Discurso durante a 49ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Preocupação com a suposta escalada de intimidação em curso no Brasil.

Celebração dos 190 anos da cidade de Biguaçu (SC).

Anúncio da presença no Senado Federal da Ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, destacando o plano de trabalho por ela apresentado.

Registro do desenvolvimento de uma vacina destinada a combater a tuberculose e a Covid-19 por institutos e universidades nacionais e estrangeiras.

Autor
Esperidião Amin (PP - Progressistas/SC)
Nome completo: Esperidião Amin Helou Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
Atividade Política, Atuação do Senado Federal, Eleições e Partidos Políticos:
  • Preocupação com a suposta escalada de intimidação em curso no Brasil.
Homenagem:
  • Celebração dos 190 anos da cidade de Biguaçu (SC).
Ciência, Tecnologia e Informática:
  • Anúncio da presença no Senado Federal da Ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, destacando o plano de trabalho por ela apresentado.
Ciência, Tecnologia e Informática, Saúde:
  • Registro do desenvolvimento de uma vacina destinada a combater a tuberculose e a Covid-19 por institutos e universidades nacionais e estrangeiras.
Publicação
Publicação no DSF de 18/05/2023 - Página 33
Assuntos
Outros > Atividade Política
Outros > Atuação do Estado > Atuação do Senado Federal
Outros > Eleições e Partidos Políticos
Honorífico > Homenagem
Economia e Desenvolvimento > Ciência, Tecnologia e Informática
Política Social > Saúde
Indexação
  • PREOCUPAÇÃO, SITUAÇÃO POLITICA, BRASIL, COMENTARIO, DEVERES, SENADO.
  • CELEBRAÇÃO, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, BIGUAÇU (SC).
  • ANUNCIO, PRESENÇA, SENADO, LUCIANA SANTOS, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DA CIENCIA TECNOLOGIA E INOVAÇÃO (MCTI), COMENTARIO, APRESENTAÇÃO, PLANO DE TRABALHO.
  • REGISTRO, DESENVOLVIMENTO, VACINA, COMBATE, TUBERCULOSE, NOVO CORONAVIRUS (COVID-19), UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC), PARCERIA, PAIS ESTRANGEIRO, SUECIA.

    O SR. ESPERIDIÃO AMIN (Bloco Parlamentar Unidos pelo Brasil/PP - SC. Para discursar.) – Sr. Presidente, Sras. e Srs. Senadores, eu não posso iniciar as minhas palavras para cumprir o que eu pretendia na minha inscrição sem reiterar aqui o que falei no breve aparte que apresentei à fala do Senador Hamilton Mourão.

    Não é possível relativizar e também não é possível fazer de conta que não viu a escalada de intimidação que está em curso em nosso país. Já disse e repito, este é um momento de reflexão, especialmente para o Senado Federal, porque nós temos deveres constitucionais que não são compartilhados com nenhuma outra organização política de nosso país. São deveres do Senado Federal que não podem ser exercidos, são responsabilidades que não podem ser exercidas na base do revide nem na base da vingança, como se está a perceber de parte de quem deveria ter a serenidade para decidir o que é certo e o que é errado, para quem tem a responsabilidade de julgar.

    Deixo essas palavras, que, de uma certa forma, repetem outras que eu tenho proferido, para reflexão neste momento.

    O propósito da minha inscrição, Sr. Presidente, era fazer dois registros auspiciosos, que não são empanados por essa reflexão. Pelo contrário, a reflexão faz parte do exercício da nossa inteligência.

    Quero celebrar os 190 anos da nossa querida cidade de Biguaçu, onde tenho assento, Sr. Presidente, não apenas como cidadão, como alguém que convive, mas como membro da Academia de Letras de Biguaçu, uma cidade que valoriza a palavra, a letra, enfim, o exercício da leitura e da difusão do que ler.

    Biguaçu está completando 190 anos num momento de grande transição econômica, social. E eu quero, aqui, renovar o meu compromisso com aquela querida comunidade de Biguaçu, cujos festejos destes 190 anos se iniciam hoje e se prologam pelos próximos dias, para alegria de todos nós.

    De outra parte, torno público um registro que me deu especial satisfação: hoje, pela manhã, nós tivemos aqui a presença da Ministra da Ciência e Tecnologia, ex-Deputada, nossa colega Luciana Santos, ex-Vice-Governadora de Pernambuco também. E ela nos exibiu seu plano de trabalho e renovou as nossas esperanças num setor em que o Brasil deve um pouco mais do que deve ao turismo, que é a ciência, tecnologia e inovação.

    É com alegria, portanto, que eu faço um registro múltiplo, em nome de outros estados também. A minha universidade, a Universidade Federal de Santa Catarina, através do Laboratório de Imunobiologia, em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais, o Instituto Butantan, a Universidade Federal do Rio de Janeiro, a Universidade de Cambridge e a Karolinska Institutet, da Suécia, está desenvolvendo, Senador Kajuru, uma vacina que vai servir, se o projeto continuar e der certo, para combater a tuberculose e a covid. Ou seja, ela usa elementos do BCG recombinante, e, ainda que não seja uma pesquisa completa e em condições de aplicação, a próxima fase será exatamente a fase dos testes.

    E é muito curioso ver com quão pouco dinheiro se pôde desenvolver até aqui um projeto de tal magnitude, que é quase um passo na proclamação da nossa independência – é um passo.

    Nós já fomos muito mais fortes em matéria de vacina para humanos do que somos hoje. Somos muito fortes na vacina contra doenças que afetam animais, principalmente rebanhos.

    Então, eu queria saudar este momento iluminado, que acontece exatamente no dia em que eu participei desta apresentação, abrilhantada por vários Senadores e Senadoras, e não posso deixar de mencionar a presença do nosso sempre vigilante, em torno de ciência e tecnologia, Senador Izalci Lucas.

    Esses são os registros, que, ainda que não sejam empanados pela reflexão, convivem com a reflexão com que inicio as minhas palavras.

    Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 18/05/2023 - Página 33