Discurso durante a 41ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Destaque da importância para o País do Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA), agora com personalidade jurídica própria.

Considerações sobre a atuação de S.Exª., quando esteve à frente do Ministério da Ciência e Tecnologia para o desenvolvimento de vacinas no Brasil.

Autor
Astronauta Marcos Pontes (PL - Partido Liberal/SP)
Nome completo: Marcos Cesar Pontes
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
Pesquisa Científica:
  • Destaque da importância para o País do Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA), agora com personalidade jurídica própria.
Ciência, Tecnologia e Informática:
  • Considerações sobre a atuação de S.Exª., quando esteve à frente do Ministério da Ciência e Tecnologia para o desenvolvimento de vacinas no Brasil.
Publicação
Publicação no DSF de 04/05/2023 - Página 78
Assuntos
Economia e Desenvolvimento > Ciência, Tecnologia e Informática > Pesquisa Científica
Economia e Desenvolvimento > Ciência, Tecnologia e Informática
Indexação
  • COMENTARIO, REALIZAÇÃO, PESQUISA CIENTIFICA E TECNOLOGICA, CIENCIA E TECNOLOGIA, BIOTECNOLOGIA, LABORATORIO, REGIÃO AMAZONICA, CENTRO NACIONAL, VACINA, ESTADO DE MINAS GERAIS (MG), TECNOLOGIA, MEDICAMENTOS, ESTADO DE SÃO PAULO (SP).
  • COMENTARIO, ATUAÇÃO, ORADOR, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DA CIENCIA E TECNOLOGIA (MCT), DESENVOLVIMENTO, VACINA.

    O SR. ASTRONAUTA MARCOS PONTES (Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - SP. Para discursar.) – Obrigado, Sr. Presidente.

    Simplesmente, quero complementar duas falas que nós ouvimos hoje da tribuna e que são importantes no que se refere à ciência e tecnologia no nosso país. Inicialmente, com relação ao CBA (Centro de Biotecnologia da Amazônia), que, sem dúvida nenhuma, tem uma importância muito grande no Brasil. A gente verifica que nós temos muito conhecimento e a transformação desse conhecimento em produto ainda sofre dificuldades.

    No tempo do ministério, a gente colocou alguns centros de tecnologia aplicada, e um deles é o Centro Nacional de Vacinas, de tecnologia de vacinas, que, sem dúvida nenhuma, colocou uma possibilidade, no Brasil, de desenvolvimento de qualquer tipo de vacina. Considerando-se a primeira vacina, em 1796, o Brasil nunca tinha desenvolvido nenhuma vacina. Embora tenha um sistema de distribuição e produção de insumo farmacêutico com tecnologia externa bastante interessante, o desenvolvimento de vacinas ainda era muito precário, inexistente no país. Então, hoje nós temos essa capacidade, através desse Centro Nacional de Vacinas, que nós colocamos em Minas Gerais, junto com a Universidade Federal de Minas Gerais. Sem dúvida nenhuma, isso é um ganho muito grande.

    Isso se soma ao CBA também. Nós conhecemos ainda só 4% da biodiversidade da Amazônia. É importante que a gente possa conhecer mais a biodiversidade e a utilização dessa biodiversidade para o desenvolvimento de novos produtos, incluindo remédios, medicamentos nacionais. Esse é um outro esforço que foi feito, nos últimos anos.

    Nós, em 2022, estabelecemos, em Botucatu, São Paulo, junto com a Unesp, um centro de tecnologia de medicamentos, também para o desenvolvimento de medicamentos nacionais.

    Somam-se a isso mais de 50 laboratórios na Amazônia, do programa Salas (Sistema Amazônico de Laboratórios Satélites), que têm que se integrar, junto com o CBA e outras organizações que já trabalham na Amazônia, para que nós tenhamos a utilização completa e de forma sustentável da nossa biodiversidade. É muito interessante o estabelecimento, agora, dessa pessoa jurídica para o CBA, inclusive com a participação do Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo, que eu cumprimento por essa conquista também.

    Obrigado, Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 04/05/2023 - Página 78