Pela ordem durante a 52ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Crítica a organizações não governamentais que recebem recursos de países como Noruega e Alemanha e criminalizam a Petrobras por instalar plataforma de petróleo no Estado do Amapá. Registro da existência da bases de petróleo a 80 km da cidade de Bergen, na Noruega, e a 20 km de cidades no Golfo do México.

Autor
Jorge Seif (PL - Partido Liberal/SC)
Nome completo: Jorge Seif Júnior
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
Assuntos Internacionais, Desenvolvimento Regional, Mineração:
  • Crítica a organizações não governamentais que recebem recursos de países como Noruega e Alemanha e criminalizam a Petrobras por instalar plataforma de petróleo no Estado do Amapá. Registro da existência da bases de petróleo a 80 km da cidade de Bergen, na Noruega, e a 20 km de cidades no Golfo do México.
Publicação
Publicação no DSF de 25/05/2023 - Página 61
Assuntos
Outros > Assuntos Internacionais
Economia e Desenvolvimento > Desenvolvimento Regional
Infraestrutura > Minas e Energia > Mineração
Indexação
  • CRITICA, ORGANIZAÇÃO NÃO-GOVERNAMENTAL (ONG), RECEBIMENTO, RECURSOS FINANCEIROS, PAIS ESTRANGEIRO, NORUEGA, ALEMANHA, ENTENDIMENTO, CRIME, PETROLEO BRASILEIRO S/A (PETROBRAS), INSTALAÇÃO, PLATAFORMA, PETROLEO, ESTADO DO AMAPA (AP), REGISTRO, EXISTENCIA, BASE, PROXIMIDADE, CIDADE, REGIÃO, EUROPA, MEXICO.

    O SR. JORGE SEIF (Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - SC. Pela ordem.) – Sr. Presidente, me espanta que algumas organizações não governamentais, inclusive regadas com dinheiro do fundo amazônico, oriundo de países como Noruega e também Alemanha, estejam vociferando e utilizando também veículos de imprensa para criminalizar a Petrobras e prejudicar o Estado do Amapá pela instalação de plataformas de petróleo.

    E eu vejo nisso, Sr. Presidente, inclusive uma incoerência e, quem sabe, uma hipocrisia. Para o senhor ter ideia, existe uma base de petróleo conhecida como Campo de Troll, apenas a 80km da cidade de Bergen, na Noruega. E as plataformas propostas pela Petrobras para fazer, além da exploração do ouro negro, contemplar o Estado do Amapá, representado nesta Casa pelo Lucas Barreto, pelo Davi Alcolumbre, pelo Senador...

    O SR. PRESIDENTE (Rodrigo Pacheco. Bloco Parlamentar PSD/Republicanos/PSD - MG) – Randolfe Rodrigues.

    O SR. JORGE SEIF (Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - SC) – ... Randolfe Rodrigues, e sendo impedidas, e o Governo sendo pressionado, sendo que essas bases de petróleo, essas plataformas terão distância de 500km. E no Golfo do México, Sr. Presidente, existem bases de petrolíferas que distam apenas 20km de algumas cidades daquela região.

    Então, eu faço aqui coro com a Petrobras, com o povo do Amapá, apesar de ser um Senador de Santa Catarina, e com os Senadores que representam esse belo estado porque nós queremos, sim, o desenvolvimento sustentável e realmente a prospecção e exploração de petróleo com toda a responsabilidade e know-how que a Petrobras já demonstrou ter em toda a sua existência.

    Obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 25/05/2023 - Página 61