Pela ordem durante a 52ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Manifestação de apoio ao Governo Lula, mas de discordância com a política ambiental da Ministra do Meio Ambiente, Marina Silva. Registro da exploração de petróleo por empresas britânicas e americanas na Guiana Inglesa e na Guiana Francesa. Defesa da atuação da Petrobras.

Autor
Omar Aziz (PSD - Partido Social Democrático/AM)
Nome completo: Omar José Abdel Aziz
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
Desenvolvimento Regional, Meio Ambiente, Mineração:
  • Manifestação de apoio ao Governo Lula, mas de discordância com a política ambiental da Ministra do Meio Ambiente, Marina Silva. Registro da exploração de petróleo por empresas britânicas e americanas na Guiana Inglesa e na Guiana Francesa. Defesa da atuação da Petrobras.
Publicação
Publicação no DSF de 25/05/2023 - Página 62
Assuntos
Economia e Desenvolvimento > Desenvolvimento Regional
Meio Ambiente
Infraestrutura > Minas e Energia > Mineração
Indexação
  • MANIFESTAÇÃO, APOIO, GOVERNO, LUIZ INACIO LULA DA SILVA, PRESIDENTE DA REPUBLICA, DISCORDANCIA, POLITICA DO MEIO AMBIENTE, MARINA SILVA, MINISTRO DE ESTADO, MEIO AMBIENTE, REGISTRO, EXPLORAÇÃO, PETROLEO, EMPRESA ESTRANGEIRA, GRÃ-BRETANHA, ESTADOS UNIDOS DA AMERICA (EUA), LOCAL, GUIANA INGLESA, GUIANA FRANCESA, DEFESA, ATUAÇÃO, PETROLEO BRASILEIRO S/A (PETROBRAS).

    O SR. OMAR AZIZ (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSD - AM. Pela ordem.) – Eu ouvi atentamente agora o Senador Seif, falando sobre essa questão ambiental.

    Eu vou dar um exemplo aqui – e os Senadores do Acre que me corrijam, porque eu não sou acriano, eu sou do Amazonas, mas conheço o Acre.

    O Acre teve a oportunidade, com o Fundo da Amazônia, com o Governo do PT, lá, governando o Estado do Acre durante 20 anos, oito anos com um grande amigo meu Jorge Viana, mais oito com um grande amigo meu, Tião Viana e, nesse ínterim, dos quatro, em que um não podia suceder o outro porque eram irmãos, ficou o Secretário de Educação, que foi um Governador muito bom no Acre. E, na época, a Ministra Marina era a Ministra do Meio Ambiente.

    Se você ou qualquer Senador que defende essa política ambiental – qualquer pessoa nesse Brasil, que defende a política que a Marina defende, que não é para o Brasil nem para os brasileiros... Uma coisa é o Brasil, outra coisa são as pessoas que moram no Brasil, são os brasileiros, são os amazônidas que sofrem com isso. Se você me trouxer um programa... Eu estou falando o seguinte: 20 anos do Governo do PT no Acre; Ministra do Meio Ambiente, Marina Silva; Fundo da Amazônia; IBAMA... Não tem um programa sequer que gere emprego, no Acre, para essas pessoas que eles dizem que defendem.

    O mais absurdo de tudo é que parece que nós temos dois governos. Eu votei no Lula, defendo o Governo do Lula, acredito que é um governo que vai dar certo – vamos deixar muito claro isso –, mas não sou obrigado a concordar com tudo. Eu voto conforme a minha consciência.

    A Ministra Marina Silva já teve problemas sendo Ministra do Lula e vai dar mais problema, vai causar mais problemas. Talvez ela fique muito bem na fita com o Al Gore – que está caladinho, porque estão explorando agora petróleo no Alasca, mas você não ouve o Al Gore falar uma palavra sobre isso. Você não ouve o Al Gore falar que, ali do lado, no Amapá, tem empresas britânicas e americanas explorando petróleo na Guiana Inglesa e na Guiana Francesa.

    Então, é muito fácil ser ambientalista da 25 de Março. É ótimo. Difícil é viver na Amazônia com as dificuldades, com a pobreza, com a desigualdade social e, quando nós temos a oportunidade que a natureza nos dá... E, aí, eu vou fazer um outro desafio à Ministra Marina Silva e aos ambientalistas do Brasil todo. Em Urucu e em Coari – e vários Presidentes já estiveram presentes lá nessa região –, no centro da Amazônia, do meu estado, fica no Rio Solimões. Coari é um dos maiores produtores de petróleo em terra firme. Por 40 anos, Senador, nunca poluiu um igapó, um igarapé e, muito menos, o Rio Solimões. Por quê? Porque a Petrobras tem tecnologia e cuidados ambientais necessários para fazer essa exploração.

    Agora, querer afrontar a inteligência da maioria do povo brasileiro é querer desmerecer a nossa presença aqui no Senado. Porque, Presidente, não vai se explorar petróleo, o que está se pedindo é para fazer prospecção, somente, para saber se tem ou não, porque o mesmo veio de petróleo que tem ali no Amapá está lá do lado na Guiana, e mais, a 580km da Foz do Amazonas...

(Soa a campainha.)

    O SR. OMAR AZIZ (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSD - AM) – ... e a 170km da costa.

    Mais ainda, Senador. Se houver um vazamento – o que não vai ocorrer, porque eles têm os cuidados necessários –, ele não virá para a Foz do Amazonas, vai para Barbados, porque a maré leva.

    É só essa explicação, porque, hoje, de manhã, eu vi um cidadão ambientalista dizendo: "A Amazônia vale 361 bilhões por ano". A gente nunca viu a cor desse dinheiro, nunca chegou lá. Se ela vale, para o povo que vive na Amazônia, para os povos tradicionais, nunca chegaram esses recursos e não vão chegar nunca.

    Não nos permitam ser dependentes de outros países. O Amazonas tem uma das maiores minas de potássio do mundo, que poderia estar produzindo fertilizante...

(Interrupção do som.)

    O SR. OMAR AZIZ (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSD - AM) – ... mas, hoje, infelizmente, por questões ambientais, (Fora do microfone.) nós não podemos fazer isso.

(Soa a campainha.)

    O SR. OMAR AZIZ (Bloco Parlamentar PSD/Republicanos/PSD - AM) – Não é para mim, não, porque o Amazonas não tem agronegócio, mas é para o Centro-Oeste, para o povo brasileiro, para gerar emprego e renda. E isso não nos permite.

    Nós não vamos poder ficar quietos, esperando que uma Ministra tenha mais força do que o Presidente da República, que foi eleito com compromissos ambientais. São compromissos ambientais, mas não fazer mal para o Brasil e para os brasileiros. Isso a gente não pode aceitar.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 25/05/2023 - Página 62