Discurso durante a 77ª Sessão Especial, no Senado Federal

Sessão Especial destinada a comemorar os 50 anos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa.

Autor
Wellington Fagundes (PL - Partido Liberal/MT)
Nome completo: Wellington Antonio Fagundes
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
Agropecuária e Abastecimento { Agricultura , Pecuária , Aquicultura , Pesca }, Data Comemorativa:
  • Sessão Especial destinada a comemorar os 50 anos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa.
Publicação
Publicação no DSF de 27/06/2023 - Página 18
Assuntos
Economia e Desenvolvimento > Agropecuária e Abastecimento { Agricultura , Pecuária , Aquicultura , Pesca }
Honorífico > Data Comemorativa
Matérias referenciadas
Indexação
  • SESSÃO ESPECIAL, CELEBRAÇÃO, CINQUENTENARIO, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, EMPRESA BRASILEIRA DE PESQUISA AGROPECUARIA (EMBRAPA), COMENTARIO, PRODUÇÃO AGRICOLA, ESTADO DE MATO GROSSO (MT), APOIO, EMPRESA.

    O SR. WELLINGTON FAGUNDES (Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - MT. Para discursar. Por videoconferência.) – Sr. Presidente, como médico veterinário eu não poderia deixar de participar desta sessão tão importante para o Brasil. Se somos hoje o maior produtor das commodities agrícolas, da proteína animal, com certeza a Embrapa teve um papel preponderante. E aí, Sr. Presidente, eu preciso começar aqui falando do Brasil, principalmente por ser do Mato Grosso. O Brasil está colhendo uma safra recorde este ano: são aproximadamente 320 milhões de toneladas. É o que coloca o país entre os mais eficientes quando se trata de produção no campo. E muito desse resultado está diretamente ligado à nossa Embrapa. Não há como não relacionar o desenvolvimento de pesquisas, a inovação de novas tecnologias, o compromisso com a sustentabilidade, hoje presentes na agricultura e pecuária brasileira, sem levar em consideração o papel da nossa Embrapa. Tudo isso é feito com muita tecnologia, e continuaremos avançando no sentido de sermos um dos maiores produtores de alimentos do mundo graças ao papel da nossa Embrapa e ao compromisso dos nossos produtores rurais com o desenvolvimento do nosso país.

    Há 50 anos não poderíamos imaginar que chegaríamos a ter esse papel no mundo. Quando da criação da Embrapa, pouco se falava em agricultura de precisão, em agricultura de baixo carbono e em tantas tecnologias que hoje estão presentes no campo e que foram desenvolvidas por esses profissionais que dedicaram todo o seu conhecimento e experiência para melhorar o resultado obtido no campo.

    E aqui precisamos homenagear, sim, Alysson Paolinelli, que é o patrono da nossa produção no campo. E eu quero também aqui lembrar, em memória do nosso companheiro, o Senador Jonas Pinheiro, um grande profissional, também médico veterinário, que trabalhou muito com Alysson Paolinelli e também – ele, Jonas Pinheiro – trabalhou muito como Deputado Federal, como Senador, e principalmente fez com que os produtores, através de vários programas de financiamento, pudessem então ter condições de se capitalizarem e de hoje terem essa produção magnífica.

    Em Mato Grosso esse papel também foi fundamental. Por isso é que eu quero lembrar que o nosso estado hoje é o maior exportador do Brasil. Conseguimos agora ultrapassar a produção de soja da Argentina.

    Então, olha só, no nosso estado apenas, já produzimos mais que a Argentina como um todo, e tudo isso, claro, a Embrapa foi extremamente preponderante aqui no nosso estado.

    Eu quero dizer que o próximo desafio, Sr. Presidente, é dar segurança alimentar para a população mundial, sem contribuir com as mudanças climáticas e, nesse sentido, claro... contribuindo com as mudanças climáticas e, nesse sentido, a Embrapa já atua no desenvolvimento de pesquisas e novas tecnologia.

    Quero aqui dar os meus parabéns a todos os pesquisadores e colaboradores da Embrapa de um modo geral. E aí eu quero falar, na pessoa da nossa Presidente da Embrapa Silvia Maria – não da nossa Presidente da Embrapa agora atual, claro, estou aqui me equivocando –, mas eu quero aqui parabenizar, na pessoa da Silvia Maria Fonseca Silveira Massruhá, todos os profissionais da Embrapa e também, na pessoa da Dra. Laurimar, que é a nossa Diretora Chefe–Geral da Embrapa Agrossilvipastoril de Sinop. Aqui no Mato Grosso, Sr. Presidente, claro, a gente precisa agradecer a muitos profissionais que estão aqui de forma estratégica garantindo essa nossa produção.

    Claro, tenho que registrar também que a Embrapa precisa de mais profissionais para estar no seu desenvolvimento e aí não só de mais profissionais, precisamos também, como já foi falado aqui pelo Ministro, adequar um orçamento justo para que a Embrapa possa também desenvolver todo esse trabalho num mundo inovador.

    O que a gente tem hoje de notícias – conversando com pesquisadores, conversando com os cientistas – é que a tecnologia, nesses próximos cinco anos, representará o que foi 200 anos para trás. Portanto, precisamos de muito investimento para que a Embrapa continue avançando e sendo a solução principalmente no campo. Dizer que hoje nós temos a safrinha produzindo mais do que a safrona é algo inimaginável, e tudo isso foi em função da pesquisa que a Embrapa desenvolveu.

    Parabéns ao nosso Presidente, a todos os Senadores e a todos aqueles que estão à frente deste evento extremamente importante.

    Muito obrigado. (Palmas.)


Este texto não substitui o publicado no DSF de 27/06/2023 - Página 18