Pela ordem durante a 65ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro da queimada no Canadá de área equivalente a 10 milhões de campos de futebol e da ausência de questionamento de liderança mundial, ao contrário do que ocorre em queimadas menores no Brasil.

Autor
Marcio Bittar (UNIÃO - União Brasil/AC)
Nome completo: Marcio Miguel Bittar
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
Assuntos Internacionais, Meio Ambiente:
  • Registro da queimada no Canadá de área equivalente a 10 milhões de campos de futebol e da ausência de questionamento de liderança mundial, ao contrário do que ocorre em queimadas menores no Brasil.
Publicação
Publicação no DSF de 14/06/2023 - Página 86
Assuntos
Outros > Assuntos Internacionais
Meio Ambiente
Indexação
  • REGISTRO, QUANTIDADE, AREA, QUEIMADA, PAIS ESTRANGEIRO, CANADA, AUSENCIA, QUESTIONAMENTO, LIDERANÇA, AMBITO INTERNACIONAL, DIFERENÇA, SITUAÇÃO, BRASIL.

    O SR. MARCIO BITTAR (Bloco Parlamentar União Cristã/UNIÃO - AC. Pela ordem.) – É apenas para fazer um registro.

    O que acontece hoje, nesses dias, no Canadá, não merece, da minha parte, nenhum tipo de fala que não seja a da preocupação. Eu trago aqui a este Plenário, Líder do Governo, Senador Jaques Wagner, Eduardo Braga, que vejo aqui agora, Governador do Amazonas, Senador da República... Hoje, no Canadá, a área queimada soma mais de 4 milhões de hectares, Sr. Presidente, são mais de 10 milhões de campos de futebol, meu querido parceiro, acriano como eu, Senador Alan Rick. Eles, que gostam tanto de sempre codificar o que acontece na Amazônia em campos de futebol, pois bem, já queimaram, até o dia de hoje, 10 milhões de campos de futebol. Mais de 20 mil pessoas já foram evacuadas e 111 milhões de americanos já foram afetados pela má qualidade do ar. As cidades de Washington e Nova York estão entre as mais afetadas.

    Eu digo isso, Presidente, não é para ficar fazendo nenhum tipo de comparação ou mesmo aproveitando este momento para devolver uma crítica, mas eu trago essa informação apenas para demonstrar, mais uma vez, ao Parlamento brasileiro, àqueles que nos assistem, como essa questão das queimadas no planeta não é assunto que pertence, exclusivamente, à Amazônia brasileira.

    Aquele país se mete muito a financiar ONGs – inclusive muitas delas atuam na Amazônia –, ao mesmo tempo, não consegue evitar o fogo no Canadá, país de origem de muitos desses recursos. Eu trago essa lembrança para demonstrar, mais uma vez, como o assunto é muito mais sério do que o debate ideológico que se instala sobre o tema. E, também, há muitas pessoas falando desse assunto como se fosse uma profissão de fé.

    Para terminar, Sr. Presidente, na Amazônia brasileira, se o planeta e o Brasil, do Sul e do Sudeste, querem diminuir as queimadas, então nós temos que nos preocupar com mais de um milhão de pequenos produtores que existem, que vivem na Amazônia brasileira, que, herdando do índio a cultura do roçado e da queima, sem ter escala, sem ter condições de mecanizar a sua terra, utilizam desse mecanismo, ainda, para queimar o seu roçado.

    No mais, Sr. Presidente, é apenas uma – eu diria – boa provocação e uma lembrança de como nós não devemos aceitar a interferência descabida de fora do Brasil aqui dentro, transformando a Amazônia – no linguajar e na vontade de muitos que já se pronunciaram fora do Brasil – num território em que o Brasil teria uma relativa autonomia.

    Quero terminar afirmando: o fogo que acontece no Canadá agora... eu não vejo nenhuma liderança do mundo se levantar para questionar a soberania do Canadá sobre o seu território, que arde em fogo neste momento.

    Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 14/06/2023 - Página 86