Pela ordem durante a 66ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Comunicação sobre a alteração do "rating"do Brasil pela S & P para positivo.

Autor
Randolfe Rodrigues (REDE - Rede Sustentabilidade/AP)
Nome completo: Randolph Frederich Rodrigues Alves
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
Economia e Desenvolvimento:
  • Comunicação sobre a alteração do "rating"do Brasil pela S & P para positivo.
Publicação
Publicação no DSF de 15/06/2023 - Página 32
Assunto
Economia e Desenvolvimento
Indexação
  • COMENTARIO, NOTICIARIO, ALTERAÇÃO, CATEGORIA, BRASIL, GRUPO, INDICE, BOLSA DE VALORES, PAIS ESTRANGEIRO.

    O SR. RANDOLFE RODRIGUES (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/REDE - AP. Pela ordem.) – Presidente, rapidamente, é só para trazer uma notícia para o Plenário.

    A S&P acabou de revisar o rating do Brasil, o rating soberano do Brasil, para positivo. Isso é uma fundamental notícia para a economia brasileira e para o nosso país e só aponta que o Brasil está indo para o caminho certo da reconstrução e da credibilidade internacional. Na semana que vem, com a aprovação do novo arcabouço fiscal, apresentado aqui pelo Senador Omar Aziz, nosso querido colega, nós tendemos a avançar ainda mais com isso.

    Veja que o que a S&P acaba de indicar é o que os dados da economia têm apontado no último semestre: queda da inflação; crescimento do Produto Interno Bruto do último trimestre, sendo o terceiro do planeta, 1,8%; controle do desemprego; e projeção de queda dos juros futuros.

    Então, esse cenário se consolida agora com o reconhecimento de uma das principais consultorias internacionais sobre o rating soberano de nosso país. E o Senado dará, semana que vem, uma enorme contribuição para reafirmar isso, com a aprovação do novo arcabouço fiscal, sob a relatoria do meu colega Omar Aziz.

    Eu acho que é permitido, Presidente, interromper o debate, para serem dadas notícias boas. É com muita efusividade que presto esta notícia, consciente de que nós estamos no caminho certo da reconstrução nacional.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 15/06/2023 - Página 32