Pela ordem durante a 49ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Considerações sobre audiência pública realizada na Comissão de Educação e Cultura, com a presença do Ministro de Estado da Educação Camilo Santana. Comentário sobre o Instituto Federal de Ciência Tecnológica do Estado de Mato Grosso.

Autor
Jayme Campos (UNIÃO - União Brasil/MT)
Nome completo: Jayme Veríssimo de Campos
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
Ciência, Tecnologia e Informática, Educação:
  • Considerações sobre audiência pública realizada na Comissão de Educação e Cultura, com a presença do Ministro de Estado da Educação Camilo Santana. Comentário sobre o Instituto Federal de Ciência Tecnológica do Estado de Mato Grosso.
Publicação
Publicação no DSF de 18/05/2023 - Página 63
Assuntos
Economia e Desenvolvimento > Ciência, Tecnologia e Informática
Política Social > Educação
Indexação
  • COMENTARIO, AUDIENCIA PUBLICA, PRESENÇA, CAMILO SANTANA, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DA EDUCAÇÃO (MEC), AMPLIAÇÃO, CAMPUS AVANÇADO, INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLOGICA, SINOP (MT), LUCAS DO RIO VERDE (MT), VARZEA GRANDE (MT), AGUA BOA (MT), DEFESA, INVESTIMENTO, RECURSOS FINANCEIROS, MELHORIA, ENSINO MEDIO, ENSINO FUNDAMENTAL.

    O SR. JAYME CAMPOS (Bloco Parlamentar União Cristã/UNIÃO - MT. Pela ordem.) – Eu queria fazer até um aparte nessa questão, pela ordem dele aí.

    Naturalmente, fazer um adendo às palavras do Senador Wellington.

    De fato, a nossa audiência, por incrível que pareça, Wellington, foi maravilhosa. É raro quando você tem uma audiência aqui em Brasília em que, primeiro, é bem recebido; segundo, todos os pleitos que levamos ao Ministro Camilo Santana receberam a sinalização de que poderão acontecer. É o caso do instituto federal na região de Água Boa, como é o caso da ampliação do campus avançado de Sinop, chegando também a Lucas do Rio Verde; à conclusão das obras, o que é muito importante, da nossa universidade, do campus avançado, na minha querida cidade de Várzea Grande, que já vem sendo postergada há mais de 15 anos. Inicia, para e agora se está assegurando a conclusão dessa obra aqui.

    Em síntese, o que é mais importante – e eu gostei muito da conversa do Ministro – é que ele sinalizou de não só a implantação do instituto federal em Água Boa como também em outras cidades do Mato Grosso, particularmente na região noroeste, lá em Colniza, que é uma região que certamente precisa desses investimentos, pelo fato de que são regiões de produção e precisamos capacitar e fazer esses cursos tecnológicos para a juventude daquela região.

    Portanto, eu estou muito feliz. Quero cumprimentar o Ministro pela forma pragmática, pela forma muito séria e responsável, mostrando a viabilidade e o caminho, na medida de já termos apoiado lá. Agora mesmo estão concluindo as obras do instituto federal de Várzea Grande, que foi graças ao aporte de recursos do Senador Wellington, do Senador Jayme Campos e também da própria bancada federal de Mato Grosso.

    Com isso, nós estamos avançando. Nós precisamos hoje aqui ter a consciência de que esses investimentos são fatais, sobretudo numa região nossa que é uma região de produção, região para a qual nós estamos hoje contribuindo muito com a produção, melhorando a questão da logística, melhorando a questão dos ensinos médio e fundamental, como também com a implantação dos institutos em várias regiões de Mato Grosso.

    O instituto federal hoje é muito bem dirigido pelo competente Prof. Júlio, que tem feito um trabalho exitoso, um trabalho competente, esquecendo a questão política, partidária, pessoal, e está vendo realmente a política educacional, uma visão moderna, uma visão de futuro.

    Portanto, aqui hoje eu quero comemorar, não é, Wellington? Comemorar, Senadora querida amiga Margareth e os demais membros da nossa bancada federal, por essa vitória nossa lá de conseguirmos, com certeza, não só a conclusão e inauguração, no próximo 25 ou 26, do nosso bloco da universidade lá na cidade do Senador Wellington Fagundes, na nossa universidade federal, e os avanços e as conquistas.

    Eu estou muito contente – viu, Wellington? –, feliz em ter essa possibilidade de nós implantarmos pelo menos mais três institutos federais nas nossas regiões de Mato Grosso, a região lá do noroeste, como na região também lá do Vale do Arinos, na cidade de Juara, como também, desta feita, a conclusão das obras lá na cidade de Várzea Grande e de Água Boa, na região do médio e do baixo Araguaia, para atender àquela vasta região do nosso estado.

    Portanto, eu quero apenas cumprimentar e agradecer ao Ministro Camilo Santana e a toda a sua equipe, que nos recebeu muito bem e mostrou, com certeza, essa possibilidade de avançarmos no setor educacional no nosso estado.

    Obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 18/05/2023 - Página 63