Daniel e César, netos e uma legião de amigos e admiradores do seu trabalho. Fica aqui a nossa solidariedade à família e aos amigos. Obrigado, Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 26/04/2023 - Página 42