Discurso durante a 41ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Críticas ao Governo do ex-Presidente Jair Bolsonaro, com destaque à operação da Polícia Federal que realizou buscas na casa do ex-Presidente para investigar possível fraude documental no programa Conecte SUS.

Autor
Humberto Costa (PT - Partido dos Trabalhadores/PE)
Nome completo: Humberto Sérgio Costa Lima
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
Governo Federal:
  • Críticas ao Governo do ex-Presidente Jair Bolsonaro, com destaque à operação da Polícia Federal que realizou buscas na casa do ex-Presidente para investigar possível fraude documental no programa Conecte SUS.
Publicação
Publicação no DSF de 04/05/2023 - Página 43
Assunto
Outros > Atuação do Estado > Governo Federal
Indexação
  • COMENTARIO, OPERAÇÃO, POLICIA FEDERAL, MANDADO DE BUSCA E APREENSÃO, RESIDENCIA, JAIR MESSIAS BOLSONARO, EX-PRESIDENTE DA REPUBLICA, INVESTIGAÇÃO, FRAUDE, SISTEMA, SISTEMA UNICO DE SAUDE (SUS), PROGRAMA, VACINAÇÃO.

    O SR. HUMBERTO COSTA (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - PE. Para discursar.) – Sr. Presidente, Sras. Senadoras, Srs. Senadores, telespectadores da TV Senado, ouvintes da Rádio Senado, pessoas que nos acompanham pelas redes sociais, no dia de hoje, chegou a conhecimento público mais uma nova atividade supostamente ilegal que envolve o ex-Presidente Jair Bolsonaro, integrantes da sua família e assessores próximos, desarticulada pela Polícia Federal, que chegou a prender seis pessoas ligadas ao ex-Presidente e fez busca e apreensões, inclusive na casa do próprio ex-Presidente, que teve, inclusive, o seu celular recolhido pelos policiais.

    Segundo o que foi divulgado pela operação, o ex-ajudante de ordens do Presidente, Mauro Cid, que está preso junto com outros cinco ex-assessores, teria violado o Conecte SUS, o sistema que foi montado para, entre outras coisas, registrar as vacinas contra a covid que foram aplicadas no Brasil. E essa violação teria o objetivo de adulterar dados de vacinação do Presidente e familiares relativos à vacina contra a covid.

    A carteira de saúde do ex-Presidente Bolsonaro, a de sua filha menor, a de integrantes de uma comitiva presidencial aos Estados Unidos, bem como a de outros familiares teriam sido fraudadas. Adulteração para entrada naquele país, dando à extraterritorialidade do crime caráter transnacional e submetendo o Estado brasileiro a uma situação vexatória. O Brasil se descobre humilhado pelo então Presidente, que cometeu ou teria cometido o crime para enganar um país estrangeiro. Esse crime teria envolvido um ex-Vereador de Duque de Caxias, que, em investigações realizadas pela Polícia do Rio de Janeiro, estaria sendo acusado de vinculação à execução da Vereadora Marielle Franco.

    Tudo indica que essa ação, como eu disse, supostamente criminosa de Bolsonaro se manifesta em todo lugar. Nesse caso, os crimes relatados pela polícia são de possível falsidade ideológica, corrupção de menores, fraude documental, tudo isso sob investigação, mas, também, o encontro fortuito de provas na operação da Polícia Federal e celular do ex-Presidente, provas essas que podem desvelar novos crimes.

    Enquanto o Brasil chorava seus mortos, hoje em 700 mil, por conta da covid-19, negacionistas conduziam reiteradas atividades criminosas contra a saúde pública manipulando dados do Conecte SUS.

    Mauro Cid, o mesmo que teria interferido para a liberação de joias ilegais vindas da Arábia, comandava os cartões corporativos do Planalto e o cartão terceirizado da ex-Primeira-Dama, e certamente pagou por muitas ações que supostamente foram ilegais, criminosas, conforme denúncias que foram reiteradamente feitas quanto à utilização desses cartões.

    O país, Sr. Presidente, precisa de uma apuração rigorosa de todos os crimes cometidos por esse grupo. Os Estados Unidos devem banir a entrada em seu território de pessoas envolvidas nesse tipo de delinquência transfronteiriça. Aliás, eu não tenho dúvidas de que os Estados Unidos da América, que são tão rigorosos com migração, que são tão rigorosos com pessoas que tentam entrar naquele país buscando uma vida melhor, e muitas vezes dão até um tratamento exageradamente duro a essas pessoas, com certeza não vão fechar os olhos a essa tentativa de burla ou de burla, porque tudo indica que esses cartões serviram para burlar a legislação norte-americana, tenho certeza de que os Estados Unidos não vacilarão em banir definitivamente do direito de entrar naquele país o ex-Presidente da República e as pessoas que estão envolvidas nessas atividades ilícitas.

    O Brasil, Sr. Presidente, sai mais uma vez humilhado desse episódio. Mais do que ele, a memória de 700 mil vítimas fatais da covid, bem como todo o nosso povo, que enfrentou o pânico da terrível pandemia enquanto o então Presidente da República cometia crimes contra a saúde pública, expondo deliberadamente ao risco milhões de cidadãos e atuando inclusive para fraudar o sistema de registro de população vacinada.

    A nossa expectativa é que, o mais rapidamente possível, a Polícia Federal compartilhe essas provas com os órgãos de segurança dos Estados Unidos e que o ex-Presidente responda aqui no Brasil e lá fora por esses supostos crimes denunciados por essa operação policial.

    Muito obrigado, Sr. Presidente. Muito obrigado, Sras. Senadoras e Srs. Senadores.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 04/05/2023 - Página 43