Discurso durante a 77ª Sessão Especial, no Senado Federal

Sessão Especial destinada a comemorar os 50 anos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa.

Autor
Izalci Lucas (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/DF)
Nome completo: Izalci Lucas Ferreira
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
Agropecuária e Abastecimento { Agricultura , Pecuária , Aquicultura , Pesca }, Data Comemorativa:
  • Sessão Especial destinada a comemorar os 50 anos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa.
Publicação
Publicação no DSF de 27/06/2023 - Página 8
Assuntos
Economia e Desenvolvimento > Agropecuária e Abastecimento { Agricultura , Pecuária , Aquicultura , Pesca }
Honorífico > Data Comemorativa
Matérias referenciadas
Indexação
  • SESSÃO ESPECIAL, CELEBRAÇÃO, CINQUENTENARIO, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, EMPRESA BRASILEIRA DE PESQUISA AGROPECUARIA (EMBRAPA), ELOGIO, IMPORTANCIA, TRABALHO, EMPRESA.

    O SR. IZALCI LUCAS (Bloco Parlamentar Juntos pelo Brasil/PSDB - DF. Para discursar.) – Bom dia a todos e a todas!

    Convido aqui a nossa Senadora Damares a ocupar o meu lugar, porque eu estou viajando agora para São Paulo. Mas, antes de mais nada, Senador Jaques Wagner, quero parabenizar V. Exa. pela iniciativa. A Embrapa, para nós, é um patrimônio e deveria ser já o patrimônio da humanidade, não é? É com muito orgulho que a gente vem aqui. Eu tinha essa viagem marcada já há algum tempo, mas eu não poderia deixar de passar aqui para falar um pouquinho da Embrapa.

    Quero cumprimentar agora a nossa nova Presidente, Silvia; o Presidente do Conselho Fiscal, Luiz Antonio; o Presidente do Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário, Marcus Vinicius. Quero cumprimentar o meu amigo, de anos e anos, Eliseu, que foi um dos grandes responsáveis pela criação e pela manutenção do padrão de qualidade da Embrapa; a sua esposa, Heloísa, também amiga antiga na área de educação – sempre atuamos juntos, e ela é uma das culpadas de eu estar aqui, não é, Heloísa? Quero cumprimentar cada um de vocês, que nos orgulham muito, os servidores da Embrapa; a nossa querida Cynthia, que é muito competente aqui na assessoria parlamentar.

    Gente, eu fico assim... O Brasil tem muitos problemas por não reconhecer o óbvio, não é? A Embrapa é uma coisa tão óbvia que a gente precisava apoiar, e não só em homenagens. É lógico que 50 anos a gente tem que registrar, mas a demonstração de apoio mesmo é quando você coloca o que é necessário, que são os recursos. Não se faz nenhuma pesquisa, nenhum desenvolvimento se não houver recurso – ninguém vive de discurso. E a gente fala muito aqui na área de educação, ciência, tecnologia, que tem muito apoio de discurso, mas na hora mesmo do vamos ver... E eu fico feliz e tenho certeza de que o nosso Presidente Jaques Wagner contribuiu muito com isto: a retirada, do texto do arcabouço, da área de ciência e tecnologia, da área de educação, do Fundeb, sem falar do Fundo Constitucional do DF – tem muitos aqui que são aqui do Distrito Federal –, porque a gente teria problemas sérios aí com relação a tudo isso.

    Nós vamos fazer... Este ano, eu estou na Comissão Mista do Orçamento, e eu quero fazer novamente uma audiência pública lá na Comissão Mista de Orçamento, que trata dos recursos, para a gente falar sobre a Embrapa. A gente fica imaginando... Eu cheguei aqui em 1970, eu estou com... Aliás, eu achei que eu era um pouquinho mais velho do que a Embrapa, mas já faz uma diferença maior. Participei muito, acompanhei muito, porque Brasília tem esse privilégio de ter a Embrapa aqui, todos os setores. E a gente teve o privilégio de acompanhar tanto lá na Ponte Alta, quanto aqui na Asa Norte, quanto lá também na Fazenda Sucupira. Eu tive o privilégio de duas vezes ser Secretário de Ciência e Tecnologia, e a Embrapa sempre foi uma parceira. E eu fico assim... O nosso agro é tão importante, não é?

    A maior frente do Congresso Nacional é a FPA, do agronegócio, e as pessoas não colocam, realmente, a Embrapa como prioridade. Toda vez é um sacrifício aqui para aprovar o orçamento, para aprovar uma emenda, não é? Salvamos uma emenda agora que eu coloquei, que quase nós perdemos no último minuto, mas conseguimos salvar, através da Sudeco, lá para a Embrapa. Mas a gente tem que acompanhar desde agora. Nós vamos votar agora o PPA, importantíssimo; vamos votar agora a LDO; e depois, lá na frente, nós vamos votar a LOA.

    Então, eu quero dizer para vocês que, além do reconhecimento do trabalho, da competência, da importância da Embrapa para o Brasil, a gente precisa demonstrar isso com orçamento e respeitar a Embrapa. Quanta luta fizemos aqui, até mesmo para a construção do Minha Casa, Minha Vida, na Embrapa Cerrados. Foi uma luta que fizemos aqui para não deixar que ocupassem o espaço de 30 anos, 40 anos desenvolvendo ali em Planaltina, e o pessoal querendo fazer o Minha Casa, Minha Vida exatamente no lugar da Embrapa, umas coisas assim que, de vez em quando, a gente tem que pensar e defender.

    Mas eu quero dizer para vocês que eu só vim aqui reafirmar o meu compromisso com a Embrapa. Espero que a gente possa fazer na CMO agora uma grande audiência para vocês demonstrarem o óbvio, que é a importância da Embrapa para o país.

    Não poderia deixar também de saudar aqui o meu grande amigo e companheiro durante muito tempo, o Alysson Paolinelli – não é, Eliseu? –, que, junto, foi responsável por tudo isso.

    Essa experiência da Embrapa de mandar os jovens para o exterior, mais de 2 mil jovens foram os que realmente estudaram, fizeram o curso de doutorado e pós-graduado, vieram para cá e fizeram a Embrapa que é hoje. Nós tínhamos que fazer isso em todas as áreas. Agora tem a Embrapii. Vamos ver se a gente vai no mesmo caminho.

    Mas quero lhe agradecer, Wagner, mais uma vez, e parabenizá-lo por essa iniciativa. A gente conseguiu – e o Governo apoiou agora – restabelecer os recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, que agora não pode mais contingenciar recurso dessa área, e eu tenho certeza de que a Embrapa também vai ter o reconhecimento no nosso PPA e na LDO.

    Então, parabéns, Embrapa! Que a gente tenha mais 50, mais 50 e muitas vezes 50 de comemoração da Embrapa! Um beijo no coração de todos. (Palmas.)


Este texto não substitui o publicado no DSF de 27/06/2023 - Página 8