Pela ordem durante a 51ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Defesa da convocação do Embaixador da Espanha para que preste esclarecimentos sobre o episódio que envolveu o jogador brasileiro de futebol Vinícius Jr.

Autor
Omar Aziz (PSD - Partido Social Democrático/AM)
Nome completo: Omar José Abdel Aziz
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
Assuntos Internacionais, Direitos Humanos e Minorias:
  • Defesa da convocação do Embaixador da Espanha para que preste esclarecimentos sobre o episódio que envolveu o jogador brasileiro de futebol Vinícius Jr.
Publicação
Publicação no DSF de 24/05/2023 - Página 35
Assuntos
Outros > Assuntos Internacionais
Política Social > Proteção Social > Direitos Humanos e Minorias
Indexação
  • DEFESA, CONVOCAÇÃO, EMBAIXADOR, ESPANHA, EXPLICITAÇÃO, RACISMO, ATLETA PROFISSIONAL, NEGRO, FUTEBOL.

    O SR. OMAR AZIZ (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSD - AM. Pela ordem.) – Pela ordem, Sr. Presidente, só para ver essa questão do brasileiro Vini Jr., que sofreu agressões em pleno século XXII. Não dá nem para mensurar o que a gente pode falar sobre isso num esporte que é dominado no mundo todo, o futebol.

    E o Brasil, os brasileiros, nós temos o melhor e maior jogador da história, um negro, Pelé, que, talvez, se estivesse jogando no Real Madrid, estivesse sofrendo as mesmas agressões que o Vini Jr. sofreu no último domingo. Não é só no último domingo, ele, há dois anos, vem sofrendo esse tipo de agressões.

    Eu hoje conversei com o Senador Otto, tentei falar com o Senador Renan, eu acho que a Comissão de Relações Exteriores tem que convocar o Embaixador da Espanha para vir aqui se explicar. A Espanha não é um país que é referência no mundo em relação a tratamento humano, até porque os mouros passaram 800 anos na Espanha e não impuseram a sua cultura, a sua religião. E eram negros, vinham da África. São os maiores corsários que o mundo viu em 1500. Levaram as riquezas todas peruanas, as riquezas dos astecas, as riquezas dos incas, as riquezas da América do Sul, e nós sustentamos a Espanha por anos e anos.

    O Brasil não depende da Espanha para absolutamente nada. Zero! A gente não traz jogador espanhol para jogar aqui. Eles é que levam os nossos jogadores a preço de ouro, a peso de ouro, para jogar lá.

    Agora, desrespeitar um brasileiro, seja em qualquer lugar do mundo... Ainda bem que esse Governo é diferente, ele coloca a cara para defender o brasileiro em qualquer lugar do mundo. E é assim que deve ser um país.

    Por isso, a convocação do Embaixador da Espanha é necessária urgentemente por este Senado Federal. Tem que dar explicações. Senão, o Brasil tem que tomar um posicionamento em relação a não permitir que jogadores vão jogar na Espanha mais. Tem outros países que vão receber muito bem jogadores brasileiros, mesmo que não paguem tão bem, mas serão recebidos com dignidade e tratados com dignidade, coisa que hoje...

    Não é a primeira e não será a última vez que um jogador brasileiro preto será tratado da forma que foi. Nós não podemos admitir isso.

    Nós respeitamos e recebemos no Brasil todos de braços abertos. Sempre fomos assim. O Brasil é um país ordeiro, que sempre recebeu as pessoas de braços abertos.

    E o que está acontecendo hoje? Prenderam os caras ontem e já soltaram hoje. É só migué, é só o "h", é só para dar uma satisfação. Não é a primeira vez nem será a última.

    A Espanha não é referência em termos de aniquilação de etnias: aniquilou os incas, aniquilou os astecas, aniquilou a América do Sul, levou e roubou ouro e prata peruanos, ouro e prata astecas e isso fez com que eles se tornassem o país que é hoje. Ela era o verdadeiro povo, na época, que ia e levava as riquezas; e levaram as riquezas da América do Sul. Então, a Espanha não é referência em tratamento, nem hoje nem em 1500, nos séculos XV e XVI.

    Então, o Embaixador da Espanha tem que ser convocado...

(Soa a campainha.)

    O SR. OMAR AZIZ (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSD - AM) – ...pelo Senado Federal para dar explicações em relação ao tratamento que é dado a um brasileiro. Não é a um jogador de futebol, é a um brasileiro.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 24/05/2023 - Página 35