Pela ordem durante a 37ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal

Apresentação do Requerimento (RQS) n° 380, de 2023, que "Requer voto de aplauso ao arcebispo Dom Jaime Spengler e ao bispo Dom Ricardo Hoepers."

Autor
Flávio Arns (PSB - Partido Socialista Brasileiro/PR)
Nome completo: Flávio José Arns
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
Homenagem:
  • Apresentação do Requerimento (RQS) n° 380, de 2023, que "Requer voto de aplauso ao arcebispo Dom Jaime Spengler e ao bispo Dom Ricardo Hoepers."
Publicação
Publicação no DSF de 27/04/2023 - Página 23
Assunto
Honorífico > Homenagem
Matérias referenciadas
Indexação
  • REQUERIMENTO, VOTO DE APLAUSO, JAIME SPENGLER, ARCEBISPO, RICARDO HOEPERS, BISPO, ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL (RS), ELEIÇÃO, CARGO, PRESIDENTE, SECRETARIO GERAL, CONFERENCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL (CNBB).

    O SR. FLÁVIO ARNS (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSB - PR. Pela ordem.) – Quero apresentar a V. Exa. um requerimento para inserção em ata de voto de aplauso ao Arcebispo D. Jaime Spengler e ao Bispo D. Ricardo Hoepers pela recente eleição de ambos aos cargos de Presidente e Secretário-Geral, respectivamente, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Ambos estarão à frente dos cargos até 2027.

    D. Jaime Spengler é natural de Gaspar, Santa Catarina, e pertence à Ordem dos Franciscanos. Atual Arcebispo Metropolitano de Porto Alegre escolheu como lema episcopal "Gloriar-se na Cruz". Em maio de 2019, foi eleito 1º Vice-Presidente da CNBB e também é o Bispo Referencial da CNBB para o Colégio Pio Brasileiro em Roma. Exerce ainda as funções de Vice-Presidente da Comissão Especial para o Acordo Brasil/Santa Sé, da CNBB, e Bispo Referencial CNBB Regional Sul 3 para a Vida Consagrada e Ministérios Ordenados.

    D. Ricardo Hoepers é Bispo de Rio Grande, Rio Grande do Sul e iniciou sua caminhada presbiteral em Curitiba. Sua formação também inclui o Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná e Doutorado em Teologia Moral pela Academia Alfonsiana, acumulando experiências como docente e também diretor de instituição de ensino superior.

    Na Arquidiocese de Curitiba, foi Coordenador-Geral do Clero, membro do Conselho Presbiteral e do Colégio de Consultores.

    No Regional Sul 2, da CNBB, foi Assistente Eclesiástico da Pastoral da Pessoa com Deficiência.

    São dois líderes, com caminhadas importantes e que deixaram um grande legado no Paraná, particularmente em Curitiba, nas paróquias em que atuaram.

    Faço votos de que os desafios a serem enfrentados na condução da CNBB resultem sempre em boas iniciativas a favor do Brasil, como sido ao longo de tantos anos em que a entidade atua em nosso país.

    Parabéns e sucesso a D. Jaime Spengler e a D. Ricardo Hoepers!

    Requeiro, ainda, que seja enviada cópia do presente voto, Sr. Presidente, conforme dados em anexo.

    Obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 27/04/2023 - Página 23