Fala da Presidência durante a 77ª Sessão Especial, no Senado Federal

Abertura da Sessão Especial destinada a comemorar os 50 anos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa.

Autor
Jaques Wagner (PT - Partido dos Trabalhadores/BA)
Nome completo: Jaques Wagner
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
Agropecuária e Abastecimento { Agricultura , Pecuária , Aquicultura , Pesca }, Data Comemorativa:
  • Abertura da Sessão Especial destinada a comemorar os 50 anos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa.
Publicação
Publicação no DSF de 27/06/2023 - Página 7
Assuntos
Economia e Desenvolvimento > Agropecuária e Abastecimento { Agricultura , Pecuária , Aquicultura , Pesca }
Honorífico > Data Comemorativa
Matérias referenciadas
Indexação
  • ABERTURA, SESSÃO ESPECIAL, CELEBRAÇÃO, CINQUENTENARIO, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, EMPRESA BRASILEIRA DE PESQUISA AGROPECUARIA (EMBRAPA).

    O SR. PRESIDENTE (Jaques Wagner. Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - BA. Fala da Presidência.) – Declaro aberta esta sessão.

    Sob a proteção de Deus, iniciamos nossos trabalhos.

    A presente sessão especial foi convocada em atendimento ao Requerimento nº 317, de 2023, de autoria desta Presidência e de outros Senadores, aprovado pelo Plenário do Senado Federal.

    A sessão é destinada a comemorar os 50 anos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

    Este Presidente informa que compõem esta mesa da sessão as seguintes autoridades: o Senador Izalci Lucas, Senador pelo Distrito Federal; a Sra. Silvia Fonseca Massruhá...

    Acertei?

    A SRA. SILVIA FONSECA MASSRUHÁ  – Acertou.

    O SR. PRESIDENTE (Jaques Wagner. Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - BA) – ... Presidente da Embrapa.

    E é bom assinalar que essa empresa, ao comemorar seus 50 anos, tem, pela primeira vez na sua história, uma mulher a presidi-la, além de outras duas diretoras, todas da casa e todas integrando essa direção. (Palmas.)

    Meus parabéns!

    Não que a gente seja dispensável, tá? (Risos.)

    O Sr. Luiz Antonio Rodrigues, Presidente do Conselho Fiscal da Embrapa; e o Sr. Marcus Vinicius Vidal, Presidente do Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário (Sinpaf).

    Neste momento, convido a todos para, em posição de respeito, acompanharmos o Hino Nacional, que será executado através de um vídeo preparado pela própria Embrapa.

(Procede-se à execução do Hino Nacional.) (Palmas.)

    O SR. PRESIDENTE (Jaques Wagner. Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - BA. Para discursar - Presidente.) – Eu quero citar aqui algumas autoridades presentes nesta sessão: o Embaixador de Cabo Verde, Sr. José Pedro Máximo Chantre D'Oliveira; a Embaixada da Guatemala, através do Sr. Arturo Romeo Duarte Ortíz; o Embaixador da Jordânia, Sr. Maen Masadeh; membros do corpo diplomático do Chile, Equador, Espanha, Estados Unidos, França e Suécia; o Diretor-Geral do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural e Conselheiro da Embrapa, Sr. Daniel Carrara; o Diretor Vice-Presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal, Sr. Paulo Nicholas de Freitas Nunes; a Diretora-Executiva de Negócios da Embrapa, Sra. Ana Margarida Castro Euler; o Diretor-Executivo de Pesquisa e Inovação e Diretor-Executivo de Governança e Gestão em Exercício da Embrapa, Sr. Clenio Nailto Pillon; a Diretora-Executiva de Pessoas, Serviços e Finanças da Embrapa, Sra. Selma Lúcia Lira Beltrão; e o Diretor-Executivo da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Sr. Lenildo Dias de Morais.

    Eu acho que é dispensável, mas só nesta abertura eu queria agradecer a numerosa presença de todos. Imagino que muitos são funcionários e admiradores do trabalho da Embrapa. E eu quero dizer que para mim, como brasileiro, aos 72 anos de idade, é motivo de muito orgulho, já tendo sido Governador do Estado da Bahia, um estado que, territorialmente, é o quinto maior da nação, ter uma empresa como a que vocês ou presidem ou integram. A Embrapa hoje é produto de exportação do Brasil. E eu gosto sempre de dizer que as empresas, privadas ou públicas ou estatais, na verdade, se incumbem realmente de expandir a visão do mundo sobre um país.

    Eu digo sempre, quando se fala de Alemanha, talvez venha logo à cabeça a marca Volkswagen; se eu falar dos Estados Unidos, talvez venha logo à cabeça a IBM; e assim por diante várias empresas se incumbem de exportar o seu país, porque cada empresa é a síntese da inteligência daquele povo, da sua organização, de como desbravar terrenos como aqueles que vocês fazem diariamente, repito, e que causa inveja a muitos países.

    Eu, como Governador, visitei muitos países e sei o quão era, é e continuará sendo importante, para o desenvolvimento brasileiro, particularmente na área da agricultura, da pecuária, o trabalho de todos os funcionários e dirigentes da Embrapa. Então agradeço a presença de todos.

    Quero dizer que o Ministro da Agricultura, a quem a Embrapa é vinculada, não pôde estar conosco, exatamente, porque hoje nós temos a visita do Presidente da Argentina. Eu imagino que haja uma série de encontros provavelmente sobre o tema de agricultura também, e o Ministro, que também é Senador desta Casa, não pôde estar aqui. E o Ministro Paulo Teixeira, do Desenvolvimento Agrário – eu ainda estou aguardando sua chegada –, está numa outra missão aqui na Câmara dos Deputados, mas, logo se libere, deverá estar aqui conosco.

    Eu vou então convidar agora os oradores inscritos... Ah não, desculpem-me. Primeiro, vamos assistir a um vídeo institucional da empresa.

(Procede-se à exibição de vídeo.) (Palmas.)

    O SR. PRESIDENTE (Jaques Wagner. Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - BA) – Parabéns pela inspiração e pelo vídeo!

    Eu concedo agora a palavra ao Exmo. Senador Izalci Lucas, Senador pelo Distrito Federal, para fazer uso da palavra.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 27/06/2023 - Página 7