Discurso durante a 66ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Voto de aplauso à Igreja Evangélica Assembleia de Deus pela comemoração de seus 112 anos de fundação e registro dos 75 anos da Sociedade Bíblica do Brasil (SBB).

Autor
Zequinha Marinho (PODEMOS - Podemos/PA)
Nome completo: José da Cruz Marinho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
Religião:
  • Voto de aplauso à Igreja Evangélica Assembleia de Deus pela comemoração de seus 112 anos de fundação e registro dos 75 anos da Sociedade Bíblica do Brasil (SBB).
Publicação
Publicação no DSF de 15/06/2023 - Página 20
Assunto
Outros > Religião
Indexação
  • SOLICITAÇÃO, INSERÇÃO, VOTO DE APLAUSO, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, IGREJA EVANGELICA, ESTADO DO PARA (PA).
  • REGISTRO, REALIZAÇÃO, SESSÃO SOLENE, COMEMORAÇÃO, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, SOCIEDADE, BIBLIA, BRASIL.

    O SR. ZEQUINHA MARINHO (Bloco Parlamentar Juntos pelo Brasil/PODEMOS - PA. Para discursar.) – Muito obrigado, Presidente.

    Nesta tarde, eu gostaria de trazer aqui um requerimento de voto de aplauso à Assembleia de Deus – Igreja Evangélica Assembleia de Deus no Brasil –, pelos seus 112 anos de fundação, lá em Belém do Pará.

    Dessa forma, Sr. Presidente, requeiro, nos termos do art. 222 do Regimento Interno do Senado Federal, a inserção na ata de voto de aplauso à Assembleia de Deus, pelas comemorações dos seus 112 anos de fundação. Requeiro ainda que seja enviada a cópia do presente voto, conforme dados anexos, ao Pastor Samuel Câmara, ao Pastor Gilberto Marques, ao Pastor Fernando Viana, ao Pastor Possidônio Martins Reis e a tantos outros líderes da Assembleia de Deus no Estado do Pará.

    Chegou o dia de celebrar mais um ano da nossa Igreja Assembleia de Deus. Próximo domingo, dia 18 de junho, a Assembleia de Deus completa 112 anos. Um trabalho iniciado por missionários suecos, porém vindo da América direto para o Estado do Pará, obedecendo, meu caro Senador Marcos Rogério, a uma visão e a uma determinação divina. Uma coisa incrível! Só mesmo um projeto de Deus... Do ponto de vista humano, era completamente fora de possibilidade de ter sucesso, mas Deus sabe o que faz e como faz, e de repente a gente não entende num primeiro momento.

    Eles chegaram sem falar português, com muita dificuldade, mas, como foram enviados pela Igreja Batista americana, se aproximaram do pastor batista em Belém, que lhes deu o porão da igreja para ficarem lá. E ali nasceu, germinou, digo melhor, essa semente; semente que cresceu, tornou-se uma grande árvore, que tomou conta do Brasil e de grande parte dos países no mundo todo. Feliz, porque neste fim de semana estaremos na capital do estado para participar das festividades que certamente vão ocorrer, principalmente lideradas pelo Pastor Samuel Câmara, que é o pastor da igreja mãe, lá na 14 de março, no centro de Belém.

    Sexta-feira à noite, grande culto, certamente, lá no espaço do Centenário, grande centro de eventos; sábado pela manhã, a reconstituição de tudo que aconteceu em 1910, tudo aquilo, todo mundo trajado a rigor, com a roupa de época, para que se possa trazer de volta aquele sentimento de heroísmo na obra missionária. Assim tem acontecido e vai se repetir neste fim de semana.

    Portanto, minha saudação, saudação a todos os membros da Assembleia de Deus no Estado do Pará, a todos os nossos líderes, ao Pastor Gilberto Marques de Souza, Presidente da Comieadepa, grande convenção; ao Pastor Samuel Câmara e todos os pastores, Ronaldo Figueiredo, que preside a Convenção Estadual da Igreja Mãe; os ministérios de Madureira, convenção do norte do estado, Pastor Fernando Viana; convenção do sul do estado, Pastor Ibanes; saudações também a outro grande ministério da Assembleia de Deus, que é o ministério de Anápolis, tanto da região norte, Pastor Jerônimo Filho, assim como da região sul, Pastor Lucas de Andrade; cumprimentar de maneira muito especial a convenção Ciadseta, liderada pelo Pastor Possidônio Martins Reis, que também tem uma idade bem avançada, quase igual a nossa convenção Comieadepa, porque lá nos idos de 1950 já começou o seu trabalho, atendendo o sul do Pará, o norte do Mato Grosso, o norte de Goiás e o sul do Maranhão. Hoje são várias convenções que se desmembraram da convenção mãe do Serviço de Evangelização dos Rios Tocantins e Araguaia (Seta).

    Parabéns a todos os membros, a todas as gerações que de lá vieram até aqui pregando, ministrando, adorando, sofrendo, superando desafios, mas sempre na presença de Deus, orando, jejuando, vencendo adversidades, perseguições, enfim, tudo isso ficou para trás, para que a gente pudesse agora celebrar com alegria por tão grandes coisas que Deus tem feito através das assembleias de Deus, nascendo lá no Estado do Pará, na capital, em Belém.

    Hoje aqui no Auditório Petrônio Portela, celebramos um grande culto de adoração e de ação de graças por esse aniversário. Tivemos a presença de um grande número de convenções ou representante de convenções, principalmente de Madureira, com o Bispo Samuel Ferreira, o Bispo Abner Ferreira e tantas outras lideranças que vieram aqui prestigiar, representando a CGADB, nossa convenção geral, o Pastor Ronaldo Fonseca e outros mais. E assim tanta gente para agradecer a Deus por estes 112 anos.

    Quero ainda aproveitar este momento para dizer que, semana que vem, segunda-feira, dia 19, nós estaremos aqui, neste Plenário, recebendo uma multidão de lideranças de todo o Brasil para fazermos aqui uma grande sessão solene onde vamos comemorar, também, os 75 anos da Sociedade Bíblica do Brasil (SBB).

    Todo mundo que conhece a Escritura Sagrada sabe da importância de se ter uma casa que publique a palavra. A SBB, como a chamamos, tem sido esse instrumento de Deus não só para a igreja brasileira, mas para o mundo, do Brasil para o resto do mundo, com uma literatura que é um verdadeiro instrumento de transformação, que é o Evangelho, o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê.

    Portanto, encerro aqui, Presidente, o meu pronunciamento dizendo a V. Exa. que esse requerimento vai chegar em boas mãos para celebrar, com muita alegria, essa grande festa do próximo final de semana.

    Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 15/06/2023 - Página 20