Pronunciamento de Flávio Arns em 06/06/2023
Pela ordem durante a 62ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Requerimento de inserção de voto de aplauso ao Pe. Haruo Sasaki por tornar-se cidadão honorário do Paraná.
- Autor
- Flávio Arns (PSB - Partido Socialista Brasileiro/PR)
- Nome completo: Flávio José Arns
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Pela ordem
- Resumo por assunto
-
Homenagem:
- Requerimento de inserção de voto de aplauso ao Pe. Haruo Sasaki por tornar-se cidadão honorário do Paraná.
- Publicação
- Publicação no DSF de 07/06/2023 - Página 13
- Assunto
- Honorífico > Homenagem
- Indexação
-
- REQUERIMENTO, PRESIDENCIA, SENADO, INSERÇÃO, VOTO DE APLAUSO, HARUO SASAKI, SACERDOTE, IGREJA CATOLICA, ATUAÇÃO, ESTADO DO PARANA (PR).
O SR. FLÁVIO ARNS (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSB - PR. Pela ordem.) – Sr. Presidente, requeiro inserção em ata de voto de aplauso ao Pe. Haruo Sasaki por ter se tornado, na data de hoje, cidadão honorário do Paraná, um reconhecimento justo e merecido a esse sacerdote nipo-brasileiro, que, aos 93 anos, continua sendo uma referência na defesa da sustentabilidade e das causas humanitárias.
Pe. Sasaki nasceu no Japão e migrou ao Brasil, em 1958, para evangelizar imigrantes nipônicos que trabalhavam no norte do Paraná. Na década de 70, descobriu que muitas pessoas com hanseníase estavam abandonadas, sem qualquer tipo de atendimento médico, na zona rural do Município de São Jerônimo da Serra. Criou, então, a Associação Filantrópica Humanitas, que atende gratuitamente milhares de pessoas em tratamento contra a hanseníase e outras doenças dermatológicas.
Na década de 90, expandiu sua missão ao criar a Casa Familiar Rural de Sapopema, hoje chamada Casa Familiar Rural Pe. Sasaki, um projeto que nasceu com o propósito de promover o desenvolvimento econômico e social dos filhos de agricultores da região por meio da educação, com a oferta de cursos profissionalizantes integrados ao ensino médio.
No auge dos seus 93 anos, Pe. Sasaki ainda defende seus projetos. Atualmente, está engajado na concretização de um sonho antigo, de difundir o uso e o manuseio do bambu junto aos pequenos produtores rurais do Paraná, uma proposta que converge com todos os desafios de sustentabilidade que estamos vivenciando.
Diante dessa trajetória marcada pela luta por um mundo melhor, parabenizo a Assembleia Legislativa do Paraná pela iniciativa, Sr. Presidente, de conceder o título tão merecido a esse cidadão que escolheu o nosso estado e o nosso país, inclusive, para viver e cultivar seus sonhos.
Sobretudo, minhas homenagens ao querido amigo Pe. Sasaki como exemplo de perseverança, fé e trabalho em favor das pessoas e do nosso planeta.
Requeiro ainda, Sr. Presidente, que seja enviada cópia do presente ato, conforme dados anexos.
Obrigado.