Pronunciamento de Leila Barros em 23/05/2023
Discurso durante a 51ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Apresentação de voto de repúdio aos torcedores racistas da Espanha e ao Presidente de La Liga, Sr. Javier Tebas, em razão dos recentes ataques sofridos pelo jogador brasileiro Vinícius Júnior.
- Autor
- Leila Barros (PDT - Partido Democrático Trabalhista/DF)
- Nome completo: Leila Gomes de Barros Rêgo
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
Direitos Humanos e Minorias:
- Apresentação de voto de repúdio aos torcedores racistas da Espanha e ao Presidente de La Liga, Sr. Javier Tebas, em razão dos recentes ataques sofridos pelo jogador brasileiro Vinícius Júnior.
- Publicação
- Publicação no DSF de 24/05/2023 - Página 57
- Assunto
- Política Social > Proteção Social > Direitos Humanos e Minorias
- Matérias referenciadas
- Indexação
-
- DISCURSO, REQUERIMENTO, VOTO DE CENSURA, REPUDIO, EVENTO, PAIS ESTRANGEIRO, ESPANHA, RACISMO, ESTADIO, FUTEBOL, VITIMA, ATLETA PROFISSIONAL, NACIONALIDADE, BRASIL, OMISSÃO, PRESIDENTE, LIGA ESPORTIVA.
A SRA. LEILA BARROS (PDT/PDT - DF. Para discursar.) – Obrigada, Sr. Presidente.
Sr. Presidente, eu gostaria de apresentar aqui um requerimento para inserção em Ata de voto de repúdio aos torcedores racistas da Espanha e ao Presidente de La Liga, Sr. Javier Tebas, primeiro pelos ataques promovidos contra o jogador brasileiro Vinícius Júnior e, segundo, pela omissão e negligência da organização da competição em tomar providências.
Eu requeiro ainda que seja enviada a cópia do presente voto, conforme dados em anexo, para as demais entidades.
Posso ler a justificação?
O SR. PRESIDENTE (Rodrigo Cunha. Bloco Parlamentar União Cristã/UNIÃO - AL) – Com certeza.
A SRA. LEILA BARROS (Bloco Parlamentar Democracia/PDT - DF) – Sr. Presidente, no último fim de semana, o mundo assistiu perplexo aos ataques racistas sofridos pelo jogador brasileiro Vinícius Júnior, já citados aqui, no estádio de Mestalla, na Espanha, na cidade de Valência, durante a partida de futebol do campeonato espanhol. Tratou-se da 10ª denúncia de crimes praticados contra aquele atleta brasileiro.
Diante desse absurdo, eu requeiro a aprovação do presente voto de repúdio a todos os racistas transvestidos de torcedores da Espanha. Também peço repúdio às manifestações sobre o assunto do Presidente de LaLiga, o Sr. Javier Tebas, e a sua omissão em tomar providências contra o racismo no campeonato cuja organização é de sua responsabilidade. Ao invés de combater os racistas, o dirigente espanhol preferiu atacar a vítima, como nós vimos no dia de ontem. Não é possível aceitarmos, em pleno século XXI, Sr. Presidente, esse tipo de comportamento criminoso.
Não basta declarar apoio ao Vinícius Júnior, e eu falo isso a todos nós presentes. Temos que ir além. Por isso apresentamos o presente requerimento pedindo o apoio e a sua aprovação a todos os nossos pares.
Obrigada, Sr. Presidente.