Pronunciamento de Eduardo Girão em 23/05/2023
Pela ordem durante a 51ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Solidariedade ao Senador Magno Malta, cujas declarações sobre o episódio que envolveu o atleta Vinícius Jr. sofreram distorções por parte da imprensa.
- Autor
- Eduardo Girão (NOVO - Partido Novo/CE)
- Nome completo: Luis Eduardo Grangeiro Girão
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Pela ordem
- Resumo por assunto
-
Atividade Política,
Imprensa:
- Solidariedade ao Senador Magno Malta, cujas declarações sobre o episódio que envolveu o atleta Vinícius Jr. sofreram distorções por parte da imprensa.
- Publicação
- Publicação no DSF de 24/05/2023 - Página 30
- Assuntos
- Outros > Atividade Política
- Outros > Imprensa
- Indexação
-
- SOLIDARIEDADE, MAGNO MALTA, SENADOR, ACUSAÇÃO, IMPRENSA, RACISMO, ATLETA PROFISSIONAL, FUTEBOL, PAIS ESTRANGEIRO, ESPANHA.
O SR. EDUARDO GIRÃO (Bloco Parlamentar Vanguarda/NOVO - CE. Pela ordem.) – Sr. Presidente, rapidamente, fazendo aqui uma abordagem, ao Senador Magno Malta também a minha solidariedade por um recorte. Quem conhece o senhor, como bem falou o Senador Kajuru, quem acompanha o seu trabalho sabe da sua retidão, da sua defesa de causas justas, e o senhor abomina racismo.
E a minha solidariedade também ao jogador brasileiro Vinicius Jr. Aquela confusão que aconteceu... Eu só nesta madrugada fui assistir aos lances, assistir aos melhores momentos – melhores momentos, porque ali foi algo estarrecedor.
Eu fui a uma partida, no recesso, no começo do ano, lá na Itália, do Roma contra um time ali da Europa. E eu fiquei estarrecido, Sr. Presidente. Eu sei, Veneziano, que o senhor gosta de futebol também, muito, e confesso para você que fiquei estarrecido com o que eu ouvi na arquibancada. Eu ouvi esse tipo de atentado – atentado, racista – contra um jogador do time que estava lá, e, assim, as pessoas rindo, agora, em janeiro. Eu fui testemunha disso!
Nessa cultura, eu acho que nós estamos muito avançados em relação a essa sensibilidade em um tema que nós não podemos achar normal.
Hoje, o Senador Kajuru já informou – não é, Senador? – que foram identificados três torcedores. Um é daqueles até que o Vinicius Jr. chega ali na borda do campo e diz: "Foi ele".
Eu acho que a punição tem que ser exemplar.
E aquele técnico Ancelotti, eu vi a entrevista dele depois, gostei muito de sua ponderação. A repórter querendo saber sobre o jogo: "Mas eu quero é que o senhor fale da derrota...". Disse: "Eu não vou falar disso, tem coisa muito mais importante aqui em jogo, que é o que aconteceu com um ser humano". E eu achei brilhante que ele sustentou a entrevista toda em cima disso, não tem coisa mais importante, mostrando que o juiz tinha que acabar, tinha que ter ali paralisado a partida, encerrado o jogo. Ali foi forte! Os jogadores, nesse espírito de corpo importante, já que o Senador Magno Malta falou em corpos... Talvez a próxima etapa fosse sair de campo e não continuar mais uma partida daquela.
Um grande abraço, muita paz.