Pronunciamento de Dr. Hiran em 06/06/2023
Pela ordem durante a 62ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Pela ordem sobre o Requerimento (RQS) n° 555, de 2023, que "Requer seja inserida em ata moção de apoio ao Reino do Marrocos."
- Autor
- Dr. Hiran (PP - Progressistas/RR)
- Nome completo: Hiran Manuel Gonçalves da Silva
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Pela ordem
- Resumo por assunto
-
Relações Internacionais:
- Pela ordem sobre o Requerimento (RQS) n° 555, de 2023, que "Requer seja inserida em ata moção de apoio ao Reino do Marrocos."
- Publicação
- Publicação no DSF de 07/06/2023 - Página 40
- Assunto
- Soberania, Defesa Nacional e Ordem Pública > Relações Internacionais
- Matérias referenciadas
- Indexação
-
- REQUERIMENTO, VOTO DE SOLIDARIEDADE, APOIO, PAIS ESTRANGEIRO, MARROCOS, BUSCA, SOLUÇÃO, CONFLITO, REGIÃO ARIDA.
O SR. DR. HIRAN (Bloco Parlamentar Unidos pelo Brasil/PP - RR. Pela ordem.) – Eu queria só justificar e agradecer aos nossos pares que aprovaram esta moção.
Justificar que o Brasil e o Marrocos vêm desenvolvendo, num espírito de confiança e respeito mútuo, uma parceria estratégica multifacetada. Essa parceria se baseia nos valores de tolerância e de abertura, que os dois países têm em comum, assim como o compartilhamento da mesma visão sobre oportunidades e desafios no mundo contemporâneo.
Nessa perspectiva, os dois países dispõem de um grande potencial de cooperação em várias áreas, principalmente a segurança alimentar. Além do mais, Brasil e Marrocos implementaram, nos últimos anos, um marco jurídico que abrange vários setores: como a facilitação de investimentos, a defesa, a não dupla tributação, a cooperação aduaneira, a transição digital, o treinamento profissional, a pesquisa científica, entre outros.
Esse ambiente de confiança que existe, tão afortunadamente, entre os dois países se fortalecerá ainda mais com um apoio mais expressivo do Brasil dentro do Conselho de Segurança das Nações Unidas aos esforços sérios e confiáveis que o Marrocos vem fazendo em busca de uma solução política consensual e pacífica ao conflito regional do Saara.
Eu quero agradecer aqui os nossos 28 Senadores que aprovaram esta moção de apoio ao Reino do Marrocos.
Muito obrigado, Presidente; muito obrigado, Sras. e Srs. Senadores.