Pela ordem durante a 52ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro da inclusão, pela Câmara dos Deputados, de texto considerado pelo Senado como jabuti estranho à medida provisória acerca de desmatamento da Mata Atlântica. Crítica à Câmara por entender configurar emenda supressiva os artigos que o Senado aprovou, por unanimidade, como estranhos à matéria e, por essa razão, não escritos. Anúncio de judicialização da deliberação e solicitação de veto pelo Governo e de intervenção do Presidente do Senado junto ao STF.

Autor
Alessandro Vieira (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/SE)
Nome completo: Alessandro Vieira
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
Atuação do Congresso Nacional, Meio Ambiente:
  • Registro da inclusão, pela Câmara dos Deputados, de texto considerado pelo Senado como jabuti estranho à medida provisória acerca de desmatamento da Mata Atlântica. Crítica à Câmara por entender configurar emenda supressiva os artigos que o Senado aprovou, por unanimidade, como estranhos à matéria e, por essa razão, não escritos. Anúncio de judicialização da deliberação e solicitação de veto pelo Governo e de intervenção do Presidente do Senado junto ao STF.
Publicação
Publicação no DSF de 25/05/2023 - Página 92
Assuntos
Outros > Atuação do Estado > Atuação do Congresso Nacional
Meio Ambiente
Indexação
  • REGISTRO, INCLUSÃO, CAMARA DOS DEPUTADOS, TEXTO, DELIBERAÇÃO, SENADO, AUSENCIA, VINCULAÇÃO, MEDIDA PROVISORIA (MPV), REFERENCIA, DESMATAMENTO, MATA ATLANTICA, CRITICA, ENTENDIMENTO, EMENDA, SUPRESSÃO, DISPOSITIVOS, APROVAÇÃO, UNANIMIDADE, ANUNCIO, AÇÃO JUDICIAL, ASSUNTO, SOLICITAÇÃO, VETO PARCIAL, GOVERNO, INTERVENÇÃO, PRESIDENTE, CONGRESSO NACIONAL, SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL (STF).

    O SR. ALESSANDRO VIEIRA (Bloco Parlamentar Juntos pelo Brasil/PSDB - SE. Pela ordem.) – Obrigado, Sr. Presidente.

    É apenas para comunicar à Casa que a Câmara dos Deputados acaba de votar o texto da emenda provisória que votamos recentemente e repôs os excessos, os jabutis, inclusive no tocante ao desmatamento e ataque à Mata Atlântica, dando como emenda supressiva aquilo que foi dado aqui no Senado, por unanimidade, como texto estranho à matéria e, portanto, não escrito. Esse artifício, utilizado por condução do Presidente Arthur Lira, vai, naturalmente, judicializar a questão, porque o sistema bicameral exige que você tenha o reconhecimento da importância das Casas. E não é intenção do Senado suprimir a importância da Câmara dos Deputados, mas há de se reconhecer que o Plenário desta Casa, repito, por unanimidade, deu como não escritos, por estranhos à matéria os artigos que faziam referência a abusos extremos.

    E, não só individualmente, como Parlamentar, porque, evidentemente, vou buscar o Supremo Tribunal Federal para corrigir esse abuso, faço dois apelos. Primeiro, apelo ao Governo, através da sua Liderança, para que faça o veto, porque não há como se aceitar um ataque à Mata Atlântica brasileira. E, segundo, apelo a esta Casa, através da sua Presidência, para que se esforce na Corte Superior para fazer valer a opinião que foi unânime dos Parlamentares Senadores da República. Não é uma missão apenas do Senador individualmente, é uma missão da Casa.

    Ficam registrados a informação e o apelo por providências da Casa.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 25/05/2023 - Página 92