Presidência durante a 51ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Repúdio aos atos de racismo contra o jogador de futebol Vinícius Júnior, que ocorreram durante partida do Campeonato Espanhol, em Valência.

Autor
Veneziano Vital do Rêgo (MDB - Movimento Democrático Brasileiro/PB)
Nome completo: Veneziano Vital do Rêgo Segundo Neto
Casa
Senado Federal
Tipo
Presidência
Resumo por assunto
Direitos Humanos e Minorias:
  • Repúdio aos atos de racismo contra o jogador de futebol Vinícius Júnior, que ocorreram durante partida do Campeonato Espanhol, em Valência.
Publicação
Publicação no DSF de 24/05/2023 - Página 12
Assunto
Política Social > Proteção Social > Direitos Humanos e Minorias
Indexação
  • REPUDIO, ATO, RACISMO, VITIMA, ATLETA PROFISSIONAL, FUTEBOL, PAIS ESTRANGEIRO, ESPANHA, VALENCIA.

    O SR. PRESIDENTE (Veneziano Vital do Rêgo. Bloco Parlamentar Democracia/MDB - PB) – Obrigado, Senador Jorge Kajuru.

    As suas manifestações refletem exatamente um repúdio pleno, universal, de todos os que, de fato, reagem a essas abjetas demonstrações de anticivilidade que vêm se reiterando não apenas no tocante à figura tão querida, tão esforçada, a um vencedor – que se fez vencedor pelos seus próprios merecimentos, jovem, pobre, negro –, que sai e que conquista o mundo, tendo o realce nas suas qualidades pessoais de grande futebolista.

    É preciso que nós reajamos e, diga-se de passagem, o Governo Federal assim o fez. E todos nós assim o fizemos, em solidariedade. Mas, mais do que nós, deveria ter sido uma reação imediata por parte daqueles que fazem a La Liga, ao contrário da presença do seu Presidente, fraquíssimo, que, inclusive, pode-se dizer, chega a compartilhar, porque o não reagir é um tipo de condescendência àqueles atos, é uma cumplicidade, e também pela própria Federação Espanhola que, timidamente, reagiu. Então, nós temos de fazê-lo, expressando a nossa solidariedade a ele e a tantos outros que continuam a sofrer, inclusive no nosso próprio país, dessa aberração que se chama racismo.

    Então, os nossos cumprimentos pela sua muito pertinente, mais uma vez, participação na tribuna do Senado.

    Convido o Senador Paulo Paim, que já se dirige à nossa tribuna. Meus cumprimentos, Senador Paulo Paim. Boa tarde! V. Exa. dispõe de 10 minutos para o seu pronunciamento.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 24/05/2023 - Página 12