Pronunciamento de Alan Rick em 24/05/2023
Pela ordem durante a 52ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Defesa das competências constitucionais do Congresso Nacional e registro da apresentação, em 2016, quando Deputado Federal, de projeto de lei que criminalizava a usurpação de competência, por Ministro do Supremo Tribunal Federal, de matéria exclusiva de Senadores, Deputados Federais e do Poder Executivo.
- Autor
- Alan Rick (UNIÃO - União Brasil/AC)
- Nome completo: Alan Rick Miranda
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Pela ordem
- Resumo por assunto
-
Atuação do Judiciário,
Poder Legislativo:
- Defesa das competências constitucionais do Congresso Nacional e registro da apresentação, em 2016, quando Deputado Federal, de projeto de lei que criminalizava a usurpação de competência, por Ministro do Supremo Tribunal Federal, de matéria exclusiva de Senadores, Deputados Federais e do Poder Executivo.
- Publicação
- Publicação no DSF de 25/05/2023 - Página 45
- Assuntos
- Outros > Atuação do Estado > Atuação do Judiciário
- Organização do Estado > Poder Legislativo
- Indexação
-
- DEFESA, COMPETENCIA LEGISLATIVA, CONGRESSO NACIONAL, REGISTRO, APRESENTAÇÃO, ANTERIORIDADE, CARGO, DEPUTADO FEDERAL, PROJETO DE LEI, CRIAÇÃO, CRIME, USURPAÇÃO, MINISTRO, SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL (STF), COMPETENCIA, SENADOR, CONGRESSISTA, PODER, EXECUTIVO.
O SR. ALAN RICK (Bloco Parlamentar União Cristã/UNIÃO - AC. Pela ordem.) – Sr. Presidente, pela ordem, apenas para referendar e fazer coro com o discurso do nobre colega, Senador Jorge Seif, muito oportuno. Ontem mesmo, nesta Casa, falávamos a respeito disto: do respeito à vontade popular consagrada nas urnas, do respeito ao voto dos cidadãos brasileiros, que escolheram seus representantes – na Câmara, no Senado, no Executivo – para que possam, exatamente como dissemos, representá-los diante da nação.
Então, todo tipo de abuso... E me lembro, Senador Jorge Seif, de matéria que nós apresentamos na Câmara dos Deputados, eu e mais dez corajosos Deputados Federais à época, em 2016, um projeto que criminalizava, que tornava crime a usurpação de competência, por Ministro do Supremo, de matéria exclusiva de Senadores e Deputados e também do Executivo.
Nós não mais podemos assistir a isso calados. V. Exa. foi muito feliz. Reitero também as palavras do nobre colega, Senador Girão. O Brasil tem representantes eleitos democraticamente, e são eles que devem versar matérias de exclusividade, competência exclusiva do Congresso Nacional.
Parabéns pelo posicionamento.
Obrigado, Sr. Presidente.