Pronunciamento de Damares Alves em 26/06/2023
Discurso durante a 77ª Sessão Especial, no Senado Federal
Sessão Especial destinada a comemorar os 50 anos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa.
- Autor
- Damares Alves (REPUBLICANOS - REPUBLICANOS/DF)
- Nome completo: Damares Regina Alves
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
Agropecuária e Abastecimento { Agricultura , Pecuária , Aquicultura , Pesca },
Data Comemorativa:
- Sessão Especial destinada a comemorar os 50 anos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa.
- Publicação
- Publicação no DSF de 27/06/2023 - Página 20
- Assuntos
- Economia e Desenvolvimento > Agropecuária e Abastecimento { Agricultura , Pecuária , Aquicultura , Pesca }
- Honorífico > Data Comemorativa
- Matérias referenciadas
- Indexação
-
- SESSÃO ESPECIAL, CELEBRAÇÃO, CINQUENTENARIO, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, EMPRESA BRASILEIRA DE PESQUISA AGROPECUARIA (EMBRAPA), ELOGIO, EMPRESA, TRABALHADOR, PESQUISA, IMPORTANCIA, APOIO, INDEPENDENCIA, MULHER.
A SRA. DAMARES ALVES (Bloco Parlamentar PSD/Republicanos/REPUBLICANOS - DF. Para discursar.) – Sr. Presidente, Senador Jaques Wagner, parabéns pela autoria do requerimento desta merecida e justa homenagem à Embrapa. Cumprimento a mesa, todos os demais, Ministro, cumprimento os demais da Embrapa na pessoa da Dra. Silvia, que alegria conhecê-la.
Esta é uma Casa muito formal, mas eu gostaria de trazer um pouco de informalidade ao meu discurso. E queria fazer começando desta forma: olhem esta mesa, quando vocês poderiam imaginar Jaques Wagner, Paulo Teixeira e Damares na mesma mesa? É isso o que a Embrapa faz. Era uma coisa improvável pensar nisso anos atrás, mas a Embrapa nos une. A Embrapa une o Brasil em torno de uma meta: alimentar o nosso povo. E a Embrapa é isto: nos seus 50 anos, seja qual for o governo, a Embrapa tem esse papel de estar unindo a nação em busca de um objetivo tão extraordinário.
Parabéns, Embrapa! Parabéns! Quero continuar na mesa com vocês, lutando pela Embrapa.
O meu amor por essa empresa, ele se passa em quatro estações diferentes da minha vida. Primeiro, muito jovem, trabalhando com mulheres do campo, a gente via o carro da Embrapa passar, a gente via os servidores com crachá chegando até nós, as mulheres do campo, lá no interior do Nordeste, e a gente ouvia falar que essa empresa faria uma revolução no agro brasileiro e que não deixaria ninguém para trás. E, 40 anos depois, aquela militante lá do campo está aqui, sentada à mesa, vendo a história dos 50 anos. E vocês cumpriram a meta: vocês fizeram uma revolução no agro e vocês não deixaram ninguém para trás, nem os povos tradicionais. E eu sonhava com a Embrapa, porque muitos jovens no meu país sonham em trabalhar na Embrapa.
E aí eu quero trazer um pouco de calor para isso aqui, agora. Quero dizer para o Brasil que os cientistas e técnicos da Embrapa, os pesquisadores, eles não ficam trancados numa sala com seus jalecos, eles tiram seus jalecos e eles vão para o campo. Eles ficam dias longe de suas famílias e colocam sua saúde em risco. E eu precisava falar disso, porque muita gente vê a Embrapa como uma empresa com todo mundo trancado no laboratório, pesquisando. Não, a interação de vocês com o povo lá na ponta tem feito os jovens sonharem em trabalhar na Embrapa, vocês têm inspirado uma multidão, especialmente na região ribeirinha. Eles são picados por mosquito, eles têm malária, eles ficam doente, mas eles estão lá.
E aqui eu quero destacar o papel de vocês na pandemia. Presidente, a Embrapa não parou um dia durante a pandemia, não interrompeu um projeto, um programa, inclusive cientistas colocando suas vidas em risco. Que Deus abençoe vocês que fazem a Embrapa. O Brasil ama todos vocês! Obrigada por tudo o que vocês estão fazendo. (Palmas.)
Depois eu tenho uma segunda fase com a Embrapa: eu vou morar em São Carlos, e todo mundo que mora em São Carlos é apaixonado pela Embrapa, não é, Cynthia Cury? E aqui eu quero cumprimentar o nosso ex-Presidente, Dr. Silvio, que também é da Embrapa.
A terceira fase do meu amor com a Embrapa veio aqui no Congresso Nacional quando eu fui assessora jurídica por 20 anos. E aí, Presidente, eu quero dizer que tem a outra mão nessa relação Congresso-Embrapa, não é só o orçamento. Quantas vezes eu busquei os técnicos da Embrapa para nos ajudar com pareceres, para a gente discutir legislação aqui? Quantas vezes vocês nos deram o norte para discutir a legislação? Obrigada a todos vocês por todas as vezes em que a gente bateu na porta... E, agora, como Senadora, vou continuar batendo na porta.
Por último, meu grande amor com a Embrapa se concretiza quando eu fui Ministra da Mulher. Mas a Ministra da Mulher e a Embrapa... Gente, vocês não têm ideia do que a Embrapa fez comigo para proteger mulheres no Brasil. A Embrapa entende, assim como nós entendemos, que tirar a mulher do ciclo de violência muitas vezes é dar autonomia financeira para ela, e, com os programas e projetos que vocês desenvolvem, fortalecendo a mulher no campo, capacitando a mulher no campo, ajudando essa mulher no campo, vocês estão tirando milhares de mulheres de um ciclo de violência. A Embrapa é, sim, uma empresa que cuida de mulheres. A Embrapa é, sim, uma empresa que está lá no sistema de garantia de direitos humanos, porque nos ajuda a proteger direitos humanos no campo.
Agora eu estou numa nova fase de amor com a Embrapa. Agora eu vou trabalhar com orçamento, viu, Ministro Paulo Teixeira? Seu discurso está gravado, e o senhor vai poder contar com um exército aqui dentro.
Parabéns, Embrapa! Que Deus abençoe todos vocês que fizeram essa empresa ser o orgulho do Brasil. Que Deus abençoe a família de cada servidor, cada técnico, cada um que está ali construindo a Embrapa Brasil.
E, Dra. Silvia, que orgulho! É muito orgulho ter uma mulher presidindo essa empresa que é orgulho do Brasil. Que Deus lhe abençoe neste momento. Que Deus abençoe todos vocês da Embrapa. Que viva a Embrapa. Que Deus abençoe. (Palmas.)