Pela ordem durante a 49ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Considerações sobre a realização de audiência com o Ministro da Educação Camilo Santana, acompanhado da ex-Deputada Rosa Neide, bem como do Reitor do Instituto Federal de Educação Tecnológica Júlio César dos Santos. Comentários sobre a conclusão do "campus" da Universidade Federal de Várzea Grande e do "campus" do Instituto Federal de Educação Tecnológica em Várzea Grande.

Autor
Wellington Fagundes (PL - Partido Liberal/MT)
Nome completo: Wellington Antonio Fagundes
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
Ciência, Tecnologia e Informática, Educação:
  • Considerações sobre a realização de audiência com o Ministro da Educação Camilo Santana, acompanhado da ex-Deputada Rosa Neide, bem como do Reitor do Instituto Federal de Educação Tecnológica Júlio César dos Santos. Comentários sobre a conclusão do "campus" da Universidade Federal de Várzea Grande e do "campus" do Instituto Federal de Educação Tecnológica em Várzea Grande.
Publicação
Publicação no DSF de 18/05/2023 - Página 61
Assuntos
Economia e Desenvolvimento > Ciência, Tecnologia e Informática
Política Social > Educação
Indexação
  • COMENTARIO, AUDIENCIA PUBLICA, CAMILO SANTANA, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DA EDUCAÇÃO (MEC), PRESENÇA, EX-DEPUTADO, MULHER, REITOR, INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLOGICA, REGISTRO, CONSTRUÇÃO, CAMPUS AVANÇADO, UNIVERSIDADE FEDERAL, VARZEA GRANDE (MT).

    O SR. WELLINGTON FAGUNDES (Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - MT. Pela ordem.) – Sr. Presidente, enquanto concluímos a votação, eu quero aqui comunicar a toda a população do meu Estado de Mato Grosso que acabamos de ter uma audiência com o Ministro da Educação, Camilo Santana, acompanhado da ex-Deputada Rosa Neide, a pedido também do nosso companheiro Deputado Juarez, e do Senador Jayme Campos, que aqui está comigo, juntamente com o Instituto Federal de Educação Tecnológica, na pessoa do Reitor Júlio.

    Queremos aqui enaltecer o trabalho daquele instituto, que é o instituto com mais eficiência na aplicação dos recursos públicos e também nas parcerias no meu estado, tanto com o Governo do estado como com a iniciativa privada. Tanto é, que o orçamento daquele instituto praticamente triplicou.

    Eu tive a oportunidade de ser o Relator Setorial do Ministério da Educação, ocasião em que alocamos recursos. E aqui o Senador Jayme Campos tem várias emendas também alocadas, a Senadora Margareth Buzetti também nos apoia. Inclusive, uma das nossas reivindicações lá é a conclusão do campus da Universidade Federal de Várzea Grande, bem como a conclusão do campus do Instituto Federal de Educação Tecnológica em Várzea Grande, e já temos recursos garantidos da ordem de R$13 milhões nessa parceria com o Senador Jayme Campos.

    Então, com isso, nós temos a garantia da conclusão do campus do Instituto Federal em Várzea Grande e também, já, a perspectiva de concluirmos o campus da Universidade Federal em Várzea Grande.

    Outra reivindicação nossa foi a implantação de Instituto Federal de Educação Tecnológica na cidade de Água Boa, e aí falamos aqui de sua importância, porque Água Boa será o grande terminal ferroviário da Ferrovia de Integração do Centro-Oeste.

    Essa ferrovia interliga a Ferrovia Norte-Sul, saindo lá de Mara Rosa, atravessando o Araguaia, chegando em Cocalinho, Nova Nazaré e Água Boa.

    Essa obra é o primeiro investimento cruzado acontecido no Brasil, ou seja, em função da permuta da prorrogação da concessão da Ferrovia Carajás em Minas e Espírito Santo, a Vale do Rio Doce tem esse compromisso de construir a nossa Fico, a Ferrovia de Integração do Centro-Oeste, que chega a quase 400km, integrando, assim, toda a região do Araguaia, uma das grandes regiões de produção também no Estado de Mato Grosso. Ou seja, a carga está no Mato Grosso, a produção agropecuária está no Mato Grosso. Então, ela vai levar toda essa carga até Itaqui, no Maranhão, e, depois, pela Fiol, também até a Bahia...

(Intervenção fora do microfone.)

    O SR. WELLINGTON FAGUNDES (Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - MT) – ... integrando com a Ferronorte.

    A Ferronorte é outra história.

    Nós temos também a Ferronorte que é de Santos a Rondonópolis, a minha cidade natal. Lá nós temos o maior terminal da América Latina e já estamos, agora... É a primeira ferrovia por autorização estadual do Brasil. Está avançando de Rondonópolis até Cuiabá e de Cuiabá até Lucas do Rio Verde, onde será, no futuro, um grande entroncamento também, encontrando-se com a ferrovia, a Fico. E, claro, todos nós trabalhando também, para que a gente tenha a Ferrogrão no futuro, ou seja, a integração até os portos do Arco Norte.

    Então, essa audiência foi muito exitosa e já está marcada inclusive a presença do Ministro Camilo Santana em Mato Grosso, no dia 25, quinta-feira, chegando a Rondonópolis, onde vamos inaugurar, na Universidade Federal de Rondonópolis, muitas obras já prontas, inclusive o grande centro do curso de Medicina na nossa cidade.

    De Rondonópolis, depois, vamos até Cuiabá...

(Soa a campainha.)

    O SR. WELLINGTON FAGUNDES (Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - MT) – ... onde vamos lançar várias obras, um grande convênio com o Governo do estado, da ordem de 23 milhões, em que o Governo de Mato Grosso, o Governador Mauro, vai aportar esses recursos, numa parceria com o instituto federal, para capacitação dos nossos trabalhadores do estado.

    A agenda é bastante extensa, mas nós queremos aqui concluir, agradecer ao Ministro Camilo Santana a grande recepção e essas boas notícias.

    E também há outros campus que a gente pretende pleitear. Quero aqui citar também o campus de Lucas do Rio Verde, que é hoje a cidade de melhor IDH do Brasil, meu caro Senador Cid. É a cidade que faz inveja também na área de educação. Como o seu estado é uma referência, o Estado de Mato Grosso está procurando copiar as coisas boas do Ceará. Inclusive, daqui a pouco chegará aqui no Senado da República um empréstimo do Governo de Mato Grosso, que já está aprovado...

(Interrupção do som.)

    O SR. PRESIDENTE (Rodrigo Pacheco. Bloco Parlamentar PSD/Republicanos/PSD - MG) – Obrigado, Senador Wellington.

    Ah, perdão. Para concluir, Senador Wellington Fagundes.

(Soa a campainha.)

    O SR. WELLINGTON FAGUNDES (Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - MT) – Esse empréstimo, que já está aprovado na Cofiex, chegará para o Senado, de US$100 milhões para serem investidos diretamente na educação, para melhorar os índices da educação de Mato Grosso. Não adianta ser só um estado rico, o maior produtor, e a educação ser de nível baixo.

    E também mais 40 milhões para a regularização fundiária, que é fundamental para o nosso estado.

    É isso, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 18/05/2023 - Página 61