Pela ordem durante a 57ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Elogios aos Senador Jayme Campos e ao ex-Governador e ex-Senador pelo Estado de Mato Grosso (MT) Júlio Campos.

Autor
Jorge Kajuru (PSB - Partido Socialista Brasileiro/GO)
Nome completo: Jorge Kajuru Reis da Costa Nasser
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
Homenagem:
  • Elogios aos Senador Jayme Campos e ao ex-Governador e ex-Senador pelo Estado de Mato Grosso (MT) Júlio Campos.
Publicação
Publicação no DSF de 01/06/2023 - Página 19
Assunto
Honorífico > Homenagem
Indexação
  • ELOGIO, SENADOR, JAYME CAMPOS, EX-SENADOR, EX-GOVERNADOR, JULIO CAMPOS.

    O SR. JORGE KAJURU (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSB - GO. Pela ordem.) – Eu quero primeiro dizer o seguinte: eu não tenho como perguntar a Deus, mas, se pudesse, eu iria perguntar quem é melhor Júlio ou Jayme? (Risos.)

    Só Deus para responder, mas que Deus abençoe os dois.

    A história do Júlio é absolutamente indiscutível e reconhecida em todo o Estado do Mato Grosso.

    Jayme falou do que foi conquistado pelo Júlio enquanto Governador, enquanto Parlamentar, e eu queria, como juvenil entre vocês aqui, do ponto de vista político – especialmente entre os dois que aqui estão, Jayme e Júlio –, dizer que eu fiquei muito emocionado ontem, porque, com quatro anos de mandato – e você com a experiência que tem e o Júlio também –, eu creio que poucos Senadores – segundo Alvaro Dias, nenhum conseguiu...

    Em apenas 15 dias – eu fiquei impressionado –, fui a três ministérios: o Ministério de Portos e Aeroportos, Márcio França; o Ministério das Cidades, Jader Filho; Ministério da Infraestrutura, Renan Filho – aos três –, atendendo a um pedido do meu amigo pessoal há 35 anos e melhor Governador da história de Goiás, Ronaldo Caiado. Fui lá e o levei, e disse: "Eu vou conseguir isso para ti, fica tranquilo".

    Conseguimos 13 novos aeroportos para Goiás, especialmente aquele de Anápolis, que é um ferro-velho, a base aérea antiga, o aeroporto de cargas, 13 novos aeroportos, ontem; mais de 10 mil casas, já agora, neste ano, dignas, com mensalidades de R$150, casas que precisam – Governador Júlio, com a sua experiência – estar próximas a transporte, a escola, a hospital, ou seja, não é um Minha Casa, Minha Vida normalmente localizado em um pombal. Com dignidade essas casas, num novo projeto do Governo Lula, que é o de parcerias. E conseguimos depois – porque o Jayme falou sobre a questão das estradas no Mato Grosso, e eu sei porque as conheço, quantas vezes viajei de carro para chegar a Cuiabá e transmitir os jogos da seleção brasileira na minha carreira –, nós conseguimos rigorosamente nove novas rodovias no Estado de Goiás, estradas que há mais de 20 anos não tinham resposta para nada: duplicação de rodovias, anel viário entre Goiânia e Aparecida, para acabar com aquele sufoco do final da tarde, novas BRs, federalizando algumas.

    Portanto, quero dizer, porque às vezes a gente critica um ministro aqui, mas a gente precisa elogiar, porque aí não é cumprimentar o Presidente Lula, é cumprimentar a equipe escolhida por ele de ministros, o que não tem nada a ver com a questão partidária, porque os dois aqui sabem muito bem que o Ronaldo Caiado, partidariamente, tem outra visão, diferente de Lula, e mostra que atendeu a um Senador goiano, que é Vice-Líder dele aqui no Governo, mas que atendeu a um Governador como o Ronaldo Caiado também.

    Portanto, eu queria fazer este registro no momento em que a gente tem o privilégio de receber aqui no Plenário um histórico Governador do país, o ex-Governador do Mato Grosso, Deputado Federal Júlio Campos.

    Muito obrigado, Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 01/06/2023 - Página 19