Pronunciamento de Romário em 21/06/2023
Presidência durante a 74ª Sessão Especial, no Senado Federal
Encerramento da Sessão Especial destinada a celebrar e dar visibilidade ao Dia Mundial de Conscientização e Dia Nacional de Luta Contra a Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA).
- Autor
- Romário (PL - Partido Liberal/RJ)
- Nome completo: Romario de Souza Faria
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Presidência
- Resumo por assunto
-
Data Comemorativa,
Saúde:
- Encerramento da Sessão Especial destinada a celebrar e dar visibilidade ao Dia Mundial de Conscientização e Dia Nacional de Luta Contra a Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA).
- Publicação
- Publicação no DSF de 22/06/2023 - Página 20
- Assuntos
- Honorífico > Data Comemorativa
- Política Social > Saúde
- Matérias referenciadas
- Indexação
-
- ENCERRAMENTO, SESSÃO ESPECIAL, CELEBRAÇÃO, DIA INTERNACIONAL, CONSCIENTIZAÇÃO, ESCLEROSE LATERAL AMIOTROFICA (ELA), Dia Nacional de Luta Contra a Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA).
O SR. PRESIDENTE (Romário. Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - RJ) – Muito bem, Senador!
Parabéns pelas palavras!
Nós temos aqui representantes do Governo Federal e eu gostaria que esses representantes levassem para os seus superiores tudo aquilo que foi colocado aqui pelos nossos expositores, pelo Senador Flávio Arns, porque todos nós sabemos da urgência e da importância de pautas, realmente, positivas e efetivas em relação às doenças raras do nosso país e, especificamente, hoje, à ELA.
Eventos como esses são importantes, porque trazem a realidade principalmente dos pacientes e de seus familiares. O Jorge é um exemplo. Quando eu o conheci, ele não tinha a ELA, ou melhor, pelo menos, a princípio, e, hoje, está nessa cadeira de rodas, um guerreiro, sobrevivendo aí com toda a sua força, com toda a sua fé, com toda a sua garra. E, assim, serve para os outros dois que estão presentes, que são o Ricardo e a Mônica.
Eu acredito que as políticas públicas que nós temos hoje no Brasil ainda estão bem longe, realmente – ideal nunca teremos –, estão bem longe do que a gente realmente precisa e do que realmente é necessário.
Mas eu quero aqui me colocar, mais uma vez, à disposição de vocês e dizer que essa luta é nossa. E, em relação a mim, vocês podem continuar contando comigo.
Eu tenho uma frase muito típica que eu levo para a vida: Eu sou da paz, mas, na guerra, eu funciono também.
Então, vocês podem continuar contando com o meu gabinete. Aqui tem representantes do meu gabinete que estão sempre em contato com vocês, que são a Loni – cadê ela? A Loni. Tem o Wester, meu Chefe de Gabinete. Tem o Flávio, enfim.
A gente tem aqui grandes Senadores. Praticamente, como diz o nosso Senador Flávio Arns, todos são sensíveis a essas causas.
Então, vocês podem continuar contando com o Senado Federal, que a gente vai continuar nessa briga para que vocês tenham, com certeza, uma melhora de qualidade de vida.
Muito obrigado a todos aqui pela presença.
Chegamos ao final desta sessão especial, que, como foi colocado por todos aqueles que dela participaram, é uma data realmente interessante. A gente aqui celebra e dá visibilidade ao Dia Mundial de Conscientização e ao Dia Nacional de Luta contra a Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA).
E muito obrigado a todos vocês que participaram, direta ou indiretamente.
Temos aqui mais um convidado, o Bruno Ornelas, Subsecretário da Casa Civil da Representação de Minas Gerais em Brasília. Muito obrigado pela presença.
E a todos vocês que participaram...
Outro participante do meu gabinete, Dr. Vicente, que agora que eu vi aqui.
A todos vocês que participaram aqui desta sessão, neste dia especial, eu quero dizer que é sempre um prazer, uma honra poder recebê-los aqui no Senado.
Muito obrigado por tudo.
Fiquem com Deus!
Um grande dia para todos. (Palmas.)
Está encerrada a sessão.