Discurso durante a 49ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Solidariedade ao Deputado Federal Deltan Dallagnol, que teve seu mandato parlamentar cassado por decisão do Tribunal Superior Eleitoral.

Autor
Sergio Moro (UNIÃO - União Brasil/PR)
Nome completo: Sergio Fernando Moro
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
Atuação do Judiciário:
  • Solidariedade ao Deputado Federal Deltan Dallagnol, que teve seu mandato parlamentar cassado por decisão do Tribunal Superior Eleitoral.
Publicação
Publicação no DSF de 18/05/2023 - Página 70
Assunto
Outros > Atuação do Estado > Atuação do Judiciário
Indexação
  • SOLIDARIEDADE, DELTAN DALLAGNOL, DEPUTADO FEDERAL, CASSAÇÃO, MANDATO PARLAMENTAR, DECISÃO JUDICIAL, TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL (TSE).

    O SR. SERGIO MORO (Bloco Parlamentar Democracia/UNIÃO - PR. Para discursar.) – Sr. Presidente Rodrigo Pacheco, queridos pares, Senadoras e Senadores, assumo a tribuna para registrar a minha solidariedade ao Deputado Federal Deltan Dallagnol. Ontem, o TSE proferiu uma decisão que a gente respeita, institucionalmente, evidentemente, mas uma decisão de cassação do mandato.

    O Deltan se notabilizou, nos anos passados, como um Procurador da República valente da Operação Lava Jato, que combateu a corrupção, que combateu a criminalidade, e vinha se destacando, nesta Casa, com uma força política relevante, apresentando bons projetos para melhorar a vida das pessoas, principalmente, mas não só na retomada do combate à corrupção, igualmente, em causas relacionadas a pessoas com deficiência, projetos feitos com muito cuidado, inclusive dirigidos também a pessoas com autismo.

    Então, é uma grande perda para este Parlamento e para este Congresso. Essa decisão, como eu disse, nós respeitamos, mas nós lamentamos profundamente, já que acaba obstaculizando a continuidade do exercício da atividade parlamentar do Deltan Dallagnol.

    Mas eu tenho certeza de que, apesar desse infortúnio, apesar desse revés, o Deltan tem a capacidade e a competência para dar a volta por cima, para se recuperar, seja na vida privada, seja na vida pública. Parece-me que ele ainda vai recorrer, pelas vias judiciais, para buscar a revisão dessa decisão do TSE e espero que seja bem-sucedido nessa empreitada dele.

    De todo modo, como eu disse já nas redes sociais, onde me pronunciei, acima de tudo, quem perde com a cassação do mandato é o país, quem perde é o Brasil um grande paladino no combate à corrupção e uma pessoa que se notabilizou, uma pessoa que fez a diferença, nos últimos dez anos da história do Brasil, com uma luta inflexível no combate à corrupção.

    Então, registro aqui, Senador Veneziano, meu pesar por essa decisão e este lamento e espero que possamos caminhar para dias melhores neste nosso ambiente conturbado brasileiro.

    Espanta-me até que estejamos em um cenário no qual... Após as novas eleições, falou-se muito em pacificação, mas não estamos vendo pacificação nenhuma. Inclusive, o próprio Governo, pessoas do Governo tripudiaram em cima do infortúnio gerado ao colega Parlamentar, mas hoje tivemos, às 16h, aqui, no Congresso Nacional, uma entrevista coletiva, um evento significativo no qual vários Parlamentares tiveram a oportunidade de estar presentes para manifestar sua solidariedade. Eu não pude estar naquele momento por questões de força maior, mas faço questão de registrar aqui, como já fiz ontem, a minha solidariedade ao Deputado Federal Deltan Dallagnol.

    É isto, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 18/05/2023 - Página 70