Pela ordem durante a 37ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal

Voto de aplauso ao arcebispo Dom Jaime Spengler e ao bispo Dom Ricardo Hoepers.

Autor
Esperidião Amin (PP - Progressistas/SC)
Nome completo: Esperidião Amin Helou Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
Homenagem:
  • Voto de aplauso ao arcebispo Dom Jaime Spengler e ao bispo Dom Ricardo Hoepers.
Publicação
Publicação no DSF de 27/04/2023 - Página 24
Assunto
Honorífico > Homenagem
Indexação
  • VOTO DE APLAUSO, JAIME SPENGLER, ARCEBISPO, RICARDO HOEPERS, BISPO, ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL (RS), ELEIÇÃO, CARGO, PRESIDENTE, SECRETARIO GERAL, CONFERENCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL (CNBB).

    O SR. ESPERIDIÃO AMIN (Bloco Parlamentar Unidos pelo Brasil/PP - SC. Pela ordem.) – É autorização para que nosso Senador honorário de Santa Catarina, Flávio Arns, para que eu subscreva tudo que ele falou. Pode ser? Coloca-me lá como sacristão do Senador Flávio Arns e eu vou ficar muito satisfeito, porque os quebra-tigelas não me perdoarão se eu não fizer o registro. Os quebra-tigelas são o povo de Gaspar, terra da minha sogra e, portanto, sogra é para sempre.

    Eu só queria acrescentar ao que o Senador Flávio Arns, com muita propriedade falou, é que o D. Jaime Spengler é de uma família tradicionalíssima de Gaspar. No ano passado, eu tive que me despedir de um primo dele, Dr. João Spengler, médico, que foi o médico da humanidade e da unanimidade. Então, é essa tribo muito especial que ele integra na sua origem.

    E como franciscano, eu queria acrescentar ainda duas frases que ele sempre utilizou: "Com humildade, simplicidade, temor [...], mas, sobretudo na fé, em espírito de comunhão e colaboração, sim!" Ele topa os desafios e haverá de topar este também.

    E nas eleições de 2022, na Arquidiocese de Porto Alegre ele foi autor de uma frase que vale para todos: "Quem constrói mentiras não é digno de assumir um cargo público".

    Então, acrescento este pequeno texto – mas subscrevo integralmente –, já com autorização – eu ia dizer D. Flávio, não – do Senador Flávio Arns, às suas palavras muito justas.

    Muito obrigado.

DOCUMENTO ENCAMINHADO PELO SR. SENADOR ESPERIDIÃO AMIN.

(Inserido nos termos do art. 210 do Regimento Interno.)

    Matéria referida:

     – Dom Jaime Spengler, arcebispo de Porto Alegre, é eleito presidente da CNBB


Este texto não substitui o publicado no DSF de 27/04/2023 - Página 24